Dia 22/Junho participei do Pitch Day que fazia parte da semana de comemoração de 1 ano do Campus Google. Um dos jurados surpresas foi o Luciano Huck. Também conheci o Eduardo Adas da SOAP que fez a palestra sobre Elevator Pitch.
Como sempre, dei origamis de presente, inclusive para o próprio Luciano Huck que ganhou um origami especial que é o mini-Mestre Yoda feito com pinça. Espero ter a oportunidade de conversar com ele sobre meus projetos de educação maker e programação/robótica para crianças e jovens.
Vídeo com resumo do evento
Assistam o vídeo com as palestras de abertura e os pitches.
Luciano Huck
A palestra de abertura do Luciano Huck foi excelente. Ele contou várias histórias inspiradoras que todo empreendedor deveria conhecer. Fiquei bem feliz em ver seu empenho em ajudar o Brasil através da promoção da LIDERANÇA e do empreendedorismo.
Uma delas foi do Christopher Cassidy, astronauta da NASA desde 2004, que veio ao Rio de Janeiro pegar cartas de crianças de uma escola pública na Rocinha que escreveram uma carta para um astronauta. Uma das crianças não foi na escola neste dia e o Luciano Huck transformou levou ela pessoalmente para levar a carta ao Chris Cassady. O engraçado é que ele fez um spoiler, pois ainda não saiu no Caldeirão. Ele questionou o Chris Cassady sobre como é um processo seletivo para astronautas que recebem 18 mil candidatos e quais seriam os principais critérios para selecionar tão poucos candidatos. A resposta foi:
Liderança e trabalho em equipe
Outra história é de uma iniciativa na Índia para inspirar jovens em escolas, o LIFE.
LIFE (Leadership Initiative for Excellence) é uma plataforma para os jovens líderes para colaborar e idear – aprender com as histórias de pioneiros inspiradores da mudança social e tornar-se empenhados em mudanças, disruptivas e inovadores. LIFE é uma família de educadores, líderes globais de pensamento, acadêmicos, empresários, filósofos, cineastas e estudantes.
Fonte: http://life.tgelf.org
Ele destaca as 4 principais características que a LIFE procura em jovens.
- Identifique o borogodó (Carisma)
- Capacidade de implantação
- Ética
- Altruísmo
BOROGODÓ – “Atrativo pessoal irresistível” – é aquilo que não pode ser definido como beleza, charme, sensualidade ou sexualidade…em suma, aquele “plus” que não tem descrição definida, causa fisiológica ou razão de ser, mas que é indiscutivelmente algo que desperta o interesse de todos que estão à volta.
Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/borogod%C3%B3/
Ele apresentou um vídeo que ele recebeu no Whatsapp da cozinheira Helena Mary que acabou virando um quadro sobre ética no Caldeirão do Huck. Neste quadro, Luciano conversa com Michael Sandel – professor da Harvard e um dos maiores especialistas em ética do mundo.
Ele finaliza a palestra falando que o acidente que sofreu com a família e que o inspirou a pensar a vida de outra forma.
“Todo mundo tem uma história para compartilhar, mas as pessoas não estão ouvindo”
Luciano destaca que se não ficarmos atentos, o universo dos nossos filhos pode se limitar ao Minecraft, ao Fidget Spinner e Shoppings aos finais de semana.
“Eu espero poder medir meu sucesso pelo impacto que eu tive na vida das pessoas, mas o maior aprendizado vem da vida das outras pessoas na minha vida.”
Ele finaliza afirmando que acredita que os novos empreendedores irão criar negócios com impacto social.
Sites de referência:
- http://gshow.globo.com/Bastidores/noticia/2016/06/luciano-huck-recebe-filosofo-michael-sandel-e-promove-debate-sobre-o-jeitinho-brasileiro.html
- http://life.tgelf.org/
Eduardo Adas
A palestra do Eduardo Adas foi bem legal e os slides – como era de se esperar – são de alto impacto.
Se fosse resumir em 3 palavras sua palestra, eu escolheria.
Histórias > Empatia > Confiança
Ele destaca que histórias emocionam e nosso cérebro é dividido em RACIONAL e EMOCIONAL. Apesar de acreditarmos que tomamos decisões racionais, a EMOÇÃO é que nos faz CONFIAR e tomar decisões. Além disso, as histórias revelam valores e divertem as pessoas. Citou a frase de Walt Disney:
Histórias agregam os seguintes benefícios para comunicação:
- Informam
- Revelam valores
- Entretêm
- Retém atenção
- Engajam
- Ensinam
- Movem pessoas
- Empatia
No final da palestra, ele apresenta o vídeo “Imagine the possibilities da Barbie” como exemplo do uso de histórias para mostrar o potencial da imaginação das meninas em criar seu futuro brincando de Barbie.
Não sou muito fã da Barbie do ponto de vista do consumismo, mas reconheço que como case de storytelling é excelente.
O evento foi EXCELENTE e espero ter contribuído para compartilhar um pouco do conteúdo do evento.
Print do site de comemoração de 1 ano de Campus Google
http://campus1ano.com.br