Liderança Ikigai – Como usar o propósito e significado para alta performance

Vivemos uma das maiores transições da humanidade e, apesar dos desafios impostos pela pandemia do COVID-19, acredito que vivemos um dos períodos de maior abundância do planeta Terra. A transformação digital que vivemos levou bilhões de pessoas para o universo digital e as conexões se ampliaram de tal forma que o mundo se tornou a Aldeia Global prevista por Marshall McLuhan.

Os antigos modelos de negócios estão cedendo espaço para novos modelos e, assim como em outros momentos como a revolução industrial ou da informação, vivemos um período de conflitos como toda mudança.

O capitalismo nos levou a inovações jamais imaginadas há algumas décadas atrás, principalmente a internet e a mobilidade. Porém, ainda tem como base modelos centralizados, hierárquicos e como foco no lucro com as pessoas – em grande parte das empresas – sendo vistas como engrenagens de uma grande máquina.

O mundo VUCA agora teve uma “evolução” e se tornou o mundo BANI.

mundo BANI

Propósito e Significado

As pessoas não estão mais motivadas apenas pelo salário, elas buscam trabalhos que tenham significado. As empresas buscam por pessoas que tenham brilho nos olhos e sabem que para atraírem estas pessoas é necessário criar um ambiente que estimule a CONFIANÇA para que os TALENTOS possam ser colocados em prática.

Os sete níveis da consciência pessoal por Richard Barrett trazem uma visão de como a busca por trabalhos que colaborem para um mundo melhor são uma tendência do crescimento pessoal.

  1. Sobrevivência – Sentir-se segura e protegida no mundo.
  2. Relacionamentos – Ter um sentimento de amor e pertencimento.
  3. Autoestima – Ter um sentimento de valor pessoal.
  4. Transformação – Tornar-se mais daquilo que realmente é por meio da liberação do seu ser autêntico e alinhando seu ego com sua alma.
  5. Coesão interna – Encontrar significado em sua vida alinhando-se com sua paixão e propósito e criando uma visão para o futuro
  6. Fazer a diferença – Efetivar seu senso de propósito cooperando com outros para benefício mútuo e realização.
  7. Serviço – Dedicar sua vida ao serviço sem interesse próprio seguindo sua paixão ou propósito e visão.

Como ter alta performance?

Todas empresas e pessoas buscam alta performance, porém o desafio que todos temos é conseguir realizar o que precisa ser feito dentro do TEMPO que temos disponível e ser devidamente remunerado(a).

Para ter alta performance é preciso ter um alto grau de motivação e o melhor estado para isso é conseguir atuar dentro do FLOW (estado de fluxo). O FLOW é quando temos um bom equilíbrio entre desafio e habilidades.

O que é IKIGAI?

Já imaginou trabalhar em algo que AMA e, ao mesmo tempo ajudar o mundo a ser um lugar melhor? Ser um trabalho que você faz muito bem e com tanta facilidade que é uma vocação natural? E, por tudo isso, faz com tanta paixão que executa com maestria e nem percebe o tempo passar sendo muito bem remunerado porque as pessoas reconhecem seu talento?

Ikigai é a integração de sua paixão, missão, vocação e profissão e, segundo os japoneses, é a razão de viver e levantar todas as manhãs. É fazer com alegria, gentileza e cuidado todo que deve ser feito a cada dia.

Como ser um líder ikigai?

Liderança é ajudar a inspirar o melhor de cada pessoa e do seu time.

“No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna.

O líder IKIGAI – além de estar na busca do seu IKIGAI – cria um ambiente para que os colaboradores possam descobrir suas paixões e talentos para que possam colocar suas vocações em prol do coletivo.

A liderança IKIGAI ajuda a formar um time de pessoas que colaboram entre si para que cada pessoa possa expressar seus talentos e, com isso, formar uma organização humanizada de alta performance.

Sobre Marcio Okabe

Marcio Okabe é youtuber, influencer e mentor de mindset, propósito e empreendedorismo digital. Palestrante especializado em temas como neuromarketing, surfando nas ondas da mudança, educação maker e liderança ikigai. Um dos maiores divulgadores do IKIGAI no Brasil (Ikigai é a razão de viver segundo os japoneses). Descobriu seu IKIGAI no origami. Se apresenta como origamista por paixão, educador (maker) por missão e palestrante por vocação. Ama conectar pessoas através das suas histórias.