Como fazer negócios com Arte, Networking e Amizade

You are currently viewing Como fazer negócios com Arte, Networking e Amizade

Conheci o Marcos Mello Tipógrafo no Pow Festival em Ribeirão Preto e fomos palestrantes no evento. Achei sua palestra sensacional e quando ele mostrou as fotos do seu “pequeno” ateliê com os tipógrafos antigos fiquei fascinado.

Sábado (26/Out/2024) aconteceu o evento Salada Gráfica – aberto a público e gratuito – que foi uma experiência para aprendermos como funcionam os antigo tipógrafos.

Foi SENSACIONAL!!!!

Escolhi o texto deste post porque quero dar algumas dicas para quem precisa ganhar dinheiro $$$ e está com dificuldades de conseguir projetos.

Há muitos anos atrás, um vendedor em Salvador/BA veio se aproximando da minha família e vi que ele tinha vários colares e pulseiras para vender. Eu já estava preparando a frase “Obrigado amigo, mas não queremos comprar…” quando ele soltou a frase:

“Se não der negócio, dá amizade”

Eu fiquei alguns segundos processando o que ouvi e, neste meio tempo, ele ofereceu um chaveirinho para meu filho mais novo que tinha 7 anos. Bom, o resto da história conto em outro post.

O FATO é que em um mundo tão “conectado”, com IAs para todo lado e uma diversidade imensa de atividades (online e presenciais), principalmente em uma cidade como São Paulo, criar CONEXÕES SIGNIFICATIVAS é essencial, não apenas para fazer negócios, mas para nos sentirmos humanos e pertencentes a uma tribo.

“A arte existe porque a vida não basta.” Ferreira Gullar

A ARTE é uma das únicas coisas que as IAs nunca irão igualar, pois arte não é o que vem impresso em uma impressora laser ou esculpido em uma impressora 3D. Já dizia o poeta…

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”

Vinícius de Moraes – Samba da benção

Eu estou em uma semana completamente agitada com a mudança para casa nova e sábado nem o fogão eu havia comprado ainda, MAS DECIDI IR prestigiar o evento e a foto abaixo mostra como valeu a pena esta DECISÃO.

Darei agora as dicas para VOCÊ que quer mudar, mas não sabe COMO. Antes quero agradecer ao Marcos Mello que é um novo amigo cuja amizade começou na sexta a noite chegando no Hotel Monreale em Ribeirão Preto quase meia-noite e ao Cláudio Rocha que é seu sócio e que conheci no sábado por esta experiência sensacional.

Dicas para fazer networking de forma DIFERENTE

Pare (um pouco) de ir em eventos de networking! Calma, deixa eu explicar. Eu adoro participar de grupos de networking com o BNI (Business Networking International) que participei desde o grupo 1 no Brasil e ir em eventos, porém quero dar as dicas para VOCÊ APRENDER COMO FAZER NETWORKING de uma forma DIFERENTE.

Dica 1 – Qual é seu talento ou paixão?

A minha paixão é o ORIGAMI e compartilho em todos lugares que frequento. Se você ama brigadeiros e sabe fazer (se não souber, veja no YouTube!!!), o que te impede de levar brigadeiros para compartilhar com as pessoas?

Dica 2 – Crie experiências ou conte histórias

Uma das maiores falhas de quem faz networking é ficar explicando O QUE FAZ.

“As pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz”.

Simon Sinek – Círculo Dourado TED

Pense em um evento que você foi há alguns anos atrás. De quem você se lembra? Das pessoas que ficaram distruindo cartões e tentando vender o que fazem? OU das pessoas que contaram alguma história ou criaram algum momento de experiência?

Existem uma filosofia japonesa – Ichigo ichie (一期一会): uma vez, um encontro – que nos ensina a valorizar cada momento e a viver o momento presente.

Criar momentos únicos é mais simples do que imagina. Elogiar um óculos diferente, falar da camiseta com uma frase ou ter uma ESCUTA ATIVA criar CONEXÕES e as pessoas se lembrarão de você.

Vou contar uma pequena história para ilustrar. A Carola Trimano na foto abaixo falou que ama origami e que adora fazer COELHOS. Eu disse que havíamos feito 17 coelhos para uma encomenda de uma vitrine e perguntei “Você gosta de fazer tsurus? Topa participar de uma oficina de tsurus no Blue Tree Verbo Divino?)”

Dica 3 – COLABORE, AJUDE e CHEGO CEDO

Uma vez cheguei UMA HORA mais cedo em um evento porque vi que o primeiro palestrante seria o Ernesto Haberkorn (Fundador da TOTVs) e tive a oportunidade de conversar com ele com tranquilidade porque ele já estava no local do evento. Alguns anos depois, tive a chance de fazer uma reunião com ele sobre o projeto de programação para crianças e até levei meu filho.

Se possível, entre em contato antes com os organizadores ou amigos que fazem parte do evento e se coloque a disposição para ajudar. A Bett Educar é um dos maiores eventos de educação do Brasil e quando vi que meu amigo Rafael Takei seria o “guardião do diálogo” no auditório principal do evento, falei com ele e sugeri que eu ajudasse a fazer fotos e vídeos da sua participação. Veja nossa breve conversa depois da Bett Educar 2024.

Tirar FOTOS E FAZER VÍDEOS sempre é uma colaboração muito bem-vinda. Eu adoro quando as pessoas tiram fotos das minhas palestras!

Fiz este vídeo com a técnica do TIME LAPSE (vídeo acelerado) que sempre faz sucesso e quando marcamos no Instagram, a maioria das pessoas post no seu perfil.

Concluindo…

Se você REALMENTE quer mudar de vida, precisa ter ATITUDES e TOMAR DECISÕES.

Pare de RECLAMAR, CULPAR e, principalmente, de ficar EXPLICANDO porque não pode fazer algo ou porque não pode ir em um evento para o qual foi convidado.

Como falei no início deste post… Eu tive dúvidas se ia no evento e temos sempre duas vozes dentro de nós. Uma que é a mais “prática” que ficou me dizendo para organizar a casa e a outra voz que mais “intuitiva” me disse que seria muito bom ir prestigiar o evento.

A última dica do post é PRESTIGIE os convites que a vida te faz. Aceite, receba e AGRADEÇA.

Tudo é um FLUXO e quando a energia FLUI ela vai e volta. Por isso, comece a fazer NETWORKING de uma forma DIFERENTE.

Eu sempre tive a habilidade de conectar as pessoas de uma forma natural. Já consegui indicar projetos e até empregos, mas aprendi que há um tipo de networking mais evoluído que é o NETWEAVING. O netweaver é como um TECELÃO DE REDES que ajuda a promover encontros e conectar pessoas de uma forma mais significativa.

Veja mais sobre este assunto no meu post – https://marciookabe.com.br/netweaver.

Já que chegou até aqui, convido você para visitar o nosso ateliê e escola do Origami.club que fica na Rua São Joaquim, 381, 6o andar dentro do prédio do Bunkyo (Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa).

Deixe um comentário