Há muitos anos ministro cursos de Marketing no Google e sempre destaco a importância do conteúdo como fator determinante para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.
Sempre destaco que os jornalistas são os profissionais que estão com a faca e o queijo na mão, porém precisam se desapegar dos conceitos que aprenderam na faculdade e compreender as novas regras de conteúdo digital. Na realidade, a maiorias das pessoas tem uma tendência a permanecer na zona de conforto e a evitar mudanças na sua forma de trabalho. Sinto informar, mas no mundo atual:
“Nada é permanente, exceto a mudança” Heráclito
Depois leiam meu post “Quem mexeu no meu queijo” onde falo sobre mudanças. Se você trabalha como profissional na área de conteúdo, veja o meu Curso de SEO para Jornalistas e faça seu cadastro, pois irei organizar aulas gratuitas para jornalistas.
Voltando ao tema do post, a minha definição para Marketing de Conteúdo é:
“Marketing de Conteúdo são estratégias para criar, publicar e promover conteúdo de forma planejada com o objetivo de tornar sua marca referência e líder em um nicho de mercado“
Escutem meu podcast sobre Marketing de Conteúdo.
Entrevista sobre Marketing de Conteúdo
Tive o prazer de ministrar uma entrevista para Paola Tucunduva do programa Alma do Negócio.
Exemplos de Marketing de Conteúdo
Liftderm Funciona?
Um padrão de buscas em temas relacionados à saúde e dietas é: [Nome do Produto] funciona?
Eu vi um anúncio no Facebook que me chamou a atenção. Era o LIFTDERM e ao buscar no Google tive uma surpresa ao ver que havia feito uma excelente estratégia de aliar os anúncios do Facebook ao comportamento do usuário de buscar no Google. Pena que a empresa e o produto tem qualidade duvidosa, tanto é que mudaram o nome para LIFTDERMA…
Veja meus posts sobre este tema:
http://blog.konfide.com.br/liftderma-mudaram-de-nome/
http://blog.konfide.com.br/liftderm-funciona/
Quer transar comigo?
Aplicativo Bang With Friends do Facebook. Escrevi um post baseado na matéria da Veja cuja capa era “Quer transar comigo?”. As pessoas buscam no Google títulos que saem nas mídias de massa como revistas, jornais e TV.
Apresentação da palestra Marketing de Conteúdo em Prezi
Palestra sobre Marketing de Conteúdo ministrada na Unimep em Piracicaba
Referências:
- http://webinsider.com.br/2010/02/24/seo-e-essencial-para-jornalistas-e-redatores/
- http://imasters.com.br/artigo/13502/metricas/cauda-longa-e-o-google/
- http://academiakonfide.com.br/blog/dominios-para-marketing-de-conteudo.html
- http://cursos.konfide.com.br/seo-para-jornalistas
- http://academiakonfide.com.br/cursos/marketing-no-google.html
- http://pt.slideshare.net/konfide/curso-de-marketing-no-google-adwords-seo-e-redes-sociais