Uma das principais estratégias de comunicação para influenciarmos a decisão das pessoas em nível inconsciente são as metáforas.
Quando ministro cursos de Apresentações de Alto Impacto, uma das partes que mais gosto de falar são as metáforas visuais.
A Harvard Business Review usou uma imagem muito inadequada para ilustrar a matéria sobre “Seu modo de contratar está errado”. Usou a imagem de ANZÓIS!!! Você gostaria de ser FISGADO por uma empresa?
A grande mudança que estamos vivendo no mercado é que muitas pessoas, principalmente as mais talentosas não querem mais ser ESCOLHIDOS pelas empresas. Elas querem ser ATRAÍDAS. Portanto, uma boa imagem seria usar imagens de ARTE e ESPORTES para gerar EMPATIA com o leitor.
Leia a matéria na íntegra “Seu modo de contratar está errado – Harvard Business Review” e tire suas conclusões.
Fiz um vídeo para explicar porque não gostei da imagem dos anzóis.
Veja o meu post:
A metáfora é uma ferramenta de comunicação poderosa, pois se comunica com os dois lados do cérebro:
“Compreendido literalmente pelo lado esquerdo associado à mente consciente, lógica e racional, onde se encontram as estruturas corticais reponsáveis pelo processamento da linguagem. Ao mesmo tempo, é compreendido no seu sentido figurado pelo lado direito associado à mente inconsciente, intuitiva, criativa, emocional e sábia. A metáfora usa uma linguagem simbólica que é característica da linguagem primária do inconsciente.” Fonte: http://www.portalcmc.com.br/pnl16.htm
No meu post “A Arte da Metáfora” tem um vídeo excelente para explicar a importância de escolher boas metáforas.
http://sbap.com.br/diversos/a-arte-da-metafora