Go to Top

Uma nova visão do trabalho – The School of Life – Roman Krznaric

Como encontrar o trabalho de sua vida?

Boas perguntas geram ótimas reflexões e na palestra do Roman Krznaric ele faz um resumo do seu livro. Neste post, faço o resumo deste momento que foi marcante.

Na aula do Bruno Pompeu sobre Pós-Modernidade & Marca, ele citou um exemplo de uma executiva que largou tudo viver uma vida mais simples.  Fui procurar no Linkedin e logo achei a Letícia Carneiro da Silva e solicitei conexão. Trocamos e-mails e compartilhamos nossas histórias. Ela comentou que aconteceria um encontro IMPERDÍVEL em São Paulo e sem conhecer o palestrante decidi participar. Porém, quando fui me inscrever na quarta-feira já estavam esgotados os ingresso para a palestra que seria DOMINGO e custava R$ 100!!! Sábado à noite ainda estava pensando… será que alguém vai desistir? Como estava na fila de espera, tinha uma esperança… Até que pensei! Quer saber? Amanhã VOU APARECER e dar um jeito de entrar. Com certeza sempre tem alguém que tem um imprevisto… O resto da história conto abaixo 😉

O tema “School of Life e Trabalho” me chamou a atenção, pois este ano de 2013 está sendo uma grande transição para mim. Consegui abandonar velhos paradigmas e, principalmente algumas fórmulas de “sucesso”. Fiquei admirado com a comunicação e didática de Roman Krznaric que é um pensador e autor de livros sobre “A Arte de Viver”. 

Ele começou a palestra questionando que nos dias atuais, as pessoas têm centenas de opções de profissões. Porém, com tantas opções acabam “travando” e permanecem no emprego atual. Roman cita a palestra do TEDTalks de Barry Schwartz sobre o paradoxo da escolha que explica os motivos pelos quais as pessoas necessitam de um “aquário metafórico” para facilitar suas escolhas.

Ele fez uma dinâmica simples onde ele pediu o seguinte:

“Imagine três universos paralelos. Em cada um você em um ano para tentar qualquer tipo de trabalho que você queira. Que trabalhos você se motivaria para experimentar?”

Uma das frases que mais gostei na palestra foi “Aja primeiro, pense depois”. A explicação para esta frase é que a grande maioria das pessoas fica “planejando” um novo trabalho, mas não agem! Ele disse que começou a ministrar sermões na cozinha de sua casa. Fantástico, pois em 2007 comecei a ministrar cursos de Marketing no Google para 2 pessoas… Por isso, adotei há algum tempo a frase “Feito é melhor do que perfeito” que está na parede do Facebook.

Outra frase bem legal é  “Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.” Aristóteles

No final deste post, copiei o conteúdo descritivo do evento e de Roman Krznaric. Descobri um vídeo excelente sobre “The Power of Outrospection” onde ele defende a ideia que entramos na era da EMPATIA.

Adorei ter participado deste encontro, pois além do excelente conteúdo conheci pessoas que também estão em busca de novos rumos para suas vidas. Esqueci de falar, mas na realidade eu estava na fila de espera e fui para o evento sem saber se teria lugar.

Se posso concluir este post com alguma reflexão, eu pergunto: Quantas vezes você PENSOU no lugar de AGIR?

Abraços a todos!

Marcio Okabe

Vejam também:

Trecho do e-mail da Letícia comentando sobre o evento

Eu escrevo minha trajetória no meu blog, o vivermaissimples.com
A turma do School of Life é imperdível. Eu mesma fiquei tentada a ir, mas ia ficar puxado. Vou no de Empatia, aqui no Rio.

Roman Krznaric – Sobre Trabalho 

The School of Life traz a São Paulo, um dos fundadores da The School of Life, o pensador cultural e filósofo, Roman Krznaric, para participar do Circuito Inaugural de Sermões Seculares.

No domingo, dia 22 de setembro, no Teatro Augusta, o autor do livro, Como Encontrar o Trabaho da Sua Vida e Sobre a Arte de Viver, e especialista em mudança de carreira, Roman Krznaric falará sobre TRABALHO, explorando como negociar o labirinto de escolhas e encontrar uma carreira que te satisfaça e tenha significado.

Roman confrontará as grandes contradições que cada um enfrente para para ter dinheiro e reconhecimento profissional e, ao mesmo tempo, fazer algo significativo que esteja em sintonia com o talento individual. Ele desafiará os grandes mitos das mudanças de carreira, usando a sabedoria encontrada na psicologia, filosofia, história e sociologia. Como podemos superar o medo da mudança? Devemos tentar ser especialistas ou generalistas? Qual é a importância de levar os nossos valores para o trabalho? O que significaria radicalizar e tirar um ano sabático? Virando a página de um século de tradição e de um modo frequentemente errado de pensar sobre mudança de carreira, Roman revela o que é necessário fazer para encontrar um trabalho que te fará prosperar.

O Sermão

Antigamente nós procurávamos a religião para buscar uma direção para as nossas vidas. Hoje em dia vamos atrás de jornais, navegamos na internet e não encontramos muitos bons conselhos.

A The School of Life tem uma curiosidade enorme sobre os valores pelos quais vivemos hoje. Para isso convidamos, sempre aos domingos, pensadores, artistas, ativistas, pioneiros nas suas áreas para nos contarem o que eles enxergam como virtudes, vícios e princípios importantes da vida para nos dar ideias práticas de como pensar e agir de maneira diferente.

Os sermões da The School of Life são uma alternativa secular a encontros religiosos. Você encontrará uma comunidade e participará de uma celebração com newsletter, hinos (músicas populares relacionadas ao tema do Sermão), sucos e docinhos.

Roman Krznaric

Roman Krznaric é um pensador cultural e escritor sobre a Arte de Viver. Ele é fundador e professor da The School of Life, conselheiro de organizações como a Oxfam e a ONU, sobre como usar empatia e a conversação para criar uma mudança social. Ele foi eleito pela Observer como um dos melhores filósofos de “lifestyle” do Reino Unido.

Nascido em Sidney e criado em Hong Kong, ele estudou nas Universidades de Oxford, Londres e Essex, onde concluiu seu PHD e foi professor de sociologia e política na Universidade de Cambridge. Durante anos ele foi Diretor da The Oxford Muse, a fundação avant-garde que estimula a coragem e a invenção na vida pessoal, profissional e cultural.

Os seus últimos livros, Sobre a Arte de Viver (Zahar) e Como Encontrar o Trabalho da Sua Vida (Objetiva), já estão à venda no Brasil e foram traduzidos para diversas línguas. O blog dele dedicado a empatia e à arte de viver, Outrospection, é amplamente divulgado mundo afora e o video, feito por ele, “The Power of Outrospection,” já foi visto por de 250 mil pessoas.

Um fanático por tênis, ele já trabalhou de jardineiro e é apaixonado por fazer móveis. Sua maior ambição é criar o primeiro museu de empatia do mundo.

“Ocorreu-me certa vez o pensamento de que se alguém quisesse arruinar e destruir totalmente um homem, infligindo-lhe o castigo mais terrível, algo que fizesse tremer o mais cruel assassino e o levasse a se encolher por antecipação, bastaria obrigá-lo a dedicar-se a um trabalho absolutamente desprovido de utilidade e sentido.

— Fiódor Dostoievski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *