O poder do NÃO – Reflexões

Gravei um podcast para falar sobre “O Poder do NÃO”. A ideia é propor uma reflexão sobre o hábito das pessoas falarem SIM para outras pessoas quando na realidade querem falar “NÃO”.

Eu acredito que o NÃO reflete muitas questões pessoais: Ser uma pessoa boazinha, mostrar competência, orgullho, etc.

Achei o tema interessante e ao pesquisar no Google descobri um livro de William Ury que é especialista em mediação e tem uma palestra no TED “O caminho do NÃO para o SIM“.

Descobri que tem o livro “O Poder do NÃO Positivo” de William Ury. Vejam a resenha do Google Books.

“O poder do não positivo’ parte da premissa de que o principal problema por trás dos conflitos humanos destrutivos não é a falta de habilidade em chegar ao ‘sim’ nas respostas, mas a incapacidade de dizer um ‘não’ objetivo e ameno. Freqüentemente, não conseguimos dizer ‘não’ quando desejamos e sabemos ser necessário. Outras vezes ainda dizemos ‘não’ de uma forma que impede o acordo e destrói os relacionamentos mais importantes. Este livro fala da arte crucial de dizer um não positivo em todas as áreas da vida e ensina o leitor a impor e defender seus interesses com convicção.”

O professor do Gianini Ferreira fez um excelente resumo do livro

Ele comenta que existem três armadilhas que levam as pessoas a falar um NÃO pouco convincente:

  • CALAR – A pessoa não tem coragem de dizer não para o chefe, conjugê, etc.
  • CEDER – Queria dizer não, mas diz um SIM fraco. Como a história do Joãozinho que não quer sentar e a mãe o obriga a sentar.
  • COMBATE – A pessoa diz NÃO, mas agride as pessoas.

Adorei a parte que ele usa a árvore como metáfora para explicar que a técnica proposta por William Ury é usar o SIM > NÃO > SIM.

  • Primeiro SIM – Baseado em valores e nas suas raízes para mostrar sua opinião
  • NÃO – Tenha firmeza e coerência com seu NÃO. Ao dizer NÃO, olhe para pessoa, pratique o silêncio e fale o NÃO se preocupando com o outro. O tronco representa o NÃO.
  • Segundo SIM – Proponha uma alternativa ou solução. Os galhos representam as alternativas para ajudar o outro.

Gianini Ferreira – Professor e palestrante

Gostei MUITO do conteúdo e dos cursos do Professor Gianini Ferreira. Recomendo visitarem o site AtitudePositiva.com.br.

Referências:

 

Este post tem um comentário

  1. LUAN DOS SANTOS PINTO

    Excelente explicação,adorei o que foi explicado e falado,vou comprar o livro,porque as vezes não consigo dizer NÃO só SIM,espero que o livro mim ajude pensar um pouco antes de dizer um SIM e um NÃO!

Deixe um comentário