O que é BNI? Networking!

Você deve ter pesquisado no Google sobre Networking e BNI para chegar até este post. Este post é uma estratégia de Marketing de Conteúdo que também é uma forma de networking.

Visitem meu site de palestrante:


O BNI – Business Network International – é uma organização presente em mais de 40 países com mais de 5 mil grupos de negócios. Chegou ao Brasil em 2009 e participei do grupo número 1. Cada grupo tem em média de 30 a 50 que se encontram semanalmente para gerar referências de negócios.

Participei do BNI durante 3 anos como Konfide Marketing Digital (atualmente, meu projeto de Marketing Digital é a Elementa). Como mudei de área de negócios saí do BNI, mas planejo retornar com o ORIGAMI.

O princípio básico do BNI é a publicidade boca-a-boca que é a forma mais efetiva de geração de negócios. Parece um paradoxo ler este artigo no site de uma empresa especializada em Marketing no Google? Leia e descubra como o BNI poderá se tornar o maior “cliente” de sua empresa.

Fundamentos do BNI – Conhecimento e Confiança

O BNI tem como fundamento básico a conquista da CONFIANÇA, sendo que cada grupo possui apenas UMA EMPRESA de cada segmento. Este é o grande diferencial do BNI com relação a outros grupos de negócios. O objetivo principal não é vender produtos/serviços diretamente para os membros do grupo, mas sim, buscar potenciais clientes na rede de contatos de cada membro do gupo. A lógica é simples: Se uma empresa atua com Apresentações poderá receber indicações de potenciais clientes através das indicações de outros membros.

Parece um ato simples, mas uma indicação assertiva tem dois fatores essenciais: Conhecimento Confiança. Mas como o membro que faz uma referência de negócio adquire o conhecimento e a confiança necessárias para uma boa indicação?

A cada reunião, cada membro transmite mais conhecimento para o grupo sobre o seu negócio. Com o tempo, os outros membros começam a indicar com maior frequência, pois vão adquirindo mais conhecimento sobre os produtos/serviços. A confiança aumenta na medida que o contato pessoal aumenta.

Em cada grupo do BNI, pode ter apenas uma empresa em cada área de negócio.

Como funcionam as reuniões

“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito.” (Aristóteles)

As reuniões são semanais de 7h às 8h30 da manhã. Parece cedo? Sim, mas no BNI dizemos que “Enquanto a concorrência dorme, nós geramos negócios”. O fato de ser cedo permite conciliar as agendas de todos e criar o compromisso da presença do membro. Nestas reuniões, cada membro apresenta sucintamente o seu negócio ou um novo projeto, e pede referências de negócios de forma ativa. Veja um exemplo típico:

“Eu ajudo as pessoas a se apresentarem com mais eficiência e fazer apresentações visuais de alto impacto, principalmente usando o Prezi. Ministro cursos abertos e in company. A SBAP também cria apresentações. Cases de sucesso: Treinamento para CNI – Confederação Nacional das Indústrias em Brasília e apresentação da Beauty Fair 2015. Procuro referências de profissionais de RH responsáveis por treinamento.”

Após a apresentação de todos os membros, cada membro irá apresentar referências de negócios (caso tenha). Este é o ponto alto da reunião, pois é onde os negócios nascem. Veja como é uma indicação típica:

“Hoje tenho uma referência para empresa X. Tenho um contato da área de comunicação interna da empresa Y. Já enviei um e-mail e liguei informando que vocês irão ligar.”

A referência é passada através de uma ficha específica para esta finalidade.

– Data
– Para/De
– Referência
– Comentários
– Celular de contato
– Dei seu cartão de contato
– Disse-lhe que vai telefona
– Temperatura

Curva da confiança

Para uma pessoa fazer referências de negócios é necessário adquirir primeiro a CONFIANÇA na pessoa que será indicada. A curva de confiança é uma relação de TEMPO. Quem indica tem a preocupação em proteger sua REPUTAÇÃO, pois uma indicação mal-feita que gere insatisfação do cliente irá prejudicar a imagem de quem indicou. A foto abaixo ilustra que o importante é reduzir o TEMPO necessário para o nível de confiaça ser suficiente para ser feita uma referência. Este é o grande diferencial do BNI! Os encontros semanais geram aumentam a confiança entre as pessoas pelo próprio aumento do conhecimento sobre os negócios de cada membro, mas – muito mais importante – criam-se laços de amizades entre as pessoas. A solidão do empreendedor, é trocada por uma ambiente de troca de experiências de negócios e de vida.

Jornada Ikigai – Em busca do propósito de vida

Atualmente tenho mais de 20 MIL CONEXÕES no Linkedin, 20 anos de experiência com Marketing Digital e ministro palestras de vários temas – Empreendedorismo, Inovação, Apresentações e Educação.

Acesse meu Linkedin –  https://www.linkedin.com/in/okabe

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Uma das minhas MISSÕES DE VIDA é ajudar outras pessoas a descobrirem seu IKIGAI que é a razão de viver, segundo os japoneses.

Fazer NETWORKING quando você faz algo que ama é mais fácil porque as pessoas percebem o BRILHO NOS OLHOS. Meu IKIGAI é o ORIGAMI!!!

Quer descobrir o que é IKIGAI? Clique na imagem abaixo!

16 Comments

Somos uma organizacao social designada : Olima- Neguma significa cultivar com saude. Quer dizer tudo o que cultivamos temos que saber confeccionar.
A associacao pretende alargar mais extencoes de terra mais nao temos condicoes . Pedimos financiamento ao BNI nao temo resposta. O que faremos.

Visite um grupo e depois poderá conversar para esclarecer dúvidas. As regras essenciais é que sua área de negócios não pode concorrer com empresas já existentes no grupo que visitou.

Olá Wagner
Procure um grupo na sua região e peça para ir visitar.
Vamos conversar, pois tenho um amplo networking.
Abraços,
MarcioOkabe.com

Olá Clayton
Sim, sugiro ir visitar um grupo do BNI. Se quiser entrar em contato comigo, posso te ajudar com outras estratégias de networking.
Abraços,
MarcioOkabe.com.br
11 99480-1777

Olá! Tudo bem?
Não conheço nenhum grupo de BNI no Maranhão. Como faço para saber se existe? Se não existe, como faço para criar um aqui na minha cidade?

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