Lembro de criar minha primeira campanha de AdWords em 2004 para divulgar uma loja de brinquedos educativos.
Em 2007, comecei a ministrar o Curso de Marketing no Google que se tornou uma das referências no mercado. Milhares de pessoas participaram dos meus cursos em várias cidades do Brasil.
Outro dia, passei na porta do local onde ministrei meu primeiro curso de Marketing no Google na DBios Tecnologia que também evoluiu muito. Fiz um post em 2014 quando ministrava aulas de Marketing Digital na Escola São Paulo de Economia Criativa que era um lugar maravilhoso, mas que acabou encerrando as atividades no espaço físico.
Veja o post sobre “As portas da sua vida – Decidir fazer, Mágoa e Perdão, Orgulho e GENTILEZA”
Curso Online de Marketing no Google
Há duas formas de aparecer no Google: Pagando os Links Patrocinados (AdWords) ou nos resultados orgânicos (gratuitos).
Lógico que todos querem aparecer nos resultados gratuitos, mas para isso é necessário otimizar seu conteúdo para que ele seja corretamente indexado pelo Google. Estas estratégias se tornaram conhecidas como SEO (Search Engine Optimization) e logo se formou um novo mercado dos profissionais de SEO. A união das estratégias de AdWords + SEO ficou conhecido como SEM (Search Engine Marketing). O Google Trends é uma ferramenta que permite visualizar o volume de buscas e comparar até 5 palavras. O gráfico abaixo mostra a comparação das buscas – ADWORDS, SEO e MARKETING DIGITAL.
AdWords ou SEO?
Sempre defendi a importância do conteúdo na estratégia. O problema é que as pessoas tem uma tendência natural a decidir pelo caminho mais fácil. Fazer links patrocinados é “fácil”:
> Cria-se um anúncio > Cadastra as palavras-chave > Escolhe a forma de pagamento > Seus anúncios aparecem no Google > Seu site recebe visitas
O AdWords é como comprar uma feira. Compra-se as visitas, mas sempre se paga mais caro. O SEO é como agricultura, se plantar e cuidar corretamente, podemos colher bons resultados. Leiam o artigo “10 erros comuns em Links Patrocinados“.
ZMOT – Zero Moment of Truth
“A maneira como compramos está mudando e as antigas estratégias de marketing não conseguem acompanhar o ritmo. Não importa que tipo de produto compramos, de cereais a ingressos para shows ou uma viagem de lua de mel para Paris, a internet mudou o modo como decidimos o que comprar. Hoje, somos todos exploradores digitais, buscando na web avaliações e opiniões de colegas em redes sociais e vídeos, e levantando muitas informações sobre os produtos antes de comprá-los. O marketing evoluiu e as estratégias modernas devem evoluir de acordo com as mudanças no comportamento antes da compra.
No Google, chamamos o momento da tomada de decisão online de Momento zero da verdade (Zero Moment of Truth) ou, simplesmente, ZMOT.” Fonte: http://www.zeromomentoftruth.com
Leia meu artigo no iMasters: ZMOT – O que o Zero Moment of Truth tem a ver com você?
Cauda Longa e Conteúdo
Em 1897, Vilfredo Pareto, estudando os padrões de riqueza da sociedade do século XIX constatou que 20% da população mais rica da
Inglaterra detinha 80% da riqueza. Comparando com outros países ele percebeu que a proporção se mantinha constante. Este conceito vem sendo utilizado no mundo dos negócios para definir prioridades de investimentos, por exemplo: uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita. Com a internet tudo mudou, e Chris Anderson, em seu excelente livro “A Cauda Longa”, mostrou que o marketing de massa está migrando para marketing de nichos, e que a regra de Pareto não mais se aplica em muitos mercados.
A Cauda Longa explica o fenômeno da explosão dos blogs e das lojas virtuais. Conquistar as primeiras colocações no Google se tornou essencial para sobrevivência de muitas empresas ou fonte de renda para blogueiros.
Leiam meu artigo: Cauda Longa e Contéudo.
Sobre o Marcio Okabe
Criou seu primeiro site em 1997 e a lançou o curso de Marketing no Google em 2007. Milhares de pessoas participarem dos cursos presenciais e online. Formado em engenharia eletrônica pela Unicamp e pós em Administração pela FGV. Master-practitioner em PNL e especialista/aprendiz em apresentações, principalmente com Prezi e Emaze. Professor e palestrante de temas como Marketing Digital, Tecnologia na Educação e Neuromarketing.
Referências:
- http://imasters.com.br/artigo/13502/metricas/cauda-longa-e-o-google/
- http://www.konfide.com.br/artigos/links-patrocinados-2/10-erros-comuns-de-links-patrocinados/
- http://www.konfide.com.br/artigos/google-2/do-banner-ao-marketing-no-google/
- http://www.konfide.com.br/artigos/marketingdigital/dicas-essenciais-de-marketing-no-google-e-adwords/
- http://www.konfide.com.br/artigos/links-patrocinados-2/como-se-tornar-um-profissional-certificado-google-adwords/
- http://www.konfide.com.br/artigos/google-2/google-grants-publicidade-gratuita-para-ongs/
- http://imasters.com.br/artigo/17969/metricas/como-e-por-que-contratar-uma-consultoria-de-links-patrocinados/
- https://cursoadwords.wordpress.com/