Oração de São Francisco

Todas as pessoas buscam de alguma forma as mesmas coisas: Conseguir um bom trabalho, ter uma boa renda, ter uma boa relação familiar, ter bons amigos e, enfim, SER FELIZ!

Porém, as coisas nem sempre são simples e acabamos criando uma armadilha para nós mesmos que é um sistema baseado na competição, escassez e MEDO.

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro, e vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido

Dalai Lama

Seria possível viver um mundo baseado na colaboração, abundância e CORAGEM?

Deveria ser SIMPLES como os ensinamentos de Jesus: AMOR, gratidão, humildade e PERDÃO.

Porém, MUDAR não é algo fácil de se fazer mesmo sabendo o que deve ser feito.

Por isso, tenho buscado escutar músicas que ajudem a elevar nossa espiritualidade e, sem dúvida, a Oração de São Francisco é uma das mais lindas.

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé

Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna

Origem da Letra da Oração de São Francisco

A Oração de São Francisco, também conhecida como “Oração da Paz”, é um texto amplamente difundido que promove valores de paz, amor e compaixão. Apesar de ser tradicionalmente associada a São Francisco de Assis, não há evidências de que ele seja o autor da oração.

História e Difusão

Primeira Aparição: A oração apareceu pela primeira vez em 1912 em um boletim espiritual francês chamado La Clochette. Foi publicada anonimamente e não fazia referência direta a São Francisco de Assis.

Associação a São Francisco: Durante a Primeira Guerra Mundial, a oração foi impressa em um cartão postal que incluía uma imagem de São Francisco de Assis no verso. Essa associação fortaleceu o vínculo entre o texto e o santo.

Tradução e Popularização: A partir da década de 1920, a oração foi traduzida para vários idiomas e se tornou popular em todo o mundo, principalmente entre grupos religiosos e de paz.

Temas e Impacto

Conteúdo da Oração: A oração destaca temas como a busca por ser um instrumento de paz, o desejo de levar amor onde há ódio, perdão onde há ofensa, e esperança onde há desespero.

Uso Atual: É frequentemente recitada em cerimônias religiosas e encontros de grupos de paz, reforçando a mensagem de harmonia e serviço altruísta ao próximo.

Resumo

Embora a autoria da Oração de São Francisco não possa ser atribuída a São Francisco de Assis, sua mensagem ressoa profundamente com os princípios da vida e ensinamentos do santo. A oração continua a inspirar pessoas de diversas origens religiosas e culturais ao redor do mundo.

Veja a playlist de Músicas Espiritualistas no Spotfy

Deixe um comentário