Comecei a ministrar o curso de Marketing no Google em 2007 e foi a “primeira porta” para centenas de cursos e palestras. Veja o post “Que porta você vai abrir na sua vida?“. Durante muitos anos defendi que os jornalistas tinham a faca e o queijo na mão, pois o Marketing de Conteúdo seria o FUTURO. O futuro chegou e o Marketing de Conteúdo se tornou essencial para maioria das empresas.
O PROBLEMA é que a maioria das agências e freelancers oferecem serviços de conteúdo da forma tradicional.
Cliente pede um orçamento > Recebe propostas > Contrata (pelo menor preço)
Acredito que é necessário mudar a abordagem, pois para criar um conteúdo ENGAJADOR é necessário uma parceria entre todos envolvidos. Além disso, é necessária uma rede de profissionais especializados em diversas áreas. A Rock Content que é uma das maiores empresas de conteúdo para web da atualidade atua com uma ampla rede de redatores, o que comprova a importância da rede.
Comunicação 3.0 – Coletivo de profissionais de conteúdo
Em 2011, fiz uma primeira tentativa de criar uma empresa focada em CONTEÚDO. Os motivos desta primeira tentativa não ter dado certo foi a falta de experiência em criar REDES COLABORATIVAS. Tentamos criar uma agência de conteúdo com sócios e no formato tradicional.
O texto abaixo foi retirado do site original que estava ativo em COMUNICACAO30.com.b. O site não está mais ativo, mas pode comprovar no site Archive.org.
Tem interesse em fazer parte do COLETIVO? Preencha o Formulário de Profissionais de Conteúdo.
Por que Comunicação 3.0?
Recentemente, Philip Kotler lançou o livro “Marketing 3.0″ no qual ele discorre sobre a evolução do Marketing 1.0 focado em produtos, para o Marketing 2.0 focado no consumidor e, finalmente, o Marketing 3.0 focado nos valore.
A internet e as mídias sociais criaram um ambiente no qual as pessoas podem se comunicar com um alcance mundial e uma rapidez nunca vista anteriormente. Com isso, as pessoas estão cada vez mais exigentes com as empresas do ponto de vista de valores. Porém, a complexidade das inovações que a internet trouxe com a imensa diversidade de redes sociais, tornam inviável para pessoas da geração X conseguirem planejar uma comunicação eficaz usando sua própria perspectiva. Como Kotler afirma:
“Quer atuar nas redes sociais? Contrate um nerd/geek. É preciso pessoas com mentalidade nova para estabelecer conversas” Philip Kotler
A ideia de usar o termo Comunicação 3.0 tem como objetivo criar um vínculo com o alinhamento do conteúdo aos valores dos leitores. Mais do que apenas redigir textos, nosso objetivo é gerar experiências e emoções nas pessoas que ajudem a agregar valor à marca dos nossos clientes.
Conteúdo e Comunicação 3.0 em 2017
Tive o prazer de participar de um workshop no YouTube Space e tive a certeza que os vídeos são ESSENCIAIS. Conheci vários youtubers e tive a certeza que criar canais no YouTube deve ser parte da estratégia de praticamente qualquer empresa.
Outro tema fundamental é o Storytelling que é a arte de transformar em histórias o conteúdo que deseja transmitir de forma mais engajadora e que provoque EMOÇÕES nas pessoas.
Como vai funcionar o coletivo de profissionais de conteúdo?
Vou organizar um grupo de pessoas que compreendam a importância de atuar em rede colaborativa se quisermos mais TEMPO, $$$ e trabalhar em projetos engajadores.
Um dos objetivos é criarmos BLOGS focados em nichos ou FORTALECER membros que já possuem blogs. Veja algunas exemplos de blogs que tenho e estão em um ritmo lento ou inativos:
Autoconhecimento.net.br, ResponsabilidadeSocial.com.br, Penteadosparacasamento.com.br, Eduko.com.br
Você ficou interessado? Preencha o formulário de CONTATO ou envie e-mail para marcio@elementa.com.br
Vejam um vídeo pessoal de apresentação.
Referências:
- http://www.konfide.com.br/artigos/livros-3/marketing-30-coment%C3%A1rios-sobre-o-livro-de-philip-kotler/
- https://www.moai.club/marciookabe/desenvolvimento-humano/que-porta-voce-vai-abrir-na-sua-vida/
- https://www.moai.club/marciookabe/videos/youtube-space-sp-workshop-de-video/
- https://www.moai.club/marciookabe/marketing-de-conteudo/o-que-e-marketing-de-conteudo/
- https://www.moai.club/marciookabe/marketing-de-conteudo/jornalistas-e-marketing-de-conteudo-reflexoes/
- https://www.moai.club/marciookabe/palestras/marketing-de-conteudo-na-unimep-piracicaba/