Ontem ministrei o primeiro curso de Marketing no Google para ONGs na Diálogo Social e foi muito gratificante, pois além de ensinar um tema que gosto bastante, também tenho bastante experiência no Terceiro Setor.
A agradeço ao Marcio Zeppelini (@marciozeppelini) pela oportunidade e a participação de todos que estiveram no curso. Logo iremos agendar uma nova data, portanto fiquem atentos e avisem os amigos.
Já publiquei a apresentação no Slideshare:
[slideshare id=8180394&doc=marketingnogoogleparaongs-110601212131-phpapp02]
O curso foi bem diferente do tradicional, pois utilizei exemplos relacionados ao Terceiro Setor, principalmente da ONG Ambiental IPÊ que é cliente da Konfide e que conseguiu o Google Grants que é programa de publicidade gratuita para ONGs do Google AdWords.
Um dos principais pontos do curso é compreender a importância de estudar o comportamento de busca das pessoas baseado no volume e nas tendências de busca de palavras-chave. As ferramentas que vimos no curso são:
- Ferramenta de Palavras-Chave (Keyword Tool) – Ferramenta do Google AdWords GRATUITA que permite pesquisar as palavras-chave e descobrir o volume de buscas, o CPC médio, etc.
- Google Insights para Pesquisa – Permite comparar o volume de buscas de até 5 palavras ao longo do tempo. Veja a compraração de “Aquecimento Global, Sustentabilidade e Meio Ambiente“.
- Roda Mágica – Mostra sugestões de palavras-chave relacionadas ao tema principal.
Recomendo assistirem o vídeo abaixo onde explico como estudar o comportamento de busca das pessoas.
Também comentei sobre a importância de ter uma boa plataforma de gestão de conteúdo que seja otimizada para o Google e que seja de fácil gerenciamento. Recomendei o uso do Joomla! ou WordPress, pois são plataformas muito populares e fáceis de aprender. Tenho um projeto – Wikisocial – cujo foco é facilitar a criação de Sites para ONGs através de uma rede de voluntários qualificados para trabalhar com Joomla! ou WordPress. Veja a apresentação do projeto no Prezi.com.
Enfim, adorei ministrar este curso, pois o público foi muito participativo e a equipe da Diálogo Social está de parabéns pela organização. Em breve, iremos organizar mais cursos sobre outros temas de Marketing Digital.
Abraços,
Marcio Okabe
@marciokonfide (Sigam-me no Twitter!)