Você cria sites?

Creio que ouvi esta pergunta mais de mil vezes desde que ingressei no mundo digital em 1997. Porém, antes eu me orgulhava de falar “Sim, eu crio sites”. Hoje, percebo claramente que existem dezenas de alternativas para criar um site e o mais importante não é o ato de CRIAR UM SITE. Além disso, O QUE É UM SITE?

Um site é apenas um conjunto de páginas com imagens e/ou vídeos cujo objetivo é COMUNICAR com eficiência os serviços e/ou produtos de uma organização.

Além disso, um site deve ser estruturado para ser fácil de gerenciar e deve ser encontrado no Google. O problema é que a maioria das empresas ainda não percebeu que para obter um resultado efetivo na internet, o importante é o CONTEÚDO. O ideal seria ter vários sites para temas específicos, criar blogs ou participar de blogs temáticos.

No podcast eu faço uma crítica e proponho uma reflexão sobre esta “simples” pergunta.

Um outro problema que vejo no mercado é o modelo de agências digitais. A grande maioria das organizações é composta de sócios e colaboradores que são contratados para trabalharem de 9h às 18h (às vezes até meia-noite…), porém o mundo digital exige uma multiplicidade de conhecimentos que é impossível para uma agência ter todas competências. Também é possível se conectar com qualquer profissional através do Facebook ou Linkedin, com isso, posso contratar como freelancers praticamente qualquer profissional.

Neste podcast, faço uma crítica ao modelo de agência.

Sobre a pergunta:

Você cria sites?

Colocaria a seguinte reflexão:

Você sabe contar a história de sua empresa ou sua história em um vídeo de forma simples e que seus potenciais clientes possam compreender e te contratar?

Se a resposta foi SIM, ótimo! Seu site tem grandes chances de ser um sucesso. Se a resposta foi NÃO, bom… Será que a agência digital que na maioria das vezes é apenas uma produtora de sites irá conseguir extrair a essência de sua história e transformá-la em um site?

 

Deixe um comentário