Uma das melhores palestras do TEDx São Paulo foi a do Augusto sobre “Redes Sociais – Como funcionam as ligações entre as pessoas”.
Ele mostra de forma instigante como REALMENTE funcionam as redes sociais e faz boas provocações. Com a internet, muitas pessoas (eu me incluo neste grupo) confunde redes sociais com sites como Facebook, Linkedin, Twitter, etc.
É fundamental assistir esta palestra para REFLETIRMOS sobre o real papel da internet em acelerar a conexão entre as pessoas.
Logo no início ele comenta que o que importa não são AS pessoas, mas o que está ENTRE as pessoas. Isso me remeteu às sinapses, lembram? As conexões entre os neurônios do nosso cérebro e que são responsáveis pela nossa inteligência.
A parte mais bacana é quando ele explica as diferenças entre rede centralizada, rede descentralizada e REDES DISTRIBUÍDAS segundo Paul Baran.
Uma das frases mais marcantes é:
“1% de pessoas conectadas são capazes de capilarizar as redes sociais de tal maneira a promover o que chamamos de desenvolvimento.”
Pesquisando no Google, achei um artigo do próprio Augusto de Franco bem legal sobre este tema “O misterioso 1%“.
Pesquisei no Youtube e encontrei um documentário excelente que fala sobre a teoria dos Seis graus de separação e do “Small World Phenomenon (Fenônemo do Mundo Pequeno)” que é um documentário da BBC.