Neurônio Espelho e a influência da comunicação

Que a mídia divulga notícias trágicas com o argumento que “Notícia ruim é que vende” não é novidade. Porém, no Facebook vemos um movimento contrário (não julgarei sobre certo ou errado) onde as pessoas divulgam apenas notícias e vídeos FELIZES. Na minha opinião, a mídia de massa está chegando ao fim, pelo menos da forma como foi feita nas últimas décadas. Há uma grande tendência da formação de comunidades em torno de NICHOS. Esta hipótese é facilmente comprovada observando as atividades de grupos em torno de blogs, no Facebook e o crescimento de sites como Instagram e Pinterest.

Sou defensor da importância dos profissionais de comunicação compreenderem como a comunicação pode influenciar NEGATIVAMENTE o comportamento das pessoas. O IVE – Imagens e Vozes da Esperança é um projeto internacional que inspira profissionais de mídia a ter uma visão mais apreciativa e equilibrada dos acontecimentos do mundo. Sua missão é:

Fortalecer o papel da mídia como agente de benefício do mundo ao expandir a consciência das escolhas que os profissionais da mídia fazem e elevar a confiança pública. Gerar conteúdo construtivo, amplificar a esperança humana, e assim aumentar a capacidade da humanidade para ações que promovam a vida.

Se você é profissional de mídia, assista este vídeo e pergunte a si mesmo: O conteúdo que crio está de acordo com seus valores?

O que é neurônio espelho

O NEURÔNIO ESPELHO explica os motivos porque as pessoas IMITAM o que vêem. Vejam este excelente vídeo da Bruna Siqueira:

“Um neurônio espelho é um neurônio que dispara tanto quando um animal realiza um determinado ato, como quando observa outro animal (normalmente da mesma espécie) fazendo o mesmo ato. Desta forma, o neurônio imita o comportamento de outro animal como se estivesse ele próprio a realizar essa ação. Estes neurônios já foram observados de forma direta em primatas, acreditando-se que também existam em humanos e alguns pássaros.”
Fonte: Wikipedia 

Criança vê! Criança faz!

Este vídeo é excelente para mostrar como devemos ser os exemplos para as crianças. Agora que conhece o neurônio espelho, sabe que as crianças até os 7 anos estão na fase de IMITAÇÃO e absorvem tudo que observam.

A imitação pode curar

“Os neurônios-espelho têm despertado o interesse de um número cada vez maior de médicos e fisioterapeutas que lidam com pacientes com seqüelas motoras decorrentes de acidente vascular cerebral (AVC). Tais seqüelas costumam ser minimizadas, até certo ponto, graças à fisioterapia e à plasticidade cerebral, fenômeno em que regiões próximas à área lesionada pouco a pouco vão assumindo as funções comprometidas. No entanto, essa recuperação parcial depende de treinamento intensivo durante longo tempo. A pergunta que intriga os especialistas da área é: a observação prévia dos movimentos a serem reaprendidos não aceleraria o processo? É bem possível que a coordenação seja mais fácil se os neurônios-espelho responsáveis por esses movimentos forem estimulados em uma espécie de pré-aquecimento.

Mais sites:

  • https://www.youtube.com/watch?v=0g8MWNRpcnM
  • https://www.youtube.com/watch?v=a2eNelu5tPE
  • http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=01919
  • http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/05/neuronio-espelho.html
  • http://www.pinterest.com/marciookabe/neuromarketing/
  • http://cpfg.blogspot.com.br/2012/05/neuronios-espelho-uma-grande-descoberta.html

Deixe uma resposta