Dia 18/Janeiro/2023 é o dia que completarei 20 anos de casamento. Como eu estava me sentindo no dia 18/Janeiro/2003? Lógico que estava com um mix de emoções, nervoso é claro, mas muito feliz em celebrar com amigos e parentes um momento tão importante.
Casamento no sítio para casamentos Espaço Natureza em Mairiporã. As crianças presentes hoje são adultos, muitos solteiros hoje são casados e algumas pessoas já se foram e deixaram saudades. O TEMPO é algo que não podemos guardar e nem investir, devemos saber USAR COM SABEDORIA.
Lembro da palestra da Ana Cláudia Arantes que cita a enfermeira australiana – Bronnie Ware – que escreveu um livro sobre os 5 grandes arrependimentos das pessoas no momento da morte:
1. Queria ter aproveitado a vida do meu jeito e não da forma que os outros queriam
2. Queria não ter trabalhado tanto
3. Queria ter falado mais sobre meus sentimentos
4. Não queria ter perdido contato com meus amigos
5. Queria ter me permitido ser feliz
Refletindo sobre o TEMPO e os ARREPENDIMENTOS percebo que a maioria das pessoas não consegue ser AUTÊNTICOS e passamos a vida trabalhando muito para fazer o que os outros dizem ser o melhor caminho. Perdemos contatos com amigos(as) e para “sermos fortes” não mostramos nossos sentimentos. Vinculamos nossa FELICIDADE a algo ou alguém e não percebemos que para ser verdadeiramente FELIZ basta SERMOS NÓS MESMOS.
Bodas de cerâmica – 20 anos de casamento
Bodas de porcelana é o nome dado para a comemoração dos 20 (vinte) anos de casamento.
De acordo com a cultura popular, uma das principais interpretações associadas a porcelana é a resistência, referindo-se ao fato do casamento manter-se intacto mesmo após duas décadas.
A porcelana é um tipo de cerâmica bastante delicada, sendo preciso muito cuidado para que não quebre.
Em comparação com o casamento, a porcelana simboliza o zelo e a atenção que o casal manteve ao longos dos 20 anos. Representa a responsabilidade do casal por ajudar a manter a união do matrimônio.
Fonte: www.significados.com.br/bodas-de-porcelana
A jornada de um casamento não é uma rodovia sem buracos, muito pelo contrário, é uma estrada com muitas imperfeições. O casamento é como fazer uma viagem de aventuras. Podemos planejar e SONHAR com tudo de bom que pode acontecer, mas em uma viagem também acontece imprevistos. Alguns leves e outros mais graves que, não raramente, levam os amigos a se desentenderem. Muitos desistem de continuar a viagem juntos porque descobrem que não se conheciam como imaginavam. Outros, apesar dos desentendimentos conseguem seguir viagem porque aprendem a aceitar os outros e, principalmente, perceber o que precisa mudar em si mesmo para que a viagem seja mais leve.
O que fazer se a cerâmica quebrar?
Kintsugi (金 kin = ouro | 継ぎ tsugi = emenda), significa literalmente “emendar com ouro” e é uma técnica de restauração de cerâmicas e porcelanas que utiliza laca ou cola misturadas com pó de ouro, prata ou platina.
Essa filosofia japonesa de valorizar as imperfeições da vida e aprender a consertar os erros e transformá-los em aprendizado e FORÇA é a metáfora perfeita para as bodas de 20 anos de casamento que são as bodas de cerâmica. Encontrei uma ideia de criar um PRESENTE que é a EXPERIÊNCIA de consertar cerâmicas JUNTOS. Tomei a liberdade de fazer uma versão no canal Jornada Ikigai.
Casamento e constelações familiares
O casamento é o encontro de duas almas que também une das famílias e suas histórias. Segundo as constelações familiares, os problemas e dores que surgem nas famílias surgem devido a pessoas que foram excluídas, desrespeitadas e que não foram ouvidas. Portanto, o casamento pode ser a maior fonte de aprendizado que podemos ter, não apenas pela relação do casal, mas pela relação com os filhos. Ao cuidar dos filhos(as) conseguimos perceber em nós os mesmos padrões que a gente não gostava em nossos pais.
Constelações familiares
Fonte: http://www.arkamatra.com.br/index.php/artigos/parceiros/176-celebracao-de-casamento-com-base-nas-constelacoes-familiares
Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que é Constelação Familiar. Não é uma terapia nem um método. É um serviço à vida, pois beneficia a pacificação dos relacionamentos – conosco mesmos e com as pessoas com quem estamos envolvidos. De maneira especial, nos reconcilia com nossa família, com nossas origens e com nosso destino. O facilitador, munido de um conjunto de conhecimentos aplicados, permite ao cliente descobrir dinâmicas ocultas que podem estar direcionando seus sentimentos, atitudes e decisões, de forma inconsciente.
Kintsugi – Valorizando as imperfeições da vida
Fiz uma seleção de vídeos sobre Kintsugi.