Tudo bem? Você deve ter pesquisado no Google “Estratégia do Oceano Azul” e encontrado meu blog.
Você sabia que o Prezi é uma alternativa incrível ao PowerPoint?
Conheça o curso Apresentações de Alto Impacto com Prezi
A Estratégia do Oceano Azul é uma metáfora para ilustrar como podemos inovar ao criar novos mercados se soubermos OUVIR e IDENTIFICAR as novas demandas dos clientes. Este vídeo é bem legal para conhecer o conceito.
Imagem extraída do ebook Estratégia Visual para Estrategistas
Designer – http://clarissabiolchini.com
Origami.club – Oceano Azul
Este ano completei 49 anos e decidi assumir uma paixão de infância e transformar em negócios: O ORIGAMI.
O domínio ORIGAMI.CLUB é INTERNACIONAL e pode ser entendido em praticamente qualquer país, basta ter um site multi-idiomas. A ideia será criar um “Uber” de origamistas e conectá-los com quem precisa contratar oficinas ou produtos.
O que é a estratégia do Oceano Azul
A Estratégia do Oceano Azul é o resultado de uma década de estudo de 150 movimentos estratégicos ocorridos em mais de 30 indústrias ao longo de 100 anos (1880-2000). Através deste estudo foi constatado que para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras. A única maneira de vencer a concorrência é parar de tentar vencer a concorrência.
Para entender este conceito, imagine um universo composto por dois tipos de oceanos: o vermelho e o azul. Oceanos Vermelhos representam todas as indústrias existentes atualmente, é o espaço de mercado conhecido. Oceanos Azuis são as indústrias que não existem hoje em dia, é o espaço de mercado desconhecido.
Através desta estratégia, objetiva-se sair da competição sangrenta do Oceano Vermelho, onde o mercado encontra-se saturado e as possibilidades de crescimento e aumento de lucratividade são cada vez menores, e desenvolver o Oceano Azul através da construção de um novo espaço de mercado inexplorado, com a criação de demanda e oportunidade de alto crescimento lucrativo, tornando a concorrência irrelevante.
A Estratégia do Oceano Azul é ao mesmo tempo a busca de baixo custo e criação de valor incomparável. Os três principais conceitos do Oceano Azul são: inovação de valor, liderança do ponto de mudança, e processo justo.
Fonte: http://www.kcblueoceanstrategy.com.br/estrategia.asp
Fonte: http://thiagoblanco.com.br/dicas-estrategia-oceano-azul/
Recomendação de artigo “3 Caixas da Inovação”
Assisti a palestra de Vijay Govindarajan no HSM 2010 onde ele explicou a estratégia da inovação baseada nas 3 caixas – Presente, Passado e Futuro. Ele explica que um dos maiores desafios das empresas para inovar é o fato de permanecerem na zona de conforto (PRESENTE) devido à competição pelo PRESENTE. As empresas deveriam continuamente “abandonar seletivamente” o passado e as práticas que não colaboram para os novos modelos de … Continue lendo
Para criar um Oceano Azul antes de tudo, é necessário conhecer a dinâmica do Oceano Vermelho – a forma como a indústria atual compete. Informações como o tamanho do mercado por volume e valor, competidores atuais, suas forças e fraquezas, share de mercado e possíveis entrantes podem ajudar a descrever o cenário atual. Contudo, estes dados podem mascarar o resultado da avaliação dos principais pontos do mercado. O Strategy Canvas é uma ferramenta tanto para entender a essência da estratégia daqueles que competem no Oceano Vermelho como para descrever as propostas de Oceano Azul.
O potencial inexplorado dos Não-Consumidores
Normalmente, para aumentar seu share de mercado, as organizações lutam para reter e conquistar mais consumidores da concorrência.
Para maximizar o tamanho de um Oceano Azul, as organizações devem considerar os não-consumidores da indústria em questão. Ao invés de focar em pequenas diferenciações devem expandir a visão para não consumidores e focar nos seus pontos comuns ainda não trabalhados pela indústria. Isso permite às organizações enxergar além da demanda atual e alcançar uma nova massa de consumidores ainda não existentes.
Fonte: http://www.kcblueoceanstrategy.com.br/estrategia_oceano.asp
Este vídeo resume bem o conceito.
Mapa mental do livro Estratégia do Oceano Azul
Fonte: http://sachachua.com/blog/2013/01/visual-book-review-blue-ocean-strategyw-chan-kim-rene-mauborgne/
Muito boa tarde
Somos (Academia das Emoções) uma empresa que organiza Conferências em Portugal.
Temos um cliente que gostaria de realizar um evento (gratuito ao público), sobre a temática do Branding, destinado a empresários e universidades, para cerca de 300 pessoas
Gostaríamos de saber se está prevista alguma vinda a Portugal ou se têm alguma tipologia de eventos e tabela de preços?
Temos interesse nos seguintes oradores/temáticas:
Debbie Millman – Brand Tnhinking
Marc Gobé – Emotional Branding
Ficamos a aguardar, agradecendo desde já a atenção.
Os meus cumprimentos
Raquel Sampaio
Olá Raquel,
Fico muito HONRADO com sua solicitação, pois mostra que meu conteúdo está atravessando os oceanos.
Não sou especialista em branding, mas te enviarei um e-mail com meus temas de palestras.
Visite http://www.MarcioOkabe.com que é meu site de palestrante.
Abraços,
Marcio Okabe