Go to Top

Almir Suruí e Avatar – Heróis da floresta

Almir Suruí foi eleito um dos 100 homens mais criativos do mundo pela revista Fast Company que é uma das mais renomadas no mundo dos negócios. Ele visitou o Google e propôs uma parceria para viabilizar uma forma de monitorar os madeireiros ilegais usando a tecnologia Google Earth e os índios iriam tirar fotos e postar na plataforma. Também fez parceria com a Natura para um projeto de sustentabilidade e manutenção da floresta. Inicialmente propôs usar o “sequestro de carbono” que se mostrou inviável, então ele propôs usar o método REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal). A Natura compra créditos de carbono deste programa.

Fiz uma reflexão sobre o Almir Suruí e o filme Avatar. Acredito que grande parte dos filmes trazem mensagens “bonitas”, porém também existem mensagens subliminares. No Avatar temos o herói que vem de fora e não conhece nada da floresta, do outro lado temos o “povo” que nada consegue contra o inimigo. Na minha opinião, a mensagem de “vítimas” e da espera de alguém que venha solucionar nossos problemas não ajuda a mobilizar as pessoas para ação. Prefiro histórias reais como o Almir Suruí que traz esperanças que o Brasil tem jeito sim, mas não podemos esperar o governo. Vejam os vídeos das entrevistas do Almir Suruí.

Encontrei um blog com boas críticas sobre filmes e copio um trecho da crítica ao Avatar.

“Que tipo de reflexão isso gera nas pessoas? Será mesmo que alguém saiu do cinema pensando em se engajar politicamente para “salvar o planeta”, repensando seus conceitos em relação ao capitalismo e o militarismo ou sobre o massacre de indígenas que ocorreu na conquista das Américas, que pareciam ser os objetivos do diretor James Cameron? É claro que não! O máximo de comentários que um filme desses gera é sobre seus efeitos especiais “revolucionários” e uma sensação do tipo “alguém precisa salvar a natureza” que se esvai assim que o sujeito chega ao balcão do próximo McDonald’s.”
Fonte: http://tudo-em-cima.blogspot.com.br/2009/12/ainda-sobre-avatar-qual-e-mensagem.html

Entrevista de Almir Suruí com Roberto Justus

 

Entrevista de Almir Suruí com Sérgio Mello

 

Google Earth engine project

“O Google Earth Engine é uma plataforma de monitoramento de ambiente on-line que torna disponível para o mundo inteiro um modelo digital dinâmico de nosso planeta que é atualizado diariamente. Ele armazena petabytes de dados de satélite e permite que ferramentas de alto desempenho analisem e interpretem essas informações, que podem ser visualizadas em um mapa, desde mudanças da floresta tropical na Amazônia até os recursos hídricos no Congo.”
Fonte: Google Earth Solidário

Referências

  • https://www.facebook.com/almir.surui
  • http://www.thextraordinary.org/almir-narayamoga-surui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *