Go to Top

ImageMagica – Usando a fotografia como elemento transformador

Há muitos anos tive a felicidade de conhecer o André François – fundador da ImageMagica, uma organização sem fins lucrativos que utiliza a fotografia como elemento de transformação da sociedade. Gosto muito da frase do André:

 

“Perceber o mundo em que se vive é o primeiro passo para modificá-lo.” André François

“Nossas atividades tiveram inicio em 1995, quando o fotógrafo André François realizou o 1º campo experimental com crianças de São Tomé das Letras – MG. Ele fazia fotos para o seu livro, quando notou o interesse das crianças pela fotografia. Em uma comunidade sem recursos, a saída foi transformar latas de tinta em câmeras fotográficas(técnica pinhole). A partir das imagens obtidas pelas câmeras, as crianças desenvolveram a capacidade de reler o seu ambiente, usando a fotografia para despertar um olhar crítico sobre o seu mundo.” (Ver: História da ImageMagica)

Um dos primeiros projetos foi a Escola do Olhar no qual eram criados núcleos de fotografia em escolas com o objetivo de estimular a percepção da realidade local através da fotografia. As câmeras eram feitas com latas (pinhole) e com um ônibus transformado em laboratório foi possível levar o projeto para várias cidades.

Atualmente, a ImageMagica tem focado em projetos ligados ao uso da fotografia como elemento de conscientização e transformação do cenário de saúde. Seu projeto mais recente é o portal sobre Tratamento Domiciliar no Brasil – www.devoltaparacasa.org.br – que traz uma luz sobre a importância do tratamento domiciliar para os pacientes e para os colaboradores da área da saúde.

Veja uma apresentação com a linha do tempo da ImageMagica.

,

One Response to "ImageMagica – Usando a fotografia como elemento transformador"

  • MARIO ROBERTO VENERE
    18 de abril de 2015 - 19:34 Reply

    Sensacional!
    Parabéns pelo trabalho e, por compartilhar com os demais.
    Mario Roberto Venere

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *