Cumprindo minha meta de participar de cursos e eventos em 2014, vim para o TEdxJardins 2014. Cheguei no final do primeiro bloco e passarem um trecho da palestra de “David Steindl-Rast: Want to be happy? Be grateful”.
A primeira palestra que assisti foi da Deborah Dubner que lançou de forma inesperada um movimento através do Facebook #UmAgradecimentoPorDia.
Compartilho um artigo que encontrei.
Thanks Giving – a escolha da gratidão
Hoje é Thanks Giving, Dia de Ação de Graças.
Eu tenho a prática de agradecer todos os dias e quem acompanha o meu Facebook sabe disso. Acredito que ser grato é mais do que tudo a escolha de uma direção. Para onde vamos dirigir a nossa mirada? Que olhar eu quero ter para tudo aquilo que me cerca? Desde as coisas mais simples como a jabuticabeira do meu jardim até as mais complexas, como os relacionamentos com pais, irmãos, filhos e companheiros de jornada. Ser grato é uma filosofia de vida, é a decisão consciente de olhar um copo com água pela metade e, apesar de saber que ele está meio vazio, agradecer pela água que matará minha sede.
Por isso eu faço questão de sempre agradecer. Criei esse ritual, de fazer um agradecimento por dia no meu Facebook, para compartilhar essa gratidão e ampliar o meu olhar.
Esdras Vasconcellos fala sobre o estresse bom
Esdras Vasconcellos que é psicólogo e professor da USP falou sobre o estresse bom e compartilho um trecho onde ele retrata a pessoa que é RESILIENTE:
“O RESILIENTE não foge do estresse, mas sabe enfrentá-lo. O RESILIENTE tem um otimismo, mas não é ingênuo. O RESILIENTE opta pela adversidade, pois sabe como lidar. O RESILIENTE dentro da adversidade sabe focar no BEM. O RESILIENTE não tem inclinação para o desespero. O RESILIENTE transcende a adversidade. O RESILIENTE tem uma fé que o alimenta e o ilumina. O RESILIENTE é alguém que transforma o estresse ruim em estresse bom!”
Para finalizar, ele mostra o vídeo da “Orquestra Filarmônica de Berlim – Tico, Tico no Fubá” onde ilustra como é bom ter um estresse bom.
Fabio Gallo fala sobre a felicidade
Em sua palestra, Fabio Gallo cita os grandes filósofos da Grécia Antiga (Aristóteles, Sócrates, etc.), Freud, Kant e outros pensadores.
Gostei bastante quando ele cita “A Carta sobre a Felicidade” de Epicuro:
“Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz. Desse modo, a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir; é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, já que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la.”
Ele fala sobre a pesquisa de Felicidade Interna Bruta.
Encontrei um blog sobre o tema.
Algumas frases:
“As pessoas felizes insistem em ser felizes”
Helder Kamei – Psicologia Positiva
Elena Crescia contou que o Helder foi indicado por Wellington Nogueira do Doutores da Alegria. Ele conta que depois que descobriu
Em um post no seu blog ele fala sobre a entrevista que deu para o Globo Repórter sobre psicologia positiva e flow. Gostei deste trecho do post.
“A pesquisadora Barbara Fredrickson, autora do livro Positividade, identificou as dez principais emoções positivas: alegria, serenidade, gratidão, interesse, esperança, orgulho (gratificação), diversão, inspiração, admiração e amor. ”
Ele explica o conceito do estado de FLOW em seu blog no post “O que é FLOW“.
“Eu defino FLOW como um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiência ótima. As experiências de FLOW muitas vezes são lembradas como os momentos mais felizes da vida da pessoa, os momentos onde ela se sentiu no seu melhor.”
Achei a palestra dele incrível e ele é um grande blogueiro! Visitem o seu blog – http://www.flowpsicologiapositiva.com
Agora virão as 3 primeiras palestrantes mulheres: Lala Deheinzelin, Soninha Francine e Natalia Garcia.
Lala Deheinzelin fala sobre Futuros Possíveis
Faz tempo que queria assistir uma palestra da Lala e agora chegou a hora ;-). Vejam um pouco sobre a Lala.
“Lala Deheinzelin é especialista mundial em Economia Criativa & Desenvolvimento Sustentável, e criou e coordena o movimento internacional Crie Futuros. Trabalhando no Brasil e exterior, seu perfil trans-disciplinar possibilitou desenvolver metodologias próprias integrando Economia Criativa + Desenvolvimento + Sustentabilidade + Futuro + Inovação. Tal trabalho mostra porque a Economia Criativa é estratégica no século XXI, as oportunidades que oferece e as condições necessárias para seu florescimento, contribuindo para inserir o tema na agenda de desenvolvimento aos níveis (inter) nacional, estadual e municipal.” Fonte: http://www.laladeheinzelin.com.br
Ela começou bem comentando que nunca antes na história do mundo tivemos acesso a tantos recursos para realizar praticamente tudo que imaginarmos. Porém, as maioria das pessoas ainda está sob a perspectiva do mundo plano e a escassez. Ela propõe que a gente mude nossos “óculos” e procure enxergar tudo sob outra ótica. A sua proposta é sair do tangível para o intangível e da escassez para abundância.
Para transformar o tangível em negócios é necessário atender 3 pilares: “Visível, acessível e ter um processo”.
Show, ela cita o Airbnb como o MAIOR HOTEL do mundo que compartilha quartos em todo mundo.
A pessoas dizem que não tem tempo de participar de tantos movimentos colaborativos. E ela cita “Colaborando é a única maneira de ganhar tempo e recursos”. O melhor exemplo é o Wikipedia.
Mas como conseguir realizar futuros desejáveis?
Primeiro precisamos CONHECER nossos intengíveis e nossos valores e é necessário COMUNICAR. Depois é importante CONECTAR os intangíveis para o BEM COMUM (COLABORAR).
Como mobilizar as pessoas? Precisamos aprender o que motiva as pessoas e ela explica que é necessário a CELEBRAÇÃO.
Então, porque não ocorrem as mudanças? Porque falta a CONFIANÇA!!! Pronto, já descobri o que me trouxe para o evento! Konfide significa CONFIAR em esperanto 😉
Enquanto a palestra do TEDxJardins não é divulgada, publico aqui a do TEDxPorto.
Natalia Garcia fala sobre o projeto Cidades para Pessoas
“O Cidades para Pessoas é uma rede de conteúdo e conexões urbanas. Nossa missão é gerar repertório, por meio de reportagens e ilustrações, sobre como melhorar as cidades e fazer conexões entre os setores que as moldam, como iniciativa privada, academia, poder público e sociedade civil, para que deixem um bom legado urbano em sua atuação.” Fonte: http://cidadesparapessoas.com
Natalia faz excelentes reflexões e mostra exemplos de cidades que encontraram soluções inovadoras para mobilidade.
Bom, não assisti as palestra do primeiro bloco e as últimas palestras relaxei um pouco e deixei meu lado jornalista e apenas fui espectador.
Como sempre, percebi que poucos palestrantes estavam com uma apresentação condizente com a qualidade da história que foi apresentada. Quero oferecer para os palestrantes e colaboradores do TEDxJardins (e outros TEDx) uma cortesia para o meu curso online de Apresentações Mágicas com Prezi (http://apresentacoesmagicas.com.br).
Agradeço a Elena Crescia pelo presente que deu para o mundo, pois toda oportunidade de conectar pessoas incríveis é um momento que o mundo se torna melhor.
Referências:
- Pinterest Felicidade
- http://www.felicidadeinternabruta.org.br
- http://festivaldeideias.org.br/navegue-nas-ideias/1-mobilidade-urbana/ideias
TEDxJardins
09:00-09:05 Vídeo intro
09:05-09:25 Palestra 1 Murilo Gun
09:25-09:45 Palestra 2 Esdras Vasconcellos
09:45-09:55 TEDTalk Ron Gutman
09:55-10:15 Palestra 3 Marcelo Bonecker
11:05-11:15 TEDTalk Stefan Sagmeister
11:15-11:35 Palestra 5 Fabio Gallo
13:45-13:55 Agradecimentos
13:55-14:15 Palestra 10 Alexandre Teixeira
14:15-14:35 Palestra 11 Ailton da Silva
Professor da Fundação Getulio Vargas SP e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo É graduado em Engenharia Agrimensura pela Faculdade de Engenharia Agrimensura de Pirassununga (1979), graduado em Administração de Empresas pela Fundação Octávio Bastos (1981), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-SP (1985), doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-SP (2002). Doutorando em Filosofia. Atualmente é sócio-diretor da LGM Consultoria e Representações Ltda., sócio-diretor da Sinalização e Arte Comunicação Visual Ltda. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Assimetria Informacional, Finanças Internacionais, Investimentos e Finanças Comportamentais.
Com background nas artes cênicas, cinema e televisão é futurista e uma das pioneiras da economia criativa no Brasil. Reconhecida internacionalmente pela rara combinação de desenvolvimento sustentável através de economia criativa e processos colaborativos em rede. Sua trajetória passa por corporações, terceiro setor, governos locais e instituições de fomento, organismos multilaterais e redes colaborativas. Seu trabalho atual tem foco em futuro: palestras, oficinas e consultorias e projetos especiais, em países de quatro continentes sobre como aplicar em empreendimentos, desenvolvimento local ou nacional a sistematização que desenvolveu. É proprietária da Enthusiasmo Cultural e criadora do movimento Crie Futuros. Uma das fundadoras do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC, parte do Millenium Project das Nações Unidas. Membro do Conselho do Instituto Nacional de Moda e Design/ Calendário Oficial da Moda Brasileira. Assessora Sênior da Special Unit On South-South Cooperation, ONU, 2005/2011.