Go to Top

Reflexões sobre Tecnologia e Redes Sociais – Sílvio Meira

Sílvio Meira é um dos pensadores mais renomados na área de tecnologia no Brasil. Há muitos anos acompanho suas entrevistas e palestras no Youtube, em especial a palestra no TEDx São Paulo.

Neste post, reuni alguns vídeos que considero fundamentais para quem deseja compreender a dinâmica da tecnologia e redes sociais de um ponto de vista mais humano. Sílvio Meira tem visões muito inspiradoras sobre como a internet pode revolucionar a educação e as formas de trabalho. Ele tem opiniões muito diretas sobre como os atuais modelos de educação e trabalho estão ultrapassados.

A melhor descrição do Sílvio Meira encontrei no site ComCiência em uma ótima entrevista sobre o Porto Digital.

“Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital de Recife há dez anos, Silvio Meira é um entusiasmado pelo seu trabalho. Além de professor titular de engenharia de software do Centro de Informática da universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), ele é presidente do Conselho Gestor do Porto Digital em Recife. É também membro de vários conselhos e comissões na área de tecnologia da informação, colunista e comentarista em rádio e jornal, blogueiro e batuqueiro de maracatu.”

Veja a seleção de vídeos que fiz. Descobri que ao comentar no Youtube e incluir o tempo de vídeo é criado um link para o trecho do vídeo do comentário.

O que pode a tecnologia ? – Café filosófico com Silvio Meira e Viviane Mosé

(19:30) “Melhor esforço… A grande ideia da internet é que ela é imperfeita… Modo beta… significa que não está pronto… Não venha exigir coisas que não posso entregar… Tecnologia é o domínio da possibilidade.”

(33:00) “Criatividade em rede: É a capacidade de combinar e reorganizar informação e conceitos para criar novos entendimentos e sistemas conceituais.”

TEDx São Paulo 2009

HSM Entrevista Silvio Meira: O uso das redes sociais ainda é ingênuo no Brasil

(1:10) “Quero ver você na sua baia e quero olhar e dizer ‘Que bonito! Tenho este andar inteiro alugado de pessoas que atravessaram São Paulo todinha, engarrafando a cidade só para vir para este local fazer o que poderiam fazer remotamente.'”
Excelente visão! Sílvio Meira não defende que todos trabalhem em casa, mas que tivessem locais de trabalho próximos de suas casas onde as pessoas pudessem trabalhar sem se deslocar tanto na cidade.

Entrevista com Marília Gabriela

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *