Rafael Okabe – A história de um desenvolvedor de games

You are currently viewing Rafael Okabe – A história de um desenvolvedor de games

Dia 1/Dez/2025 foi um dos dias mais felizes da minha vida, pois fui assistir da defesa do TCC do meu filho Rafael Okabe e seu grupo (que formam o estúdio de games @tinylanterngames) que tiraram NOTA 10!!!

Eles lançaram o jogo Scorchie Adventures e o tema do TCC foi “Como transformar um projeto de games acadêmico em um projeto real”. Ou seja, eles vão ajudar outros alunos a se profissionalizarem na área de games.

Enquanto gravava o vídeo, lembrei dele quando bebê e fiquei refletindo como precisamos aproveitar cada momento da vida.
Também lembrei que quando formei em engenharia eletrônica na Unicamp, eu não estava feliz de verdade porque sabia que havia escolhido o curso errado. Porém, escolhi a melhor universidade onde vivi os melhores anos da minha vida.

Ver meu filho apresentar o TCC e tirar nota 10 (DEZ)… não tem preço. Na verdade, tem um VALOR INESTIMÁVEL.

Os professores ainda comentaram que eles devem continuar o trabalho como tese de mestrado 🤩 e até escrever um livro.

FELICIDADE são estes momentos únicos que somente quando temos AMOR conseguimos VIVER.

Gratidão a Deus e à espiritualidade por nos proporcionar este momento.

Parabéns Rafa por sua CORAGEM e DEDICAÇÃO para se tornar um SAMURAI do desenvolvimento de jogos digitais. 🙏

“Scorchie Adventures” é um jogo de plataforma independente em estilo pixel art (gráficos retrô) onde você controla Scorchie, um fantasminha.

Objetivo: Pular por fases desafiadoras para salvar amigos presos em uma gosma roxa.

Características:
Jogabilidade: Mistura de pulos e “dashes” (impulsos rápidos).
Modos: Oferece um modo difícil (Clássico) e um modo fácil (Casual, com ajudas extras).

Disponibilidade: Ainda será lançado, mas uma demo gratuita está disponível na Steam (para PC).

https://store.steampowered.com/app/3176520/Scorchie_Adventures/

Gravei o vídeo abaixo para expressar algumas reflexões sobre ESCOLHAS DA VIDA.

A vida é feita de escolhas certas e erradas, mas eu acredito que todas escolhas são certas se soubermos aprender com aquelas que chamamos de “erradas”.

Eu escolhi “errado” a minha faculdade de engenharia elétrica, pois não falei com nenhum engenheiro elétrico para conhecer a profissão antes de fazer vestibular. Eu apenas acreditei que seria jma carreira promissora…

Meu filho @rafael__okabe foi em inúmeras eventos de games, empreendedorismo e tecnologia porque eu levava ele junto comigo. Ele até descobriu como quebrar o gelo quando íamos em eventos de empreendedorismo e as pessoas perguntavam porque um garoto tão jovem estava lá e ele dizia.

“Meu pai me arrastou” 😅😅

Verdade seja dita… Nós – pais e mães – temos esta responsabilidade de “arrastar” nossos filhos para aprender coisas novas.

Meu pai me “arrastou” para aprender a digitar e hije agradeço a ele por milhares de horas que economizei na vida. Mas agradeço, principalmente, a ser um exemplo de dedicação, resiliência e persistência.

“O professor não ensina o que transmite, ele ensina que ele é.” José Pacheco – Fundador da Escola da Ponte

Gratidão ao meu pai e mãe que são pessoas incríveis e criaram eu e meus dois irmãos para sermos o melhor que podemos ser nesta breve viagem chamada VIDA.

Um pouco da trajetória do Rafael Okabe

O Rafa está com 22 anos e já encontrou o que AMA FAZER na vida que é desenvolver jogos digitais. Em alguns anos, seu nome será RECONHECIDO no mercado de games do Brasil e, quem sabe, do mundo? Na verdade, ele já teve um grande reconhecimento quando seu time venceu o BGS Jam 2022 que foi a competição de desenvolvimento de jogos no Brasil Game Show.

BGS Jam 2022 no Brasil Game Show – Type Defender foi escolhido como melhor jogo do evento.

Nas imagens abaixo, o Rafael está programando Minecraft EDU quando levei em uma escola de programação em São Paulo e na foto ao lado está apresentando sua história como “unschooler” aos 15 anos de idade (ver vídeo abaixo). Na foto com as crianças ele está ensinando Scratch para criançada e na última foto é a premiação do BGS Jam 2022.

Deixe um comentário