Este livro vai fazer você repensar os conceitos sobre energia limpa. O autor – Jeremy Rifkin – é um dos maiores pensadores da atualidade e grande defensor das energias renováveis. Ele explica que a Revolução Industrial ocorreu devido à revolução da matriz energética/comunicação promovida pelo petróleo, telefone, rádio e TV.
A crise energética atual sinaliza que este modelo está chegando ao fim, pois a internet já provocou a revolução da matriz de comunicação. O poder da comunicação individual e a alta conectividade, levaram as pessoas a se tornarem mais colaborativas e a hierarquia está chegando ao fim. Escutem meu podcast sobre o livro.
Neste excelente filme, o conceito de energia limpa distribuída onde cada residência e prédio podem se tornar fontes geradoras de energia limpa e através de uma malha de energia distribuir esta energia ao redor do mundo.
Além da revolução da matriz de energia e comunicação, Jeremy Rifkin defende a importância de revolucionar o modelo educacional que foi moldado para estimular a competição. No modelo da Terceira Revolução Industrial, o foco deve ser a colaboração e a valorização do ecossistema global.
Neste vídeo da RSA sobre “A Civilização da Empatia”, ele explica como o ser humano se reuniu em grupos ao longo da história. Primeiro foram as tribos, depois as religiões e os países. Ele questiona:
“Conseguiremos atingir uma consciência da biosfera e empatia global a tempo de evitar um colapso do planeta?”
Comprem este livro e leiam este post do Eduardo Shimahara, um dos autores do ebook “A Volta ao Mundo em 13 Escolas.” http://educ-acao.com/a-educacao-e-uma-nova-re-evolucao/
Sobre Jeremy Rifkin
É o autor dos best-sellers “O Fim dos Empregos” e “O Século da Biotecnologia”, ambos traduzidos para mais de quinze idiomas. Desde 1994, Rifkin tem atuado como membro do Wharton Scholl’s Executive Education Program, onde dá palestras a dirigentes de empresas e administradores seniores de todo o mundo, tratando das novas tendências na ciência e na tecnologia e de suas influências na economia, sociedade e ambientes globais. Ele é presidente da Foundation on Economic Trends, em Washington D.C. Crítico ferrenho da energia nuclear e de organismos geneticamente modificados, Jeremy Rifkin faz em seu livro A Economia do Hidrogênio uma jornada estarrecedora pela próxima grande era comercial da história. Ele prevê o surgimento de uma nova economia sustentada pelo hidrogênio, a qual mudará fundamentalmente nossas instituições economicas, politicas e sociais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeremy_Rifkin
Referências:
- http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/entrevista-jeremy-rifkin-terceira-revolucao-industrial-692453.shtml
- https://www.youtube.com/watch?v=Bi1KnKXLcGE
- http://pt.euronews.com/2012/05/31/jeremy-rifkin-consciencia-da-biosfera/