Sou fã do Homem-Aranha e acompanhava todas as histórias quando tinha tempo para isso ;-). Como o tema Jornalismo Digital em alta, fiquei imaginando como seria a vida de Peter Parker nos dias de hoje.
Acredito que seria muito mais fácil e, com certeza, ele não dependeria de vender fotos do Homem Aranha para o editor do Clarim Diário de Nova York – o nada simpático Jonah Jameson.
Peter Parker seria um blogueiro, e dos bons! Com a disponibilidade de tecnologias móveis, banda larga e diversas opções para publicação de conteúdo multimídia, sem dúvida nenhuma o alter ego do Homem Aranha seria uma personalidade nas redes sociais.
Acompanhe este artigo e veja como seria o dia-a-dia de Peter Parker como Jornalista Digital em tempos de internet.
Blog e Twitter do Peter Parker
O blog seria o canal oficial para divulgar as notícias, fotos e vídeos do Homem Aranha, e os fãs teriam a oportunidade de ler a versão dos fatos sem a distorção imposta por Jonah Jameson do Clarim Diário que é um inimigo declarado do Homem Aranha. A receita do blog viriam de anúncios do Google Adsense e patrocinadores.
Parker aplicaria estratégias de SEO e utilizaria plataformas como WordPress para garantir uma boa indexação do blog pelo Google. Além disso, o Twitter teria milhares de seguidores em todo mundo, portanto cada POST seria rapidamente promovido através do Twitter.
Como sabemos, as pessoas adoram colaborar e compartilhar conteúdo, portanto o blog teria a ajuda de dezenas de pessoas que seriam co-autores do blog.
A página do Facebook teria milhares de fãs e centralizaria as fotos e vídeos do Homem-Aranha. Para quem não sabe, no Facebook é mais importante criar a página e não uma comunidade como no Orkut.
A página permite que os usuários CURTAM a página, e com isso ganha popularidade na medida que mais pessoas curtem.
Na história em quadrinhos, Peter Parker negociava as fotos “exclusivas” do Homem-Aranha a U$ 100 por fotos. Nos dias de hoje, isso seria inviável, pois os próprios fãs publicariam fotos diretamente de seus celulares para o Twitter/Flickr ou vídeos para o Youtube.
Como as fotos são um dos principais atrativos do Homem-Aranha, seria feita a integração entre as fotos no Flickr com o Facebook. (Ver: Como usar o Flickr com o Facebook?)
Canal no Youtube do Peter Parker
Ter seu próprio canal no Youtube com entrevistas e vídeos exclusivos do Homem-Aranha seria uma forma de fidelizar a audiência e gerar receitas através de patrocinadores e anúncios. Veja uma entrevista Tobey Maguire.
O Youtube possui um canal chamado Reports´ Center dedicado a ajudar os jornalistas a publicar vídeos informativos de forma mais eficaz.
http://www.youtube.com/user/reporterscenter
Você é um jornalista digital?
Gosto da frase “O jornalista é que segue a audiência” de Pollyana Ferrari, autora do livro Jornalismo Digital. Assista a entrevista sobre Jornalismo Digital:
A reflexão para os jornalistas e outros profissionais de comunicação é:
“Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado” Albert Einstein