Fui na Mega Artesanal que é a maior feita de artesanato do Brasil e fiz algumas reflexões sobre o momento de grande decisão que estamos atravessando.
Desde criança escuto que o “Brasil é o país do futuro”, mas este futuro parece não chegar nunca…
Também vejo disputas presidenciais e me recordo da morte do Tancredo Neves e posse do José Sarney, da decepção com Fernando Collor, do plano real com Fernando Henrique Cardoso…
O INSIGHT que me veio estes dias inspirado nesta frase “O problema não é o que você sabe, e sim as suas certezas que não são tão certas assim. Mark Twain” é que a metáfora da Matrix vale para o conceito de PRESIDENTE.
Para que serve um presidente? Para governar o país?
Mas de verdade… Quem FAZ O PAÍS ANDAR?
Meu pai trabalhou 51 anos na Petrobrás e é uma das pessoas mais incríveis que conheço. Minha mãe é uma artesã que me ensinou origami e ama plantas que depois de casada nunca mais teve carteira assinada.
Quem faz o Brasil não é o presidente. Muito menos o Lula ou o Bolsonaro.
Fico triste em ver a polarização acontecer, pois fazendo uma metáfora com FUTEBOL que não acompanho mais (vale outro post) é como brigar por jogos de futebol acreditando que vai mudar nossas vidas.
Participei da roda de conversa no estande Mãos e Mentes Paulistanas que é tem o objetivo a melhoria da atividade econômica e social dos empreendedores artesanais e manualistas paulistanos.
O que vi foi um respeito à diversidade e a lógica da força do COLETIVO. Fiquei imaginando…. Já imaginou se fosse assim na política? Onde perdemos a noção da POLÍTICA como força de mudanças e transformamos a política em uma competição de quem ganha e quem perde? Qualquer semelhança com futebol seria mera coincidência?
Ainda vivemos a política do pão e circo da antiga Roma?
Eu acredito que precisamos MUDAR nossas crenças e parar de seguir modelos e opiniões das massas.
Eu convivo em ambientes com pessoas de direita e esquerda, mas o que incomoda é a falta de possibilidade de alguém manifestar sua opinião política sem ser criticada.
A APROVAÇÃO SOCIAL é um dos princípios psicológicos que nos levam a tomar decisões. De forma mais simples, como meu filho de 13 anos fala: Síndrome do REBANHO.
O artesanato é uma atividade que ajuda a levar FELICIDADE E SAÚDE PARA O MUNDO. Além de ser uma fonte de renda ou principal para muitas pessoas. Os artesãos(ãs) tem naturalmente o espirito coletivo e o respeito à diversidade. Não vemos artesãos criticarem o fato de um gostar de pintura, o outro de cerâmica, gostar de origami ou outras artes. Não seria um SONHO ser assim na política também?