O Airbnb é um site que permite que pessoas que mais de 190 países do mundo coloquem quartos à disposição de viajantes. Na prática, o Airbnb é o MAIOR HOTEL DO MUNDO, pois compartilha quartos, casas, apartamentos, iglus, casas na árvore, castelos e milhares de outros lugares.
Airbnb signifca “Air, Bed and Breakfast” e a história do Airbnb é bem curiosa, vejam um trecho da matéria com a história do Airbnb.
“Sem dinheiro para pagar o aluguel do apartamento onde moravam em São Francisco, Califórnia, e à procura de um novo projeto e da “grande ideia” para iniciar seu empreendimento, os três amigos acharam a oportunidade ideal para começar seu negócio: uma conferência de designers na cidade. Como grande parte dos hotéis da região estavam com lotação completa, decidiram alugar alguns espaços dentro do apartamento deles como a sala, cozinha e quarto dos fundos – além de um colchão inflável.
Com apenas quatro anos de existência, o Airbnb se tornou uma das principais plataformas de oferta de hospedagens do mundo. Hoje o serviço está presente em mais de 30 mil cidades e 192 países, oferecendo das opções mais convencionais até as mais inusitadas como iglus, casas em árvore, barcos entre outras.”
Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Airbnb-Plataforma-de-de-hospedagens-traz-opcoes-para-todo-o-tipo-de-turista/#ixzz3OPr6QAdb
Gravei um vídeo para mostrar como funciona o processo de busca de hospedagem e como anunciar um espaço no Airbnb.
A logomarca do Airbnb mudou ano passado e passou a ter o simbolismo de Pessoas, Lugares e Amor. Vejam o vídeo sobre o logo:
O processo criativo do novo logo é uma inspiração para qualquer pessoa que trabalha com marketing, principalmente designers. Quatro menbros do time do DesignStudio viajaram o mundo para se insipirarem e vivenciarem a comunidade Airbnb. A conclusão que eles chegaram é que existe um sentimento de “pertencimento” (belonging) muito forte nas pessoas.
“To understand the full scale of this global community, four DesignStudio team members set out to visit 13 cities, staying with 18 hosts, across four continents. All of them equipped with a $100 video camera and the mission to look for local inspiration and insight to drive us to build a better brand.” Fonte: http://www.wearedesignstudio.com/works/airbnb-process/
Vale muito a pena assistir os vídeos do processo criativo do logo do Airbnb.
Um dos objetivos com a nova marca é estimular que as pessoas criem suas próprias versões de símbolos inspirados na marca Airbnb.
A grande jogada é criar um logo que qualquer pessoa pode desenhar e que saísse do mundo digital e se tornasse parte do mundo físico. Ou seja, que as pessoas apliquem em objetos e nos lugares. Vejam o post da DesignStudio sobre a marca Airbnb.
Hospitalidade e economia compartilhada
O Airbnb incomoda o mercado de hotéis, assim como aplicativos de caronas incomodam os táxis. A verdade é que vivemos uma fase de grandes mudanças nos modelos de negócios, educação e relacionamentos. A internet e a tecnologia causam um grande deslumbramento, porém também traz muita ilusão e solidão para muitas pessoas que se isolam no seu computador.
Por outro lado, surgem a cada dia iniciativas que aproximam as pessoas de uma forma criativa como o Airbnb. Ele potencializa a economia compartilhada, pois permite a muitas pessoas terem uma renda extra sem a qual poderiam até deixar de morar onde elas vivem. Porém, o mais importante é perceber que estamos caminhando para uma era onde os valores humanos serão mais importantes do que a tecnologia que, aos poucos, vai se tornando invisível. A hospitalidade é o grande valor do Airbnb, pois as pessoas querem conhecer novos lugares, mas também não querem a “frieza” dos hotéis. Recentemente, participei do I Simpósio de Hospitalidade na Estácio no Rio de Janeiro e descobri que hospitalidade é muito mais do que receber bem as pessoas. No mesmo evento, conheci o Peter Kronstrøm do Instituto “The Copenhagen Institute for Future Studies” e na sua palestra ele falou sobre o conceito “The Dream Society” que também é o título do livro. Esta frase resumo o conceito:
“Os produtos no futuro deverão apelar para nossos corações, e não para nossas cabeças.” Rolf Jensen
Como ganhar dinheiro com Airbnb
Se você tem um quarto, uma casa, um apartamento, um iglu, uma casa na árvore ou qualquer outro espaço que possa receber hóspedes, basta anunciar e divulgar. Se você não tem nenhum espaço para alugar, você pode procurar pessoas que não tem tempo, disponibilidade ou talento para serem anfitriões e gerenciar as locações dos espaços.
Os hotéis e pousadas contratam as equipes para cuidarem dos quartos, das reservas, do atendimento, etc. A lógica da economia compartilhada é simples: Todos podem ganhar dinheiro de forma colaborativa.
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Referências:
- http://corporate.canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Airbnb-Plataforma-de-de-hospedagens-traz-opcoes-para-todo-o-tipo-de-turista
- http://www.proxxima.com.br/home/negocios/2014/11/10/-A-jornada-do-viajante–Airbnb-mira-Brasil-para-crescer-na-AL.html?view=classic
- https://www.airbnb.com.br/stories/rio-de-janeiro/brazilian-style
- http://www.mundosustentavel.com.br/2003/07/quando-o-consumismo-e-doenca/
- http://www.forbes.com/sites/davidvinjamuri/2014/07/22/airbnb-attempts-to-rebrand-accidentally-renames-ladyparts/
- http://idgnow.com.br/internet/2014/07/16/airbnb-muda-logotipo-e-cria-polemica-com-design-de-aparencia-obscena/
Processo de criação - http://www.creativereview.co.uk/cr-blog/2014/july/airbnb-rebrand
- http://www.wearedesignstudio.com/works/airbnb-process/
Acho o conceito de economia compartilhada incrível, esses dias achei um site muito legal onde moradores locais compartilham almoços e jantares na sua própria casa http://www.dinneer.com . Seria muito bacana uma matéria sobre essa nova modalidade.