Go to Top

Vida Digital (1995) – Nicholas Negroponte – Um visionário digital

“A Vida Digital” de Nicholas Negroponte é um livro de 1995 com uma incrível visão de futuro sobre a forma como o mundo digital iria evoluir. Negroponte fala sobre as economias de “átomos e bits” e como a internet iria mudar a maneira de se relacionar com a informação.

Este trecho me chamou a atenção:

“Se 2% da população da internet em 1995 aderissem à essa idéia* e se John escrevesse cem matérias por ano, ele ganharia anualmente 1 milhão de dólares… Uma vez que alguém conseguiu se estabelecer, o valor agregado de um distribuidor torna-se cada vez menor no mundo digital.” (ver este trecho no Google Books)

*A idéia seria o jornalista John Markoff receber “um níquel” por cada uma de suas matérias lidas por leitores através de um “método automático” de avisar seus leitores sobre novas matérias.

É difícil imaginar que este livro foi escrito em 1995!!! É incrível perceber a visão de futuro que Negroponte teve, pois neste pequeno trecho podemos perceber vários conceitos que hoje já estão materializados:

  • Blogs – Pessoas com conteúdo relevante não resistem a ter seu blog. Veja o Blog do John Markoff que faz parte dos blogueiros do Ney York Times 🙂
  • RSS – Aviso automático para os leitores
  • AdSense – Seriam os “níqueis” pagos não pelos leitores, mas pelos anunciantes.
  • Twitter – Atualmente é a melhor maneira de promover rapidamente seus artigos

Vou comentar alguns capítulos:

O DNA da Informação

Neste capítulo, Negroponte comenta que apesar de estarmos na era da informação, a maior parte da comercialização de produtos é medida em átomos. Ele comenta que indústrias como confecção e comida dificilmente irão migrar para o mundo dos bits, porém ele levanta uma questão essencial na indústria da informação e do entretenimento:

vida-digital-dna-informacao

Destaquei um trecho que se retornarmos para o ano 2010, é a previsão da chegada de tablets de leitura como o IPAD. Vejam o vídeo oficial do IPAD:

Onde as pessoas e os bits se encontram

Negroponte realmente é um visionário, pois já comenta a importância da interface e facilidade de uso como fator decisivo para os bits ganharem mais força. Além disso, vislumbra o surgimento do Youtube e outros sites de vídeos quando comenta:

“Na internet, cada pessoa pode ser uma estação não autorizada de TV” Nicholas Negroponte

Vejam este vídeo de 1984 onde Nicholas Negroponte prevê o futuro das telas “touch” (iPhone), computadores como futuro da educação e outras tecnologias.

Sem dúvida, o projeto mais incrível de Nicholas Negroponte é o OLPC – One Laptop per Child.

Inspirado neste livro e na visão de melhorar o mundo de Nicholas Negroponte, decidi lançar o conceito “Vida Digital e Felicidade“. O objetivo é unir meu conhecimento em mais de 15 anos de vida digital e meu aprendizado ao longo de tantos desafios do empreendedorismo e ajudar as pessoas a se tornarem mais produtivas e a serem mais felizes usando adequadamente as tecnologias digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *