Todos sabem o que é uma “vaquinha” que são várias pessoas se unirem para arrecadar dinheiro para uma ideia. Quando fiz engenharia elétrica na Unicamp em 1988, na república onde morei a gente fazia muitas “vaquinhas” para fazer churrascos. Com a internet, o conceito da vaquinha cresceu e surgiu o CROWDFUNDING ou FINANCIAMENTO COLETIVO.
Crowdfunding é quando várias pessoas se identificam com o seu projeto ou ideia e resolvem apoiar financeiramente para que ele se realize.
Este vídeo é excelente para explicar o conceito.
Este vídeo explica de forma mais visual, porém está em inglês.
Crowdfunding como missão
Este vídeo da Benfeitoria.com que é uma das melhores platafomas de crowdfunding é muito didático.
Exemplos de campanhas
Pimp My Carroça
Campanha para ajudar a pintar as carroças e levar mais dignidade aos catadores de lixo.
Arrecadação Coletiva – Restaurante Sírio Talal
Talal é refugiado sírio e é engenheiro mecânico. Notem que o vídeo é simples, mas sincero e teve o apoio de alguém para tornar mais engajador. O tema dos refugiados está em alta o que provocou uma comoção maior e 807 pessoas ajudaram a arrecadar R$ 71 mil.
http://www.kickante.com.br/campanhas/restaurante-talal-cozinha-siria-0
Crowdfunding é um tipo de crowdsourcing
Ok, mas o que é crowdsourcing?
Plataformas de Crowdfunding no Brasil
O Catarse foi a primeira plataforma de crowdfunding no Brasil e a Kickante é uma das maiores. A principal diferença entre as duas é que a Catarse as campanhas são “tudo ou nada”, ou seja, só libera o dinheiro se a campanha atingir a meta da campanha, caso contrário o dinheiro é devolvido para os colaboradores. Na Kickante, você tem a opção de arrecadação parcial.
A Benfeitoria e a Juntos.com.vc