A Herbalife é uma das marcas mais conhecidas do mundo. Acredito que você deve conhecer e associar Herbalife a marketing multinível e produtos para emagrecer. De fato, há mais de uma década atrás havia o foco em emagrecimento com o slogan “Perca peso agora! Pergunte me Como!”. Porém, houve um grande redirecionamento estratégico e a Herbalife tem o foco em 3 pilares: Sobrepeso, longevidade e empreendedorismo.
Na minha última semana em Salvador, um grande amigo da época de Escola Técnica Federal da Bahia (mais de 30 anos atrás) que é empreendedor e tem uma empresa consolidada na área de tecnologia – Grupo Diginet – comentou que a esposa dele em um Espaço de Vida Saudável. Fiquei curioso e ele explicou que é uma das ferramentas de negócios da Herbalife. Ele comentou que tinha um preconceito com a Herbalife, mas que ao participar dos encontros e treinamentos percebeu que a estratégia de negócios e marketing é excelente. Para resumir a história que conto no vídeo, fui conhecer um evento da Herbalife e gostei bastante. Entrei na Herbalife e fui conhecer um Espaço de Vida Saudável da Karla Menddes que é uma das pessoas mais ativas em Salvador.
Gravei um vídeo com as minhas impressões sobre a Herbalife.
Antes de você fazer um JULGAMENTO, gostaria de propor algumas reflexões:
- A maioria das pessoas tem o hábito de fazer julgamentos com base em pré-conceitos
- Marketing multinível ficou associado a pirâmides financeiras para algumas pessoas. Muitas tem traumas e acabam generalizando. Outras conhecem amigos que não deram certo e tomam a decisão com base no “amigo que não deu certo”.
- O ser humano precisa buscar referências que validem as suas crenças. Muitas pessoas não acreditam em si mesmas e buscam pessoas com histórias que validem sua “decisão interna” que é insconsciente.
Gosto muito da frase:
“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” Henry Ford
Eu sou prático e gosto de decidir rápido, porém gosto de pesquisar e estudar MUITO sobre os projetos que me envolvo. Sabemos que o Google é o ORÁCULO da atualidade e nenhuma empresa sem qualificação resiste a algumas buscas no Google. Logo surgem resultados do ReclameAqui ou vídeos do Youtube denegrindo a imagem da empresa. A Herbalife mais uma vez me surpreendeu, pois encontrei poucos resultados contra o modelo de negócios e, a maior parte que encontrei, são anônimos.
A Corrida dos Ratos e Marketing de Rede
Este vídeo resume em poucos minutos o quadrante do fluxo de caixa criado por Robert Kiyosaki – autor do livro Pai Rico Pai Pobre – e também explica os 8 valores do Marketing de Rede.
Google Trends – Avaliando o mercado e prevendo o futuro com as buscas
O Google Trends é uma ferramenta incrível que permite visualizar o volume de BUSCAS DE PALAVRAS NO GOOGLE ao longo do tempo. Podemos comparar até 5 palavras ao mesmo tempo. A busca por HERBALIFE no Brasil mostra uma oscilação, mas podemos concluir que é uma MARCA CONSOLIDADA. Veja o resultado das tendências de busca por ORKUT e FACEBOOK para tirar suas conclusões. Veja algumas marcas de marketing multinível: MONAVIE e HINODE.
Há uns 20 anos atrás participei da Amway, mas durou fiquei pouco tempo. Percebi que não seria natural adotar o hábito de usar os produtos e a estratégia de convencimento das pessoas era muito agressiva.
História da Herbalife
Pesquisei na Wikipedia a história da Herbalife. O que me chamou a atenção é que o CEO da Herbalife desde 2003 é Michel O. Johnson que foi executivo da Disney durante 17 anos.
Em fevereiro de 1980 Mark Hughes começou a vender os produtos com a marca Herbalife no porta-malas do seu carro. Hughes costumava dizer que o motivo de ter começado a Herbalife e a venda dos seus produtos surgiu com a preocupação com perda de peso da sua mãe Joanne. Segundo ele, o falecimento precoce da sua mãe foi causado por distúrbios alimentares e má condução na sua perda de peso. Hughes morreu em maio de 2000 aos 44 anos de idade. Um de seus slogans é “Perca peso agora! Pergunte me Como! A empresa chegou ao Brasil em 1995 e é atualmente dirigida por Gioji Okuhara. O atual CEO Michael O. Johnson entrou na empresa em abril de 2003 após ter trabalhado por 17 anos na Walt Disney Company. A empresa pertence ao grupo da NYSE (Bolsa de Valores de Nova York) desde 2005. O conselho médico científico da empresa é composto por um ganhador do Nobel, o Dr. Louis Ignarro, e também por um especialista de destaque no mundo em nutrição humana, Dr. David Heber. Além de dezenas de especialistas atuando nos mais de 90 países em que a empresa atua.Herbalife FUNCIONA! ou FUNCIONA?
Fiz o trocadilho usando a exclamação e interrogação para propor uma reflexão para você. Sempre que surge algo novo no mercado, principalmente em setores como alimentação e cosméticos, as pessoas buscam no Google:
NOME DO PRODUTO FUNCIONA?
As grandes dúvidas das pessoas que fazem esta busca são: Vale a pena comprar? Será que vai dar certo comigo? Já tentei tantas coisas, será que este PRODUTO vai dar certo? Será CONFIÁVEL?
A minha PROVOCAÇÃO ao usar EXCLAMAÇÃO ou INTERROGAÇÃO é que:
“Pessoas que vão atrás dos seus SONHOS, batalham para conseguir RESULTADOS, são RESILIENTES e EMPREENDEDORAS em geral usam a EXCLAMAÇÃO!!!! “
Quem busca alguma justificativa para NÃO FAZER, NÃO DECIDIR ou NÃO REALIZAR usam INTERROGAÇÃO. A questão não é nem o fato de um produto FUNCIONAR ou NÃO. É a DECISÃO PESSOAL DE MUDAR!
Talvez, há alguns anos atrás eu teria perguntado HERBALIFE FUNCIONA? Porém, no atual momento prefiro afirmar HERBALIFE FUNCIONA!.
Ufa!! O que achou? Comente e entre em contato para conversarmos.
Minhas reflexões sobre empreendedorismo
Sou empreendedor há mais de 20 anos, pois em 1994 decidi começar a dar aulas de informática e em 1998 ingressei no mercado de Marketing Digital criando sites usando o FrontPage. Durante muitos anos, acreditei que meu futuro era o Marketing Digital, porém tentei viabilizar 4 agências digitais – Arteweb, Tomate Comunicação Digital, Elementa e Konfide Marketing Digital – e todas tiveram projetos muito legais, mas não deram certo financeiramente. De forma mais direta: Quebraram!!! Vejam os vídeos Minha história com Marketing Digital e Porque agências digitais não funcionam para entenderem meu ponto de vista sobre Marketing Digital.
Referências:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Herbalife
- http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/4188632/juiz-americano-determina-herbalife-nao-esquema-piramide
- https://br.pinterest.com/marciookabe/herbalife/
- https://www.moai.club/marciookabe/tendencias/como-prever-o-resultado-de-eleicoes-com-google-trends/
- Entrevista com Michel O. Johnson – https://www.youtube.com/watch?v=L366GHmTanM
Adorei os insights Márcio.Você conseguiu transmitir e sintetizar de forma simples,clara e objetiva todos os benefícios que a Herbalife nos proporciona. ” A questão não é nem o fato de um produto FUNCIONAR ou NÃO. É a DECISÃO PESSOAL DE MUDAR! “.Parabéns pela decisão de querer mudar rumo a um estilo de vida saudável!Seguimos juntos!Abraços
Marcio, que legal ver esse seu post, e muito bom assistir esse video em que vc fala sobre o mmn, e gostaria de te apresentar os projetos que venho desenvolvendo quando vc voltar a são paulo, talvez possamos nos ajudar pois sei que vc tem o conhecimento que eu necessito para eu me aperfeiçoar em minhas apresentações.
podemos falar quando voltar?
Olá Cleoci,
Obrigado pelo interesse. Recomendo participar da wwww.AcademiaKonfide.com.br, pois este ano meu foco será apoiar apenas quem faz parte da rede.
Abraços,
Marcio Okabe