The Dream Society é um livro escrito pelo futurista Rolf Jensen que explica a transformação da sociedade da INFORMAÇÃO para um uma sociedade do SONHO.
“Na sociedade da informação de hoje, nós premiamos aqueles que podem habilmente manipular dados. Na Sociedade do Sonho de amanhã, nós vamos recompensar com mais generosidade aqueles que podem contar histórias.” Fonte: CIFS – Copenhagen Institute for Futures Studies
Conheci este conceito no “Simpósio de Hospitalidade Empresarial na Estácio no Rio de Janeiro” onde ministrei uma palestra sobre Tecnologia na Educação – Professor 1.o e Aluno 3.0. Vejam alguns trechos do evento.
No final deste post repliquei o texto do artigo “The Dream Society” do site http://www.cifs.dk/scripts/artikel.asp?id=3&lng=2. Gostaria de ajuda para editar a versão em português. Se tiver interesse em ajudar, entre em contato comigo.
Fiz uma seleção no Pinterest – https://www.pinterest.com/marciookabe/the-dream-society/
A Sociedade Sonho
Na sociedade da informação de hoje, nós prêmio aqueles que podem habilmente manipular dados. Em Sonho sociedade de amanhã, vamos mais generosamente recompensar aqueles que podem contar histórias.
Por Rolf Jensen
A Era da Informação, que abriu apenas algumas décadas atrás com o aparecimento dos primeiros computadores comerciais, já se aproxima de seu fim. Nos próximos anos, vamos passar para o que pode ser chamado de Sociedade Sonho.
O futuro Sonho Society será o quinto sistema tecno-econômico em que os seres humanos têm vivido. O primeiro – o caçador-coletor Society – deu lugar à Sociedade Agrícola cerca de 10.000 anos atrás. Sociedade Agrícola começou a ceder a um terceiro sistema – Sociedade Industrial – cerca de 1750, quando os motores a vapor começou a aparecer na Inglaterra. Sobre 1950, um quarto do sistema – Sociedade da Informação – começou a tomar forma, mas agora parece que a Sociedade da Informação não vai durar mais do que algumas décadas a mais antes de ceder a uma sociedade focada em sonhos, aventura, espiritualidade e sentimentos.
Quando os nossos futuros netos olhar para trás em nossa época, eles vão vê-lo como monótona e cinza, dominado pela tecnologia e negligenciando os valores humanos. Eles vão entender que hoje ainda não podia libertar-nos de nosso foco estreito sobre o trabalho, que nós visto simplesmente como um meio para o pagamento de bens consumíveis e actividades de lazer.Podem, no entanto, saber o que era viver em um tempo quando a vida era dividida em pequenas caixas de qualquer trabalho ou lazer.
Eles também vão pensar de nós hoje como sendo pobre. Historicamente, a produção de riqueza material tem aumentado a uma taxa de cerca de 20% a 25% por década, e esta tendência deve-se esperar para continuar. Isto implica que os nossos netos provavelmente vai consumir o dobro do que nós fazemos.
O enorme aumento da riqueza material deve muito à ciência e tecnologia, mas, no futuro, a atenção vai se afastar da ciência em direção a valores nonmaterialistic e não científicos. A pessoa mais bem paga no primeiro semestre do próximo século será o “contador de histórias”. O valor dos produtos dependerá da história que contam. Nike e muitas outras empresas globais já são principalmente contadores de histórias. Isso é onde está o dinheiro – até hoje. As sessões de estratégia das empresas são cada vez mais sobre contar histórias – que não fabrica. Nossos heróis nos Jogos Olímpicos de Atlanta serão aqueles contar histórias magníficas – e eles vão estar sendo bem pago depois.
As tecnologias que permitem a comunicação global – a Internet, os satélites de transmissão direta, etc. – será tida como certa, e muito mais valor será locais sobre o conteúdo dessa comunicação. Por exemplo, 500 canais de televisão que oferecem nada além de reprises de shows antigos não serão tolerados – pessoas que podem produzir muito imaginativo novos programas estarão em maior demanda, como criadores vontade de CD-ROM inovadora, músicos e compositores, atores, artistas, jornalistas, e outros contadores de histórias. Assim como manipulação da informação é uma habilidade valorizada em tantas ocupações hoje, narração será uma habilidade fundamental em uma ampla gama de profissões, de anunciante para professor para empresário de político a líder religioso – mesmo para os futuristas. Cada um será valorizado pela sua capacidade de produzir “sonhos” para consumo público.
Duas principais tendências
Duas tendências na sociedade de hoje é particularmente importante na transformação pela frente:
A primeira tendência é a automação de tarefas de informação. Assim como tarefas industriais foram automatizadas, o trabalho de escritório, tais como digitar letras, a entrada de dados, e somando e subtraindo somas tem sido cada vez mais virados para máquinas, tais como computadores, fotocopiadoras e máquinas de atendimento de telefones. Agora especialização profissional – as tarefas dos advogados, médicos e engenheiros – está sendo entregue à inteligência artificial.
Os sentidos humanos estão também a ser automatizado, para que os dispositivos eletrônicos podem ouvir, ver e sentir, reduzindo assim ainda mais a necessidade de trabalhadores humanos em empregos tradicionais. Sensores eletrônicos agora pode detectar gases tóxicos em fábricas, movimento assaltantes detectores de exatas e secretárias eletrônicas ouvir, bem como falar.
Nós ainda precisamos de especialistas humanos para supervisionar e estar disponível, assim como nós queremos um piloto em nosso avião, mesmo que o plano é automatizado. Mas o papel do trabalhador humano será cada vez mais limitada para estar presente para o inesperado e “conforto dos passageiros.”
Como o conhecimento “soft”, como cortesia e boas maneiras, é automatizado ao longo do próximo quarto de século, funções de rotina de todos os tipos vão desaparecer. Restaurantes fast-food, por exemplo, será automatizado: Você vai encomendar por computador, e seu alimento será preparado e entregue em suas mãos por robôs. Os computadores também irá atendê-lo em lojas de varejo, nos bancos e nos balcões dos aeroportos. Os seres humanos só será necessária para fazer mudanças nos sistemas automatizados.
A segunda tendência principal é a comercialização de emoções. Ele já não será o suficiente para produzir um produto útil: Uma história ou lenda deve ser construído para ele, uma história que encarna valores além do utilitário. Este imperativo já está ocorrendo com mais e mais produtos: As pessoas compram calças de ganga, por exemplo, apenas em parte para cobrir seus corpos; a maior parte do dinheiro que pagam é para a história que se passa com o produto – uma história de independência, a juventude, poder e valores talvez tradicionais (ou não-tradicionais). Da mesma forma, quando compram ovos postos por galinhas caipiras, grande parte do dinheiro que eles pagam é para estilo de vida da galinha. As pessoas pagam porque valorizam a vida animal, a natureza ea tradição.
As pessoas sempre comprei mais do que necessitam para satisfazer suas necessidades materiais. O que está acontecendo agora é que a história que molda os nossos sentimentos sobre um produto tornou-se uma parte enorme do que compramos quando comprar o produto.Assim, as empresas de negócios atingiram uma nova fronteira – o reino da imaginação, emoções e sonhos. Esta nova fronteira já não se limita à indústria do entretenimento, com seus parques temáticos e jogos de vídeo, mas também está reivindicando, produtos de uso diário práticas, que agora vêm com built-in histórias e emoções.
Hoje, as pessoas continuam a comprar produtos principalmente para a sua função; razões nonmaterialistic permanecer secundário. Mas isso está mudando. Em 25 anos, o que as pessoas compram será principalmente histórias, lendas, emoção e estilo de vida. Pobreza será redefinido como a incapacidade de satisfazer mais do que um de necessidades materiais. No futuro, o foco das pessoas vai mudar a partir de material para as necessidades espirituais, da tecnologia e da ciência para as emoções e contar histórias. Ao comprar um computador, por exemplo, você vai pagar relativamente pouca atenção à sua funcionalidade, o que você vai tomar para concedido; a sua atenção incidirá sobre o estilo do produto e da história que se passa com ele.
Como resultado, os novos postos de trabalho aparecerá na criação e distribuição de sentimentos. Por exemplo, os designers sensoriais usará cores, aromas e texturas para criar ambientes que estimulam certas emoções; “Sonhadores estratégicos” vai ajudar as empresas a entender os objetivos espirituais de potenciais clientes, funcionários e acionistas; operadores de estúdio idéia geração vai oferecer lugares relaxante para as pessoas a sonhar acordado, seja por prazer ou para resolver problemas preocupantes.
Vida na Sociedade Sonho
Aqui estão algumas idéias sobre o que será a vida na Sociedade Dream:
A paisagem vai olhar mais como o fez no início deste século. As vacas, porcos, galinhas e cavalos será novamente fora no campo. Eles terão uma “decente” vida animal, como recomendado por ativistas dos direitos dos animais. Princípios ecológicos será aceito em todos os lugares.
Florestas terá sido replantadas, e os animais selvagens terá de voltar ao seu estado era pré-industrial. A natureza pode ser adorado como santo, com uma reverência maior do que a de Greens mais devotos de hoje. Homem vai ter redescoberto o seu lugar como sendo dentro da natureza e não acima dela. O movimento verde vai ter triunfado, não por causa de qualquer necessidade científica, mas por causa da mudança de valores nas regiões ricas do mundo.Valores, e não ciência, vai governar.
O trabalho vai se transformar em jogo. Antes da Era Industrial, trabalho e lazer não eram vistos como esferas separadas. Mas, com a necessidade de disciplina industrial, uma ética de trabalho desenvolvido; trabalho adquiriu um caráter mais escura, mais pesado, com uma sugestão de que é preciso sofrer, enquanto trabalhava. O trabalho passou a ser visto simplesmente como um meio para alcançar um objetivo, e quanto mais se sofreu, mais se merecia ser recompensado.
O trabalho será diferente no futuro. Em duas ou três décadas, apenas uma pequena percentagem da população serão empregados na indústria, o que será, então, quase completamente automatizado. A situação de trabalho típico será em um escritório, onde você sentar em uma mesa e conversar com o computador. (Reconhecimento de voz vai fazer por escrito e digitando obsoleto.) O que o trabalhador produz será em grande parte nonmaterialistic: Poderia ser notícia, educação, design, conhecimento, dados científicos, ou talvez gestão.
Para o trabalhador, o trabalho será jogar. Se você observar as crianças pequenas, você vê que o seu jogo é sério: Eles identificam fortemente com o que eles fazem. No futuro, a noção de que o trabalho não deve ser mais do que um meio de obter algo mais desaparecerá. As pessoas vão, naturalmente, ser pago para trabalhar, mas o dinheiro não vai ser a principal razão para o trabalho. Disciplina vai diminuir porque a produção de histórias não vai exigir isso. O que será necessário é dedicação total à tarefa.
Nas sociedades mais afluentes, a eficiência não será considerado extremamente importante;sentimentos e valores será o que conta. Empresa de negócios de hoje é racional, eficiente e dedicado à realização de lucros, uma vez que se desenvolveu a partir da Era Industrial e da Era da Informação. Mas este tipo de empresa ou adaptar ou desaparecer no futuro. O que a sociedade exige é Sonho valores – ético, social ou religiosa. A empresa obcecado com eficiência e trabalhar apenas para o lucro será considerado indigno de confiança.
Antes da Era Industrial, as empresas procuraram ganhar um lucro, mas tinha outros objetivos, tipicamente religiosas. A era industrial tem sido um período de frio, estéril de adorar a ciência e bem-estar material. Essas obsessões continuaram na Era da Informação, mas na Sociedade Sonho, as empresas serão mais equilibrada: Eles vão procurar obter lucro, mas eles também vão querer atingir certos valores humanos, por exemplo, a bondade aos animais, justiça para todos , ou a felicidade para os seus trabalhadores e suas comunidades. A idéia de que o trabalho pode se tornar uma brincadeira e empresas podem sublinhar os valores humanos mais do que os lucros não é nova. Já, muitos líderes empresariais afirmam que eles estão trabalhando para se divertir, e as empresas falam sobre sua ética e seus valores fundamentais, de modo que o vago esboço da futura Sociedade sonho já pode ser visto.
O Lar de 2020
No ano de 2020, a riqueza será 60% maior do que hoje. Bens produzidos com métodos de trabalho intensivo ainda vai ser caro, mas os produtos produzidos com pouco trabalho vai ser barato ou até mesmo gratuitamente. Aspiradores será barato, mas servos tão caro que só bilionários será capaz de comprá-los.
A casa do futuro podem se assemelhar a um palácio real em que ele terá muitos servos. Mas os servos será eletrônico. Já, a televisão dá a cada casa o equivalente de um bobo da corte. Em 2020, seu bobo da corte pessoal terá um melhor senso de humor; ele irá responder a você e até mesmo rir de suas piadas. Na sala de diversões, seus filhos podem jogar jogos de realidade virtual, que lhes permitam travar batalhas violentas ou explorar as regiões exteriores do espaço. Cada casa terá o equivalente a um parque temático.
Pode haver uma sala de informações onde você pode aprender, ensinar e comunicar. A sala de informações seria desenvolver a partir de casa escritório de hoje. Na sala de informações, qualquer peça concebível de informação será seu para pedir, e você será capaz de entrar em contato com qualquer um, a qualquer hora, em qualquer lugar. E seu computador e dispositivos de comunicações será projetado para ser emocionantes companheiros eletrônicos para você.
Casa de hoje é projetado para proporcionar privacidade, com o castelo como seu modelo básico.Mas, como as novas comunicações em invadir a casa, as pessoas podem buscar novas retiros, como barcos. No entanto, as pessoas já aceitam que as tecnologias de informação têm levado grande parte da sua vida privada, e muitos vão se cansar de viver em fortalezas isoladas eletrônicos. Como conseqüência, eles podem muitas vezes sair para restaurantes e shoppings para procurar a companhia de outras pessoas. O shopping center do futuro se tornará um lugar para relaxar e se divertir, bem como um centro de exposições e de mercado.
Sonho produtos
Os produtos de hoje são projetados principalmente para fins racionais – para atender às necessidades físicas, para aumentar o conforto, ou para poupar tempo. No futuro, os produtos serão projetados para atender os objetivos espirituais e emocionais. Tais produtos servirão:
O mercado de emoção e excitação, incluindo o mercado para a violência. Alguns dos produtos de hoje já atender a esse mercado, embora ainda não admiti-lo totalmente. Nós ainda sentimos que cada produto deve ter um propósito racional, mesmo que possa ser simplesmente para proporcionar diversão.
O mercado de solidão e meditação, para o silêncio. Este mercado já é provavelmente enorme, porque a maioria das pessoas vivem em cidades, mas a demanda por essas qualidades serão atendidas de uma forma mais aberta, no espiritual, em vez de termos materialistas.
Sinais sobre si mesmo – o mercado de identidade pessoal. Ainda hoje, os automóveis podem ser menos um meio de transporte que um símbolo do estilo de vida e os sonhos de uma pessoa. Em 25 anos, torna-se mais evidente que as pessoas compram carros para simbolizar seus estilos de vida. Assim, o carro do futuro não vai se tornar mais racional, prático e eficiente, mas muito pelo contrário: Vai principalmente expressar sonhos de uma pessoa. A capacidade de um carro para levá-lo a partir do ponto A ao ponto B será subordinado ao seu caráter simbólico.
O mercado para a compreensão da vida. O homem sempre quis saber por que ele existe e que vem depois de sua existência. A religião, trabalho, arte e ciência têm oferecido respostas a essas perguntas profundas, mas temos de esperar que este mercado cresça, porque mais pessoas vão ter tempo para pensar sobre essas questões.
A Revival das culturas locais?
No ano de 2020, muitas regiões do mundo ainda será relativamente pobre em comparação com os países desenvolvidos. A diferença de riqueza pode ser tão grande como é hoje, mas a questão fundamental é saber se os países em desenvolvimento vão ver-se principalmente como ruim ou tão simplesmente diferente. No momento, a cultura ocidental está a ganhar terreno em muitos países, devido à disseminação global de informações. Em 50 anos, isso poderia resultar em uma monocultura global, com um mercado mundial para os mesmos produtos, música, entretenimento e moda. Muitas culturas e filosofias desapareceria.
A outra possibilidade é um renascimento global de culturas, com cada tribo redescobrir suas raízes. Assim como nós hoje estamos tentando preservar a biodiversidade, que pode decidir um dia para preservar a diversidade cultural. Se assim for, a diversidade cultural pode tornar-se mais importante do que o produto nacional bruto de uma nação. Contabilistas irá trabalhar com um muito novo conjunto de pressupostos. Sua tribo e seus valores irá realizar a maior importância para você. Questões que lidam com atributos culturais terá prioridade. As pessoas não vão se preocupar se uma cultura é “melhor” ou “pior” do que o outro; o importante será o de preservar a diferença.
O Long View é necessário hoje
De volta a 1900, era relativamente fácil de prever o futuro americano para as primeiras décadas, embora em 1950, as previsões estaria indo errado devido à vinda da Era da Informação. Da mesma forma, hoje, podemos antecipar algumas características da sociedade do século XXI. Já podemos ver o início de uma outra transformação. As mudas da Sociedade sonho pode ser vislumbrada em acontecimentos como a eleição de um ator como presidente dos Estados Unidos e um dramaturgo da República Checa. Nas próximas décadas, as mudas se tornará poderoso Sequoias.
The Futurist (ISSN 0016-3317) é publicada mensalmente pela Sociedade Future World, EUA Copyright © 1996 Mundial Future Society. Todos os direitos reservados.