Estratégia do Oceano Azul

Tudo bem? Você deve ter pesquisado no Google “Estratégia do Oceano Azul” e encontrado meu blog.


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A Estratégia do Oceano Azul é uma metáfora para ilustrar como podemos inovar ao criar novos mercados se soubermos OUVIR e IDENTIFICAR as novas demandas dos clientes. Este vídeo é bem legal para conhecer o conceito.

Imagem extraída do ebook Estratégia Visual para Estrategistas
Designer – http://clarissabiolchini.com

Origami.club – Oceano Azul

Este ano completei 49 anos e decidi assumir uma paixão de infância e transformar em negócios: O ORIGAMI.

O domínio ORIGAMI.CLUB é INTERNACIONAL e pode ser entendido em praticamente qualquer país, basta ter um site multi-idiomas. A ideia será criar um “Uber” de origamistas e conectá-los com quem precisa contratar oficinas ou produtos.

O que é a estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul é o resultado de uma década de estudo de 150 movimentos estratégicos ocorridos em mais de 30 indústrias ao longo de 100 anos (1880-2000). Através deste estudo foi constatado que para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras. A única maneira de vencer a concorrência é parar de tentar vencer a concorrência.

Para entender este conceito, imagine um universo composto por dois tipos de oceanos: o vermelho e o azul. Oceanos Vermelhos representam todas as indústrias existentes atualmente, é o espaço de mercado conhecido. Oceanos Azuis são as indústrias que não existem hoje em dia, é o espaço de mercado desconhecido.

Através desta estratégia, objetiva-se sair da competição sangrenta do Oceano Vermelho, onde o mercado encontra-se saturado e as possibilidades de crescimento e aumento de lucratividade são cada vez menores, e desenvolver o Oceano Azul através da construção de um novo espaço de mercado inexplorado, com a criação de demanda e oportunidade de alto crescimento lucrativo, tornando a concorrência irrelevante.

A Estratégia do Oceano Azul é ao mesmo tempo a busca de baixo custo e criação de valor incomparável. Os três principais conceitos do Oceano Azul são: inovação de valor, liderança do ponto de mudança, e processo justo.

Fonte: http://www.kcblueoceanstrategy.com.br/estrategia.asp


F
onte: http://thiagoblanco.com.br/dicas-estrategia-oceano-azul/


Recomendação de artigo “3 Caixas da Inovação”

Assisti a palestra de Vijay Govindarajan no HSM 2010 onde ele explicou a estratégia da inovação baseada nas 3 caixas – Presente, Passado e Futuro. Ele explica que um dos maiores desafios das empresas para inovar é o fato de permanecerem na zona de conforto (PRESENTE) devido à competição pelo PRESENTE. As empresas deveriam continuamente “abandonar seletivamente” o passado e as práticas que não colaboram para os novos modelos de … Continue lendo


Para criar um Oceano Azul antes de tudo, é necessário conhecer a dinâmica do Oceano Vermelho – a forma como a indústria atual compete. Informações como o tamanho do mercado por volume e valor, competidores atuais, suas forças e fraquezas, share de mercado e possíveis entrantes podem ajudar a descrever o cenário atual. Contudo, estes dados podem mascarar o resultado da avaliação dos principais pontos do mercado. O Strategy Canvas é uma ferramenta tanto para entender a essência da estratégia daqueles que competem no Oceano Vermelho como para descrever as propostas de Oceano Azul.

O potencial inexplorado dos Não-Consumidores

Normalmente, para aumentar seu share de mercado, as organizações lutam para reter e conquistar mais consumidores da concorrência.

Para maximizar o tamanho de um Oceano Azul, as organizações devem considerar os não-consumidores da indústria em questão. Ao invés de focar em pequenas diferenciações devem expandir a visão para não consumidores e focar nos seus pontos comuns ainda não trabalhados pela indústria. Isso permite às organizações enxergar além da demanda atual e alcançar uma nova massa de consumidores ainda não existentes.

Fonte: http://www.kcblueoceanstrategy.com.br/estrategia_oceano.asp

Este vídeo resume bem o conceito.

Mapa mental do livro Estratégia do Oceano Azul

Fonte: http://sachachua.com/blog/2013/01/visual-book-review-blue-ocean-strategyw-chan-kim-rene-mauborgne/

Vídeos sugeridos

Este post tem 2 comentários

  1. Academia das Emoções

    Muito boa tarde
    Somos (Academia das Emoções) uma empresa que organiza Conferências em Portugal.
    Temos um cliente que gostaria de realizar um evento (gratuito ao público), sobre a temática do Branding, destinado a empresários e universidades, para cerca de 300 pessoas
    Gostaríamos de saber se está prevista alguma vinda a Portugal ou se têm alguma tipologia de eventos e tabela de preços?
    Temos interesse nos seguintes oradores/temáticas:

    Debbie Millman – Brand Tnhinking
    Marc Gobé – Emotional Branding

    Ficamos a aguardar, agradecendo desde já a atenção.

    Os meus cumprimentos
    Raquel Sampaio

    1. marciookabe

      Olá Raquel,
      Fico muito HONRADO com sua solicitação, pois mostra que meu conteúdo está atravessando os oceanos.
      Não sou especialista em branding, mas te enviarei um e-mail com meus temas de palestras.
      Visite http://www.MarcioOkabe.com que é meu site de palestrante.
      Abraços,
      Marcio Okabe

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