Crença de Merecimento

You are currently viewing Crença de Merecimento

O que TODOS, sem exceção, buscam na vida? FELICIDADE!

A diferença é que cada pessoa tem a sua forma de SER FELIZ e, portanto, os caminhos para a busca da felicidade são infinitos.

O desafio é que muitas pessoas não tem uma crença de merecimento e, por isso, não conseguem alcançar a prosperidade e sucesso. Acabam buscando reconhecimento nas outras pessoas e não se acham SUFICIENTES.

No vídeo do Paulo Vieira, ele traz uma visão muito legal sobre os três tipos de crenças que limitam nossa capacidade de sermos ricos e prósperos. Vou usar um trecho do post da Lia Amazarak porque achei bem resumido.

1) Crença de identidade: se refere ao ser (eu sou). A nossa percepção de nós mesmos determina a relação que teremos conosco. A crença do “eu sou” determina se gosto de mim mesmo ou não.  Esta crença determina o seu valor próprio até a sua autoimagem e todos os seus resultados e comportamentos.

Quando você de fato souber quem é, e através de um autoquestionamento descobrir seu propósito e sua missão de vida, terá um poder de realização sem medida e tudo ao seu redor conspirará a seu favor.

2) Crença de capacidade: se refere ao fazer (eu posso/eu sou capaz). A crença de capacidade é determinada pelo que você acredita ser capaz de fazer. Ela dita o seu potencial de realização e não a realização em si. É determinada pela combinação de crença de identidade e da crença de capacidade.

Então não basta ver a si mesmo como uma pessoa valorosa, inteligente e dedicada, se não acreditar que é capaz de realizar o que deseja.

3) Crença do merecimento: se refere ao merecer (eu mereço). Quando temos a crença de identidade forte, adequada e alinhada com a crença de capacidade, naturalmente passamos a construir a crença de merecimento (ter).

Fonte: https://lizamazarak.com.br/2018/10/02/3-crencas-poderosas-que-determinam-seus-comportamentos-e-resultados/

No famoso filme “À procura da felicidade” no qual Will Smith faz o papel de Chris Gardner ele mora nas ruas com seu filho até que descobre que pode se tornar corretor de ações para conseguir ser rico. Ele vê a possibilidade de mudar de vida, mas é obrigado a estudar em condições precárias para conseguir fazer o exame de admissão como estagiário.

Tive o prazer de assistir Chris Gardner no evento Rise Up Brasil 2020 e ele começa com uma metáfora para falar da pandemia do COVID-19 “Nós estamos na mesma tempestade, mas cada um está em um barco diferente”. Ele agradece a mãe que permitiu a ele SONHAR que poderia ser qualquer pessoa e comenta sobre esta que é uma das cenas mais famosas do filme.

Analisando o filme sobre a perspectiva da CRENÇA DO MERECIMENTO, podemos notar que ao conhecer o novo mundo de investimentos e ações, Chris Gardner criou uma nova IDENTIDADE dentro dele e se imaginou SENDO UM CORRETOR DE INVESTIMENTOS DE SUCESSO.

Como ele não tinha uma crença de CAPACIDADE limitante, ao invés de reclamar ou dar explicações que não conhece o mercado de ações, ele perguntou COMO FAZ para se tornar um corretor de ações e estudou com MUITO, MUTO…. MUITO AFINCO.

O final da história todos conhecem, mas desde o início do filme fica claro que Chris Gardner tem uma forte CRENÇA DE MERECIMENTO. Apesar das dificuldades financeiras que levou a esposa a abandonar a família, ele SEMPRE acreditou que MERECIA ATINGIR O SUCESSO.

Plano B é uma bosta, se fosse bom seria Plano A

Brasileiros, repitam comigo “Plano B é uma bosta, se fosse bom seria plano A” disse Chris Gardner na palestra no Rise Up Brasil.

Caiu uma ficha de 10 toneladas quando compreendi que se estamos na jornada em busca do nosso IKIGAI, aprendemos a nos COMPROMETER com nossas ações como Planos As. Vejo que muitas pessoas entram em projetos como Plano B e ficam culpando ou reclamando dos outros, ao invés de mergulharem como Plano A e se COMPROMETEREM com o sucesso.

IKIGAI e Crença de Merecimento

Ikigai é a razão de viver segundo os japoneses e é a combinação da sua paixão, missão, vocação e profissão. (Ver o que é Ikigai – https://jornadaikigai.com/o-que-e-ikigai)

Olhando para trás e analisando minha carreira, percebo que por décadas busquei o RECONHECIMENTO nas outras pessoas e tive muitos conflitos com pessoas que não “entendiam a minha razão”. Hoje percebo com clareza que desde jovem eu tinha uma boa crença de CAPACIDADE que me fez passar em engenharia elétrica na Unicamp, ter agências digitais, me tornar palestrante e até ser vencedor em um evento de projetos de educação (Konfide.Education). Como eu não TINHA a identidade da riqueza e não tinha a crença de merecimento, acontecia o que o Paulo Viera explica no vídeo e sempre que eu começava a ter sucesso…. eu perdia e voltava várias casas no jogo da vida.

Quando decidi assumir a identidade do ORIGAMISTA e comecei a FAZER muitos eventos eu descobri CAPACIDADES que não imaginava e como poderia combinar até o ORIGAMI COM PALESTRAS. Com isso, minha CRENÇA DE MERECIMENTO aumentou não apenas nas atividades com origami, mas em todas áreas da minha vida.

Aprender a dizer NÃO

Aprendi na mentoria de Alta Performance do Jorge Coutinho que devemos aprender a dizer NÃO para pessoas que não estão alinhadas com nosso propósito e valores. Quando não temos uma crença de merecimento acabamos buscando RECONHECIMENTO nas outras pessoas. Olhando minha carreira como empreendedor, eu vejo com clareza que assumi centenas de tarefas e projetos que não precisava apenas porque queria “provar para as pessoas que eu era capaz”.

O problema é que ao ter estas atitudes, eu perco o bem mais precioso que temos e que nunca mais volta: O TEMPO. O tempo que perdi com minha família e o dinheiro que deixei de ganhar porque não sabia dizer NÃO para as pessoas não tem como recuperar, mas as lições ficam e podem ser compartilhadas.

“Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca.” Provérbio Chinês

Vídeos e outras referências

Julieta diz como seu amor se assemelha ao mar. 
‘ 
Minha generosidade é tão ilimitada quanto o mar, meu amor tão profundo, quanto mais eu te dou, mais eu tenho, pois ambos são infinitos ‘. 
Esta afirmação refere-se ao seu amor profundo como o mar e quanto mais ela dá, mais ela recebe.
https://www.bartleby.com/essay/Analysis-of-the-Balcony-Scene-in-Romeo-F3C4ZM5ZTC#

“Você não pode nadar para novos horizontes até ter coragem de perder de vista a costa.” William Faulkner

https://fotoscomlegenda.com/frases-para-status/quando-tiver-que-escolher-entre-estar-certo-e-ser-gentil-escolha-ser-gentil

Deixe um comentário