YouTube muda as regras e muitos youtubers podem falir

youtube muda as regras

Youtube muda as regras e muitos youtubers podem falir. Gravei um vídeo para resumir a minha opinião.

O Bruno Ávilla fez um vídeo onde ele comenta o vídeo do Felipe Neto criticando a decisão do Youtube. Achei bem rica a discussão do Bruno Ávilla, pois fez uma excelente analogia com as mudanças que o Google fez em 2015 e milhares de blogueiros deixaram de monetizar. O fato é que blogueiros que escreviam focados no robô de busca do Google perderam suas boas colocações no Google e, consequentemente, sua audiência. Porém, a qualidade de conteúdo que encontramos no Google melhorou! A verdade seja dita, o Google se preocupa com a QUALIDADE DE CONTEÚDO e o Youtube pertence ao Google.

Muitos youtubers vão falir? Sim, mas muitos outros youtubers com conteúdo de qualidade irão ganhar mais relevância. Conteúdo de qualidade é RELATIVO e sabemos que grande parte do consumo de conteúdo é de jovens. Um exemplo é o programa Zorra Total que passa sábado à noite em horário nobre e eu acho que é de PÉSSIMA QUALIDADE. Mas se passa sábado à noite é porque a Globo tem ibope. O programa “Como será” é incrível e passa sábado de manhã. Eu prefiro ver programas com conteúdo mais educativos e que divulguem projetos de qualidade do que conteúdos de piadas e paródia. O youtuber do Brasil “Whindersson Nunes” que nunca assisti nenhum vídeo e outros que seguem esta linha de conteúdo serão os maiores prejudicados.

Segundo Felipe Neto, uma das principais mudanças será filtrar conteúdos que não são “family friends” para evitar que anúncios sejam veiculados nestes conteúdo. Muitos youtubers falam palavrões ou conteúdo que não são adequados para crianças e serão os mais prejudicados com as mudanças, pois claramente não são conteúdos “family friends”.

Na minha opinião, o Youtube acertou na decisão. Felipe Neto reclama no vídeo, mas ele e centenas de youtubers que ganharam muito dinheiro com o Youtube e criaram formas de garantir monetização com sua comunidade perderão dinheiro, mas não podem negar que suas carreiras tem como origem o Youtube. Muitos youtubers que estavam começando a ganhar seu sustento com o Youtube perderão seu sustento? SIM. Porém, depois os usuários, os ANUNCIANTES são o segundo foco do Youtube. Portanto, as mudanças tem como objetivo garantir que os anúncios sejam veiculados em conteúdo alinhados com os interesses dos anunciantes.

Gostei muito do debate promovido pelo Bruno Ávilla, vale a pena assistir.

 

Este post tem 16 comentários

  1. Renan Souza

    Muito bom esse post e muito esclarecedor, muito obrigado.

  2. Luana

    Acontece que quem ‘paga’ os anúncios para os criadores de conteúdo são os espectadores e simplesmente não é justo um youtuber que tem uma merreca de visualizações ganhar tanto quanto quem tem milhões de visualizações simplesmente pq o youtube julga seu conteudo adequado. Nossa é o fim dos tempo ‘censura’ na internet. Quem tem que controlar o que os filhos acessam são os pais, todo o conteúdo tem q estar disponível para todos os públicos e não estou falando só dos canais de bobagens ou que falam coisas impróprias mas canais que são muito acessados mas recriminados como games por exemplo…

  3. Luiz Takara

    Acredito que cada um tem um gosto diferente, temos apenas que respeitar uns aos outros. No caso do Youtube sim, estão pensando em anunciantes mas a questão de conteúdo quem dita é quem assiste. Se você não gosta de determinado conteúdo, assista outro. Esse foi o ponto forte do youtube, que o diferenciou da TV.
    Pelo que eu vejo, logo teremos vários conteúdos “family friendly” no youtube, mas se engana quem pensa que os destaques irão pra canais de conhecimento, aulas, tutoriais. Esse conteúdo que receberá destaque, é o mesmo o já existente na plataforma, muitos deles são videos pra crianças, aqueles videos de camadas disso, daquilo… É uma situação complicada, de um lado temos os anunciantes e do outro os youtubers, pessoas que levantaram a plataforma pra o que ela é hoje.

    1. marciookabe

      Olá Luiz,
      Só o tempo dirá o que vai acontecer. O fato é que é o capitalismo em ação…
      A única coisa que sei é que com certeza foi muito bem planejado.
      Abraços,
      Marcio Okabe

    2. MARVYN Edson

      Eu gostava do YouTube de 2015/2016 um grande e sincero R.I.P

  4. Jose Anotnio

    Boa tarde amigos !

    Por favor não quero provocar polêmicas, como bem citou LUIZ TAKARA, respeitar as opiniões deve ser considerado, mas…..

    Antes de mais nada, o Google faz muitas pesquisas e das mais diversas formas antes de lançar ou mudar qualquer item.

    ISSO É FATO !

    INFELIZMENTE, tem muitos pais que não tem tempo para acompanhar o que seus filhos assistem, e isso é fato !

    Diante disso, sou a favor uma criação de outro “youtube”, especificamente para adultos ou algo assim.

    Aqui no Brasil já se considera termos perdido três gerações por falta de clareza no vivermos socialmente. Isso também é fato diante da ciência séria e respeitada.

    Minha opinião é que deve existir sim uma boa fiscalização direcionado aos conteúdos de cada vídeo ou mesmo postagens na internet e até mesmo nas tvs entre outras formas de comunicação.

    Principalmente hoje, muitos jovens nem sabem interpretar textos, mas fazer coisas erradas são bicampeões.

    O livre arbítrio é fundamental, mas com dignidade e moral.

    Pra finalizar, não conheço nenho dos programas acima citados.

    O que sei é que, antigamente não tínhamos tantas informações como hoje,nossas buscas eram nas bibliotecas com enorme dificuldades, mas mesmo assim fazíamos “chover e acontecer”.

    Hoje, existe muitas informações boas e infelizmente ruins, mas…. boa parte do povo se apega em qualquer informador, não busca saber suas raízes, seus reais fundamentos e fatos, então criam coisas até mesmo sem noção, que, acabam encontrando jovens e até mesmo adultos descentralizados do viver socialmente, que fazem desses até mal intencionados seus líderes, heróis, etc e seguem-os sem mesmo ter noção para onde estão indo, o que é uma pena porque com certeza terão muito sofrimento em breve.

    Como citei acima, não quero criar polêmica, minha intenção neste é apenas alertar porque o mundo é de vocês, e se não souberem escolher as sementes para plantar, terão que comer os frutos seja la quais for.

    O mundo esta virando de pernas para o ar, isso é fato, e devemos tudo isso a muita liberdade para quem não tem sequer capacidade de refletir.

    Respeito todas as opiniões, mas refletir um pouco mais e procurar escolher melhor o que se assiste é fundamental para a mente de cada um e principalmente para o coletivo.

    Recebam todos, TODOS sem exceção meu Respeito e Forte abraço Terapêutico !

    1. Jose Anotnio

      continuando…
      Isso que citei acima, é fato porque também sou pesquisador, e faço isso constantemente em meu consultório.
      Abraços !

    2. marciookabe

      Olá José Antonio,
      Gratidão pelo excelente comentário. Concordo e acho que devemos combater conteúdo que gera POLARIZAÇÃO.
      A mídia adora idolatrar e crucificar as pessoas (Bel Pesce, Eike Batista, etc.).
      Temos que ser JUSTOS e valorizar o que é certo e condenar o que é errado.
      Quem venham youtubers com conteúdo que ajude o Brasil a deixar de ser o país do futebol e se torne o país da educação.
      Abraços
      Marcio Okabe

      1. Joaquim

        É verdade Marcio Okabe.

  5. Marcelo Souza

    Pelo que eu entendi o problema de vcs com ele é pelo tanto que ele ganha ? Me diz alguém aí que se ganhasse o que ele ganha e tivesse esse corte faria um vídeo em total apoio ao youtube. Ninguém considerou que o cunho do vídeo era sobre uma empresa do tamanho do google estar se sujeitando a uma mídia que não se inovou ? Pois é, parece que o problema é ver uma pessoa ganhando muito enquanto outras tão pouco.

    1. marciookabe

      Olá Marcelo,
      Não é isso que falei. Tanto é que acho que o Manual do Mundo deve ganhar MUITO e acho justo. A questão é que conteúdos como Zorra Total em horário nobre, enquanto “Como será?” da Globo passa sábado de manhã cedo.
      Ficarei feliz em ver mais conteúdo de qualidade e menos palavrões. Pensando no Youtube como uma “empresa” e os youtubers como “funcionários”… Faz parte do jogo, a empresa está demitindo quem tem um perfil que o Youtube não quer valorizar.
      Obrigado pelo comentário,
      Marcio Okabe

  6. Oséias

    Parece que o youtube continua com sua politica de mudanças.
    Apartir desse mês somente os canais acima de mil inscritos e com uma quantidade de horas de exibições acima de 4000 horas terão direito de participarem das monetizações.

  7. Pescaria Top 100

    Eu estava tão feliz…kkkk…
    cada centavinho era inspirador…. O dinheiro não era nada mas a diversão de ver um centavinho a mais era tudo…mas não tenho os 1000 inscritos e fiquei fora….

    Vamos lá! Espero chegar aos 1000 inscritos e as remunerações voltarem…do contrário qual será a alegria da brincadeira

  8. Aronin

    E assim o youtube começa a cavar sua cova, assim como a Globo fez, aos poucos os jovens que tanto o youtube quer proteger, vão aos poucos migrando para outras plataformas que se adaptem melhor aos seus gostos nada “family friends”.

    1. marciookabe

      Olá Aronin
      Não creio que terá problemas. Na realidade, estamos apenas vendo o começo do domínio da era dos vídeos.
      Acesse o meu canal do Youtube – Youtube.com/user/marciookabe
      Vamos ver!
      Abraços,
      MarcioOkabe.com

Deixe um comentário