Sem dúvida, o Black Friday foi um dos assuntos mais comentados da semana e parecia que quem não se interessou pelo tema era um “peixe fora d’água”. Assim como Big Brother, Novelas e UFC, somos dominados por “MODAS” que parecem obrigar a seguir a multidão. Fiz um vídeo para nos provocar!
“Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças.” Fonte: Wikipedia
Criticamos tanto que não queremos seguir o modelo americano, mas na hora de CONSUMIR acabamos imitando os americanos. Para piorar, imitamos de forma errada :-(.
Quem já me conhece, sabe que em 2013 mudei completamente todos os meus negócios e minha forma de perceber o mundo.
“Perceber o mundo em que se vive é o primeiro
passo para modificá-lo” André François
Vejam os motivos porque sou contra o Black Friday:
- Estimula o consumismo – Garanto que muitas pessoas compram sem precisar e acumulam dívidas.
- Aumenta o lixo – Um dos maiores problemas da atualidade é o lixo tecnológico. Muitas pessoas trocam produtos que estão bons apenas pelo desejo de ter um modelo mais novo.
- Estimula o vício pela tecnologia – A tecnologia e internet se tornou um vício para muitas pessoas. Assisti o “sermão sobre Tecnologia e Humanidade” de David Baker um dos fundadores da Wired e fiquei fascinado com as excelentes dicas para voltarmos a nos preocupar mais com o lado HUMANO e menos com o lado TECNOLÓGICO.
- Gera inveja – Assistam a palestra de Leandro Karnal “O pecado envergonhado a inveja e a tristeza sobre a felicidade alheia“.
“Inveja é a tristeza pela felicidade dos outros, exultação pela sua adversidade e aflição pela sua prosperidade”
Tomás de Aquino - Não educa as crianças – Tenho um filho de 10 anos e um de 4 anos. Gostaria de propor uma reflexão para os pais: Que exemplos vocês têm dado aos filhos no quesito CONSUMO? Nós somos os modelos que nossos filhos “imitam”. Se ficamos EMPOLGADOS com a Black Friday, a mensagem que transmitimos é que CONSUMIR é bom.
Busca do Autoconhecimento
O paradoxo de tudo é que há uma grande busca por autoconhecimento. Creio que temos que parar de querer ser feliz SOZINHO e sermos felizes JUNTOS como uma COMUNIDADE.
Recentemente foi lançado o filme “Eu Maior” sobre a busca da felicidade e do autoconhecimento. Lancei o portal Autoconhecimento.net.br com o objetivo de reunir profissionais especializados em diversas áreas para organizarmos encontros, cursos, palestras e artigos.
Dicas de como chegar lá
Participei do “4o. Encontro Nacional dos Consultores” e conheci o Ernesto Haberkorn que é fundador da TOTVS, uma das maiores empresas de software do mundo.
Fiquei admirado ao ver que ele está investindo muito em ajudar as pessoas a buscarem uma qualidade de vida pessoal e profissional através da empresa www.CircuitoNetas.com.br.
Conhecer pessoas que nos inspiram é muito melhor do que comprar na Black Friday.
ONG Brasil – Uma feira de projetos que inspiram
Ontem fui na ONG Brasil (http://www.ongbrasil.com.br) e conheci dezenas de projetos incríveis e ninguém falou de Black Friday. Vejam o vídeo que montei no Animoto.com.
Conclusão
Creio que já está na hora de pararmos de focar tanto nos problemas e em tentar resolvê-los consumindo. Se o que buscamos é FELICIDADE e nunca vi uma frase sobre felicidade falar sobre COMPRAS, vamos mudar nossas atitudes!
“A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.” Baden Powell
#COMPARTILHE
Referências:
- http://eduko.com.br – Arte e Educação para Crianças
- http://www.radiopositiva.net – Uma rede ligada à boa notícia.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Friday
- http://blogs.estadao.com.br/link/black-friday-tem-apagoes-e-maquiagem-de-precos/
- http://extra.globo.com/noticias/economia/black-friday-vira-piada-na-internet-e-um-dos-assuntos-mais-comentados-no-twitter-6810158.html
Concordo e acho q a técnologia deveria parar de avançar,alias nunca deveria ter existido essa é a verdade,técnologia so atrasa o ser humano.
E quanto a parte de não educar eu discordo,em escolas algumas escolas as aulas são por computadores ou tarblets e os alunos aprendem até maia rapido
Olá Matheus,
Se tecnologia só atrasa, não teríamos esta conexão, pois estamos usando o WordPress para o site e conexão banda larga.
Sou contra o consumismo, não contra tecnologia.
Quando puder, venha em eventos e podemos conversar.
http://www.Sympla.com.br/konfide.