Quem mexeu no meu queijo – Como você lida com mudanças?

Em tempos de Coronavírus, estou fazendo vários vídeos porque o Coronavírus MEXEU NO QUEIJO DO MUNDO INTEIRO!

Visite o meu canal do YouTube
https://www.youtube.com/c/marciookabekonfide/videos

 


 Há muitos anos li o livro “Quem mexeu no meu queijo” que é uma das melhores parábolas para falar sobre os desafios das mudanças que todos enfrentamos. Nos tempos atuais, é necessário saber mudar e estar disposto a REAPRENDER.

Fiz uma versão com a essência do livro.


Gostaria de aproveitar sua visita e falar sobre o MEU QUEIJO. Tive uma carreira de quase 20 anos de Marketing Digital e dediquei 6 anos para Apresentações com Prezi, mas no final meu “QUEIJO” SUMIU.

Criei CORAGEM e decidi assumir uma paixão de infância e transformar em negócios: O ORIGAMI.

O domínio ORIGAMI.CLUB é INTERNACIONAL e pode ser entendido em praticamente qualquer país, basta ter um site multi-idiomas. A ideia será criar um “Uber” de origamistas e conectá-los com quem precisa contratar oficinas ou produtos.

Mexeram no meu queijo, mas aprendi a lição e estou em busca de um novo “QUEIJO”.


“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não sabem aprender, desaprender, e reaprender.” Alvin Toffler

Vejam a resenha do Wikipedia.

“Quem Mexeu no Meu Queijo? (Who Moved My Cheese?, no original em inglês) é um livro motivacional escrito pelo Dr. Spencer Johnson. O livro apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois “homenzinhos”, Hem e Haw. O livro é uma alegoria que retrata os objetivos que cada um de nós temos e as mudanças a que estamos sujeitos durante a busca destes objetivos. Durante a leitura, o leitor pode observar que atitude cada personagem toma diante das adversidades da vida e pode acabar se identificando com um dos personagens.”

Uma das minhas frases prediletas é:

“O que você faria se não tivesse medo?”

Ao ler o livro, você poderá se identificar com os ratinhos que são mais ágeis para se adaptar às mudanças, afinal VOCÊ deve se considerar uma pessoa flexível e que se adapta às mudanças. Porém, acho que o ser humano tem a tendência de achar que a CULPA é sempre do outro e na minha opinião (que já fui uma pessoa inflexível) é fundamental termos HUMILDADE para estar atentos às mudanças e saber quando devemos abandonar velhas crenças e hábitos.

Porém, também podemos pensar nos quatro personagens como diferentes partes de nós mesmos. Vejam o vídeo abaixo que é um excelente resumo do livro.

Leiam a resenha “Quem mexeu no meu queijo” no site Administradores ou baixem o eBook.

“Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein

Escrevi vários posts sobre o tema MUDANÇAS:

Eu acredito que a GRANDE MUDANÇA que está acontecendo no mundo é o declínio do modelo econômico baseado na COMPETIÇÃO/ESCASSEZ para um modelo baseado na COLABORAÇÃO/ABUNDÂNCIA.

“O fim da infância da humanidade é quando paramos de pensar como indivíduo e passamos a usar a inteligência coletiva.” Arthur Clarke, futurista Inglês

A maior mudança que tive nos últimos anos foi a transição do Marketing Digital para área de EDUCAÇÃO. Durante o caminho, aproveitei o grande crescimento do Prezi e consegui descobrir meu “novo queijo” que é a área de APRESENTAÇÕES.  Fundei a SBAP – Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais que será uma grande rede colaborativa de storydesigners que são pessoas apaixonadas em ajudar a criar APRESENTAÇÕES DE ALTO IMPACTO.

Gravei um vídeo sobre os desafios das mudanças no ambiente digital “Porque abandonei uma carreira de 20 anos de Marketing Digital” onde eu questiono o modelo de negócios e proponho a reflexão sobre a adoção de novas formas de trabalhar marketing digital.

Se gostou deste post, agradeço se comentarem e compartilharem com amigos.

Referências:

Vejam a palestra sobre COACHING no artigo “O que é COACHING“.

Este post tem 4 comentários

  1. lucio eduardo de sousa

    boa tarde ,como adiquir o livro que e muito bom,?

    1. marciookabe

      O livro tem em várias livrarias.

  2. Aline de Azevedo Silva

    Excelente post. Eu já li o livro mas havia me esquecido do “meu queijo”.
    Às vezes encontramos tantos obstáculos que fica difícil sair da zona de conforto, e acabamos esquecendo do nosso potencial.

  3. José Ribeiro

    Excelente matéria. O desenho animado é muito explicativo. Já havia lido o livro, mas talvez pelo meu estado de espírito no momento, não havia compreendido as principais mensagens. Parabéns!

Deixe um comentário