O marketing digital se tornou fundamental para empresas de qualquer porte. Porém, pequenas empresas ou profissionais liberais não tem condições de investir em agências digitais. Mesmo para empresas que podem contratar agências, é comum ver problemas de projetos que não terminam ou não trazem o resultado desejado.
Em contrapartida, há uma tendência dos serviços online se tornarem cada dia mais eficientes e no foco em atender o cliente final. Sites como WIX.com e GoDaddy.com tornam fácil registrar um domínio e criar um site sem necessidade de contratar agências.
Acredito que é preciso rever com urgência o modelo de contratação de serviços digitais. Na minha visão, a tendência é a contratação de profissionais diretamente pelas empresas através de sites que facilitem criar conexões de confiança.
Além disso, o profissional que atende empresas como hotel fazenda, restaurantes, empresas de cursos, buffets infantis, etc. deve se tornar cliente e usar os serviços/produtos do cliente. Afinal, como fazer um bom marketing para um hotel fazenda se não usufruo do serviço?
Eu, por exemplo, não seria um bom consultor de marketing digital para empresas da área de GAMES ou TEATRO, pois não sou um consumidor destes segmentos e não teria condições de ter boas ideias.
Ou seja, em uma agência tradicional NUNCA terá profissionais que tenham potencial de serem clientes das empresas que pedem orçamentos. Por isso, o valor do projeto sempre será muito maior do que quando realizado por uma equipe de PESSOAS atuando em rede.
Escute os podcasts:
Porque agências não funcionam
O mito da marca
Neste podcast, eu questiono a busca de milhares de jovens em criar uma marca para sua “agência” que na prática é apenas uma pessoa ou alguns sócios. Na realidade, deveríamos focar nossos esforços em criar uma REDE DE CONFIANÇA e atuar como equipe de acordo com cada projeto.
Você precisa de um site, uma apresentação (Prezi ou PPT) ou outro serviço digital?
Preencha o formulário abaixo, pois irei direcionar para o projeto Vida Digital e Agência em Rede.