TOMAR BOAS DECISÕES é uma virtude, mas nem sempre é fácil, pois como diferenciar decisões do EGO e da ALMA?
Quando decidi seguir a carreira como origamista, eu me inspirei na frase:
“Descubra algo que faria de graça o resto da vida e, depois, dê um jeito de ganhar dinheiro.”Deepak Chopra
Neste final de semana (1/2/Fev/2025) fui participar do Ritual de Lava Pés na Oca da Tribo Xamã e fiz a minha décima consagração da ayahuasca. Eu estava tranquilo e, como sempre, a cerimônia foi maravilhosa. A “força” da ayahuasca se manifesta em mim através da DANÇA e lá eu posso “dançar como se ninguém estivesse olhando”.
É como uma meditação profunda em movimento e no momento da segunda roda de rapé (Ver Minha primeira experiência com ayahuasca) fiquei com receio de vir a PEIA que é o processo de limpeza, mas veio em forma de CHORO ao lembrar das pessoas da minha família, meu pai, minha mãe, meus irmãos, minhas ex-esposa e meus filhos. Eu percebi como eu tento controlar algumas coisas, ao invés de ACEITAR. Depois que passou esta “limpeza espiritual” voltei a bailar e me veio na mente a palavra LIBERTAR e comecei a falar o nome de cada pessoa da minha família e completar “EU TE LIBERTO”. Até que me veio um pensamento “Faltou UMA PESSOA!” e eu falei:
– Marcio, eu TE LIBERTO!!!
O que aconteceu a seguir foi como um “DOWNLOAD” de uma nova carreira para eu assumir e veio quase como uma voz na minha mente “Marcio, você é um FOTÓGRAFO”.
Lembrei que na minha PRIMEIRA consagração da ayahuasca em Março/2023 onde me veio a resposta para pergunta “Quem sou eu” e a resposta foi:
Sou um contador de histórias que ajuda as outras pessoas a contar suas histórias
E aí, foi como ter tirado os VÉUS DA ILUSÃO que todos temos e vi com CLAREZA que EU SOU um FOTÓGRAFO e VIDEOMAKER que ajuda as pessoas a contarem suas histórias através de fotos e vídeos. Em Salvador, gravei uma breve história da minha mãe e do origami.
O ORIGAMI se tornou meu IKIGAI e ele já faz parte da Oca da Tribo Xamã.
Fotografia na Unicamp
Também lembrei que na Unicamp eu era o FOTOGRAFO da turma, pois eu tinha uma Canon AE-1 e na época não era todo mundo que tinha uma máquina fotográfica profissional.
Durante a faculdade, eu fiz um curso EXTRA-CURRICULAR de fotografia no Instituto de Artes e fui um dos responsáveis pelo laboratório de fotografia preto e branco da faculdade de engenharia elétrica.
A foto abaixo do Ciclo Básico em 1990 está publicada no Wikipedia.
Fotografia como caminho para o autoconhecimento
Já imaginou usar a fotografia como caminho para o autoconhecimento? Foi isso que a Marô Camargo e a Sandra Bacchi fizeram no início da pandemia em 2020 e idealizaram o curso Transforme seu Olhar através da Fotografia e Inteligência Emocional que foi incrível como pode conferir com a apresentação final.
Fotografia Afetiva
Quando o ritual terminou e tomamos um café ainda eram 5h e ainda estava escuro. Comecei a esboçar um MAPA MENTAL para meu novo negócio com FOTOGRAFIA. Coloquei no centro do mapa mental a palavra-chave FOTOGRAFIA AFETIVA e, ao pesquisar no Google encontrei o site da Aline Lelles que tem o site FotografiaAfetiva.com.br que achei bem legal.
Como eu disse, veio o DOWNLOAD COMPLETO e já criei até um POSICIONAMENTO ÚNICO que é ser o ÚNICO FOTÓGRAFO que usa o ORIGAMI como forma de CONECTAR FAMÍLIAS E ETERNIZAR MOMENTOS ÚNICOS.
No ritual, veio uma família com duas filhas e a Helena – 7 anos – adorou fazer aulas de origami e pediu para eu ensinar a ROSA DE ORIGAMI. E aí, contei como foi o meu aprendizado com a AYAHUASCA neste final de semana e, aproveitando que estavam reunidos e tirei a foto abaixo. Porém, eu fiz um pedido SIMPLES “Podem olhar para vocês, ao invés de olhar para a câmera?”.
O resultado está abaixo e hoje senti A FORÇA da ayahuasca como uma MÃE NOS ENSINANDO… ACOLHENDO nossas dores com gentileza e nos colocando na DIREÇÃO para a qual nascemos.
Agora tenho dois IKIGAIS: ORIGAMI E FOTOGRAFIA
Para completar o post, achei esta entrevista sensacional com Sebastião Salgado.