Go to Top

Vida Digital e Felicidade

Há muitos anos penso em escrever um livro, mas nunca havia tido aquele momento de inspiração para decidir sobre que assunto escrever. No final de 2013, passei algumas semanas em Salvador que é minha terra natal (Isso mesmo, sou um japonês baiano) e andando na praia de Jauá tive um insight sobre o tema do livro:

“Vida Digital e Felicidade”

Irei editar o livro no Google Docs, acompanhe o livro no link “Vida Digital e Felicidade“.

Sou apaixonado por novas formas de tecnologias digitais e também por desenvolvimento humano. Em 1984, Nicholas Negroponte fez uma palestra no primeiro TED onde ele faz 5 previsões incríveis sobre o futuro da tecnologia e educação.

Atuei durante 15 anos no marketing digital, porém percebi há alguns anos que o que realmente me deixa feliz é quando estou ministrando palestras ou dando aulas. Indo um pouco mais a fundo, acredito que:

“Quando ensinamos alguém temos uma grande oportunidade de
fazer a diferença na vida desta pessoa.”

Sabemos que nós buscamos a FELICIDADE, porém os inúmeros desafios e problemas da vida nos afastam desta busca. Lembrei de uma palestra de Roman Krznaric sobre “Uma nova visão do trabalho” e a frase que ele citou:

“Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam,
aí está a sua vocação.” Aristóteles

Acredito que meu maior talento seja a facilidade em “traduzir” a complexidade da vida digital em uma forma simples e divertida, porém de uma forma prática que pode ser aplicada no dia-a-dia das pessoas.

Uma das maiores necessidades dos dias de hoje é aprender como usar a tecnologia a seu favor. Por este motivo, muitos jovens estão ganhando espaço, enquanto pessoas com maior experiência não conseguem se adaptar às mudanças. Há necessidade de desaprender para reaprender.

“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não sabem aprender, desaprender, e reaprender.” Alvin Toffler

Meus amigos sempre falam que eu sempre estou disponível para ajudar os outros, porém levei muitos anos para compreender que posso “conectar os pontos” como diria Steve Jobs.

Tenho me envolvido muito com o tema FELICIDADE nos últimos meses e  acredito que minha VOCAÇÃO seja ajudar as pessoas a compreenderem como ter uma “vida digital” mais eficiente e, com isso, terem mais tempo e descobrirem novas oportunidades.

Assistam o vídeo que gravei no dia que tive o “insight” e escutem o podcast onde explico minhas ideias.

Se gostou o tema, comente e dê suas sugestões!

2 Responses to "Vida Digital e Felicidade"

  • RICARDO VIDIGAL DA SILVA
    3 de novembro de 2014 - 19:35 Reply

    Parabéns! Excelente ideia e projeto! Mais uma vez em sintonia eu tIve uma rubrica mensal num jornal loca, diário do sul,l de nome , exatamente , VIDA NO DIGITAL!. igualmente recordo momentos únicos, com grandes amigos, prof. Heitor Pereira e outros, não muito longe desse local, Praia do Forte, perto de Salvador da Baia, quando de um Congresso da SBGC.

  • MYRIAN ISABEL SAIS BORGES LASTE Laste
    31 de julho de 2015 - 15:10 Reply

    Acredito que a tecnologia pode e dever ser aliada na educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *