Gostaria de escrever sobre políticas, mas os ânimos estão tão acirrados que sei que vai gerar polêmica. Por isso, farei uma metáfora…
Admiro muito os veganos e tenho vontade de parar de comer carne. Mas não é fácil mudar, pois temos hábitos e crenças que dificultam mudar.
Acredito que conseguir mudar o hábito e se tornar vegano deve ser bom. Porém, não podemos negar que muitas pessoas podem ser “veganas” na aparência por influência dos amigos/família, outros podem ser veganos e ainda terem saudades da carne e outros terem ódio de quem come carne. Não existe certo ou errado, apenas opiniões diferentes.
Tenho amigos veganos e nenhum deles insiste para que eu pare de comer carne. Um casal de amigos – Paulo e Ivonete – são donos do restaurante Lar Vegetariano Vegan que é ótimo. Indo lá e vendo alguns cartazes sobre os problemas do mercado da carne, me fazem refletir e ter mais vontade de parar de comer carne.
A verdade é que não convencemos ninguém pela imposição, pois isso também seria uma forma de autoritarismo. Podemos apenas influenciar pelo exemplo e pela empatia que é o que mais falta nos “diálogos” que vejo nas redes sociais…
Adoro os vídeos da Monja Coen e são excelentes para refletirmos.
Quem sabe, não precisamos apenas ser na neste momento tão importante do Brasil e depois todos refletirmos juntos como nos unir? Que tal, ao invés de propagar que o outro lado está errado, aceitarmos o resultado como aprendizado e construir juntos o Brasil que queremos?
Afinal, todos (ou praticamente todos) queremos o bem do Brasil e da comunidade.
“Seja a mudança que você quer ver no mundo” Mahtma Gandhi
“Não existe certo ou errado, apenas opiniões diferentes.”
A frase acima representa a relativização dos valores e por mais que possa parecer ingênua ela pode conduzir e justificar as piores atrocidades humanas.
Saber diferenciar o certo do errado é uma das mais complexas atividades do intelecto humano, trata-se de um estudo que se iniciou há milênios e está ainda muito longe de ser resolvido.
Não podemos ceder à tentação de fechar os olhos diante daquilo que não entendemos e seguir em frente. Há coisas que não podem ser resolvidas de imediato.
O mundo em que vivemos é tridimensional, seria um erro querer aplainá-lo.
Excelente comentário para reflexão.