Já havia ouvido falar do modelo de gestão adotado pela Zappos, mas confesso que somente agora decidi pesquisar sobre o tema. Conversando com a Diana Pádua – especialista em Marketing Digital e RD Station – ela comentou que fez um curso de holocracia e decidi ir mais a fundo. Selecionei um conteúdo bem legal, principalmente este texto do site http://www.holacraciabrasil.com.
Vamos convesar sobre este tema?
A Holacracia (Holocracia ou Holacracy) é uma tecnologia social (ou um sistema de governança organizacional) onde a autoridade e a tomada de decisão são distribuídas em uma holarquia de grupos auto-organizados.
Estrutura organizacional flexível
Grande parte das organizações definem a sua estrutura – distribuição de poder, papéis e alocação de pessoas – de forma top-down. O problema desta abordagem é que as pessoas que possuim as informações necessárias para definir a estrutura adequada estão na linha de frente (ou na base da pirâmide hierárquica). A Holacracia define um processo de governança que permite aos círculos (times) alterarem a sua estrutura de forma progressiva e contínua.
Novo formato de reuniões
A Holacracia define duas reuniões – a tática e a de governança. Nestes encontros, os parceiros da organização têm a oportunidade de processar tensões, isto é, remover o que está lhes impedindo de realizar um bom trabalho. As reuniões possuem um formato que valoriza a objetividade, e ao mesmo tempo, dá voz a cada indivíduo. Além disso, todos estes encontros são presididos por um facilitador que garante que o processo esteja sendo seguido.
Mais autonomia para os times e indivíduos
Em um sistema de gestão tradicional, o detentor do poder normalmente delega uma responsabilidade a um subordinado. No entanto, o responsabilizado (accountable) pelo resultado da decisão delegada continua sendo o gestor que delegou em primeiro lugar. Na Holacracia, quem desempenha um papel é responsável e responsabilizado pelas decisões. Os círculos (times) controlam, executam e medem todo o trabalho pelo qual são responsáveis.
Processo único de tomada de decisão
Ao contrário do que a maioria pensa, as organizações que praticam Holacracia não sofrem com paralisia de análise e com discussões infinitas, pois grande parte das decisões são tomadas de forma autocrática pelos parceiros que preenchem os papéis. Para as decisões de governança – isto é, alteração de papéis, responsabilidades e círculos – o Processo Integrativo de Tomada de Decisão é utilizado.
Quer conhecer mais sobre a Holacracia? Veja:
- Um infogŕafico explicativo;
- A Constituição em português;
- O Glossário de termos e elementos do sistema.
Vídeos sobre Holocracia
O que é Holocracia
Estes dois vídeos são em inglês, mas com ótimas ilustrações para explicar o conceito de holocracia.
Depoimento de colaboradora da Zappos
A Zappos já fez história sendo o local no qual dois de seus clientes casaram. Agora, inovando ainda mais, ela aplica um conceito totalmente diferente e inovador de gestão, a holocracia.
Quando 14% dos seus funcionários decidem deixar voluntariamente a sua empresa de uma vez, a maioria das organizações apertariam o botão de pânico. Mas para a Zappos, um e-commerce de calçados e moda de rápido crescimento, o 30 de abril de 2015 representou um ultimato para que os colaboradores optassem por abraçar uma mudança organizacional maciça, chamada “holocracia”, ou por receber um dividendo atrativo e deixar a empresa . 210 funcionários escolheram partir.
A mudança mais recente que a Zappos tem lutado para implementar, ao longo dos últimos três anos, é a sua mudança para uma estrutura organizacional chamada holocracia. Inicialmente concebida pelo auto-descrito ”CEO em recuperação” Brian Robertson, a holocracia é um sistema de autoridade distribuída – um conjunto de “regras do jogo ” que colocam o empoderamento como núcleo da organização.
Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/holocracia-zappos-modelo/
Referências:
- http://projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-holocracia