Cidades em Transição – Transition Towns – é um movimento que propõe o protagonismo para as pessoas fortalecerem suas comunidades para criarem futuros desejáveis a partir de ações coletivas.
Conheci a Isabela Menezes em 2016 quando fiz a Fluxonomia 4D e AMEI sua palestra no evento O Poder da Colaboração.
Isabela é arquiteta e urbanista formada pela UFRJ e cursou Educação Gaia no Gaia Education. Hoje atua com o desenvolvimento de projetos de educação para sustentabilidade, responsabilidade social e desenvolvimento comunitário pela Oficina da Sustentabilidade É entusiasta e ativista do Movimento Mundial do Transition Towns, articuladora e facilitadora do HUB nacional do Transition Towns no Brasil e uma das iniciadoras do Movimento do Transition Towns na Granja Viana.MOSTRAR MENOS
O Movimento das Cidades em Transição | Transition Towns foi imaginado pelos ingleses Rob Hopkins, Sophie Banks e Naresh Giangrande, com o propósito de desenvolver competências comunitárias para que as cidades atuais transformem-se em cidades mais resilientes, regenerativas e sustentáveis. O movimento floresceu a partir da observação e do aprendizado através das necessidades e iniciativas orgânicas de cada lugar.
O foco da Transição é inspirar, encorajar, treinar, dar suporte e conectar comunidades na construção de uma vida melhor. Acreditamos na troca de experiências e na criatividade como sendo as bases para o fortalecimento de um sistema capaz de amenizar perdas diante das múltiplas crises que vêm se manifestando no planeta.
A Transição é uma revolução otimista, prática, resiliente e silenciosa, caminhando em direção ao futuro.
O Movimento, hoje, se manifesta como um conjunto de comunidades para reimaginar e recriar o nosso mundo.
Por que decidi entrar no movimento Transition Towns?
Decidi que chegou a hora de voltar para minha terra natal que é Salvador. Minha mãe AMA plantas e junto com meu pais eles cuidam de uma praça voluntariamente há mais de 20 anos.
Quero fortalecer o movimento Cidades em Transição em Salvador.