“A Vida Digital” de Nicholas Negroponte é um livro de 1995 com uma incrível visão de futuro sobre a forma como o mundo digital iria evoluir. Negroponte fala sobre as economias de “átomos e bits” e como a internet iria mudar a maneira de se relacionar com a informação.
Este trecho me chamou a atenção:
“Se 2% da população da internet em 1995 aderissem à essa idéia* e se John escrevesse cem matérias por ano, ele ganharia anualmente 1 milhão de dólares… Uma vez que alguém conseguiu se estabelecer, o valor agregado de um distribuidor torna-se cada vez menor no mundo digital.” (ver este trecho no Google Books)
*A idéia seria o jornalista John Markoff receber “um níquel” por cada uma de suas matérias lidas por leitores através de um “método automático” de avisar seus leitores sobre novas matérias.
É difícil imaginar que este livro foi escrito em 1995!!! É incrível perceber a visão de futuro que Negroponte teve, pois neste pequeno trecho podemos perceber vários conceitos que hoje já estão materializados:
- Blogs – Pessoas com conteúdo relevante não resistem a ter seu blog. Veja o Blog do John Markoff que faz parte dos blogueiros do Ney York Times 🙂
- RSS – Aviso automático para os leitores
- AdSense – Seriam os “níqueis” pagos não pelos leitores, mas pelos anunciantes.
- Twitter – Atualmente é a melhor maneira de promover rapidamente seus artigos
Vou comentar alguns capítulos:
O DNA da Informação
Neste capítulo, Negroponte comenta que apesar de estarmos na era da informação, a maior parte da comercialização de produtos é medida em átomos. Ele comenta que indústrias como confecção e comida dificilmente irão migrar para o mundo dos bits, porém ele levanta uma questão essencial na indústria da informação e do entretenimento:
Destaquei um trecho que se retornarmos para o ano 2010, é a previsão da chegada de tablets de leitura como o IPAD. Vejam o vídeo oficial do IPAD:
Onde as pessoas e os bits se encontram
Negroponte realmente é um visionário, pois já comenta a importância da interface e facilidade de uso como fator decisivo para os bits ganharem mais força. Além disso, vislumbra o surgimento do Youtube e outros sites de vídeos quando comenta:
“Na internet, cada pessoa pode ser uma estação não autorizada de TV” Nicholas Negroponte
Vejam este vídeo de 1984 onde Nicholas Negroponte prevê o futuro das telas “touch” (iPhone), computadores como futuro da educação e outras tecnologias.
Sem dúvida, o projeto mais incrível de Nicholas Negroponte é o OLPC – One Laptop per Child.