Quem sou eu? Eu sou Deus e nós somos um!

You are currently viewing Quem sou eu? Eu sou Deus e nós somos um!

Quem sou eu é uma das perguntas mais importantes da nossa vida, mas a maioria das pessoas passa a vida inteira sem realmente procurar a resposta da forma correta.

O filme “Matrix“, apesar de mostrar um futuro distópico (visão de um futuro opressivo, assustador, por oposição à utopia), retrata grande parte do nosso PRESENTE.

Criamos ILUSÕES como DINHEIRO, EMPREGO e COMPETIÇÃO. A busca de uma carreira de sucesso e um bom emprego nos levou a responder a pergunta “Quem eu sou?” desta forma:

Eu sou… MINHA PROFISSÃO

Em milhares de anos, formamos tribos e diferentes culturas como forma de criar as forças da comunidade. Yuval Harari no livro Sapiens (Uma breve história da humanidade) explica que a capacidade de contar histórias e mitos permitiu que o Homo Sapiens superasse todas as outras espécies. Ele conta que o DINHEIRO é a maios história de “CONFIANÇA” criada pelo homem, porém caímos na própria armadilha e perdemos a CONFIANÇA nas pessoas para “confiar” no dinheiro.

Um livro que AMO é o “Ilusões” do Richard Bach, mas a parte que mais gosto é a história inicial que fala de criaturas do rio que vivem agarradas nas pedras do fundo do rio. Uma singela história que fala de coragem de seguir intuição, ao invés de seguir REGRAS DA SOCIEDADE.

Meus insights da minha terceira participação no ritual Umbandaime

Eu nasci em Salvador em 1968 e, aos 19 anos fui fazer engenharia elétrica na Unicamp porque “Eu queria ser engenheiro”, pois era uma carreira promissora. Também posso dizer “Eu sou BAIANO” por nascer na Bahia, mas também “eu sou japonês” porque meus avós por parte de mãe e pai vieram do Japão.

Nesta terceira participação no ritual do Umbandaime na segunda sessão do rapé (medicina indígena que é uma mistura de tabaco e pó de cascas de árvores sagradas) foquei na minha mãe e me veio um INSIGHT que foi a imagem do primeiro origami que aprendi com ela que é o pássaro que bate asas.

De manhã, a Débora chegou com sua filha Cristal (9 anos) e como ela gosta de origami ela ficou super feliz em descobrir que sou professor de origami. Ensinei a ela o pássaro que bate asas e contei que foi o primeiro origami que aprendi com minha mãe quando tinha 6 anos.

No ritual passado, eu ainda estava saindo da “FORÇA” como é chamado do estado alterado de consciência proporcionado pela Ayahuasca e o Breno me encontrou e perguntou “Tio, e minha aula de avião de papel?”. Eu ministrei a aula de origami mais ZEN da minha vida completamente focado no momento presente e dando atenção plena para ele.

Aula de pássaro que bate asas de origami
Aula de avião de origami

Eu fiquei refletindo sobre as EXPERIÊNCIAS que as crianças vivem quando fazem ORIGAMI, seja comigo ou qualquer outro(a) origamista apaixonado por origami e a conclusão é que quando estas crianças tiverem 80 anos irão se lembrar destes momentos.

Este breve momento da aula de origami, em especial quando a criança termina o origami ou quando joga o avião bumerangue, não é possível descrever com palavras.

Por isso, escolhi uma frase que representa estes momentos de felicidade que o ORIGAMI proporciona.

O INSIGHT é que as crianças não buscam descobrir quem elas são, pois elas apenas SÃO!

Eu sou este momento de encontro de duas almas que criam um momento de conexão ÚNICA que nunca mais se repetirá.

Kairós é o tempo oportuno, que faz um acontecimento ser especial, memorável, não em seus números, mas em sua significância.

“Ichi go ichi e”: encontros são únicos e nunca se repetem

Filosofia japonesa

Se há uma ideia que todos podemos aprender a valorizar, é a ideia de dar toda a nossa atenção a Deus. Isso significa que devemos tratar as pessoas ao nosso redor com a dignidade e o respeito que merecem. Deus está dentro deles e dentro de nós.

Fonte: https://www.themindfulword.org/pt-br/2020/deus-esta-dentro-de-nos-toda-a-sabedoria-que-jamais-precisaremos/

Meu depoimento sobre o Umbandaime e Ayahuasca

Este post tem um comentário

  1. Luzia Olivia NUTRI

    Olá!
    Márcio,
    Gostei de conhecer o seu site, ele é muito interessante.
    Ótimas reflexões…..
    Abraços.

Deixe um comentário