Foi uma grata surpresa conhecer o Festival Prix Jeunesse Iberoamericano comKids 2019 que é um encontro para trocas de experiências e debates sobre audiovisual infantojuvenil e também espaço de reflexão sobre as infâncias contemporâneas e suas relações com as mídias. As Conversas comKids reuniram dirigentes de canais de TV, produtores, roteiristas e pesquisadores de diversos países para trocas de experiências e análises.
Gratidão ao Ricardo Makoto que foi um dos finalistas com o curta “Vamos acabar com o monstro do bullying”.
O Makoto me encontrou na internet por causa do origami. Ele tem um projeto INCRÍVEL de animação 3D com personagens de ORIGAMI mega fofinhos com clipes musicais.
O Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2019 aconteceu de 12 a 17 de agosto, nos espaços do Sesc Consolação, Goethe-Institut São Paulo, Unibes Cultural, Espaço Itaú de Cinema e no Centro de Pesquisa e Formação Sesc (CPF) .
O encerramento foi lindo com pai e filha cantando juntos.
No vídeo abaixo podem ver cenas do encerramento e trechos dos competidores.
No dia do meu aniversário fui na conversa sobre “Pensar o mundo com as crianças e apoiá-las na construção de seus próprios mundos”
Dia 14 de agosto, quarta-feira, às 20h Sesc Consolação Projetos e abordagens documentais de interlocuções com as crianças para que elas mesmas elaborem suas vidas e os acontecimentos do mundo. Diante de toda complexidade do que estamos vivendo, como desenvolver diálogos a partir do audiovisual que permitam com que as crianças e jovens possam elaborar o mundo e suas injustiças?
- John Sanchez (Colômbia) – Alharaca, Ministério de Cultura de Colombia
- Howard Blumenthal (Estados Unidos), Kids on Earth
- Jan-Willem Bult (Países Baixos), Wadada News for Kids
- Masaru Ishizu (Japão), Faces: Bullying, NHK
- Mediação: Débora Garcia, educadora e produtora de conteúdo
O mais legal é que podem assistir gratuitamente grande parte dos vídeos do festival no SP Cine Play.