Aula de O2 – Organizações Orgânicas – Primeira Aula

Quarta dia 12/Maio/2021 às 13h30 aconteceu o primeiro encontro organizado por Prem Karima (Renata Lara) sobre Organizações Orgânicas (O2) que é uma nova forma de criar projetos baseados na autogestão.

Os temas do encontro foram.

  • Transição Interna e Externa
  • Poder Sobre e Poder Com
  • Autogestão- breve conceito
  • Overview do O2 (Organização Orgânica)
  • TAZ – Zonas Autônomas Temporárias

Como chegamos a esse encontro? Gosto de refletir sobre como acontecem as SINCRONICIDADES. Há muitos anos fiz o workshop SpaceLab – Prototipação de Sonhos na Casa Liberdade em Porto Alegre com o Thiago Raydan. Lá nasceu um sonho de criar uma Casa Colaborativa em Brotas na casa onde passei a minha infância. Nos dois primeiros meses de 2021 fui ajudar na recuperação do meu pai que havia pego COVID-19 final de 2020 e tomei a decisão que chegou a hora de voltar a morar em Salvador e o SONHO de criar a casa colaborativa em Salvador voltou com força. Lembrei do Julio Holon que é idealizador do projeto Holocasa de casas colaborativas e ele me incluiu no grupo do whatsapp Comunidades Urbanas. Conheci a Prem Karima (Renata Lara) neste grupo e fiquei apaixonado pelo projeto Cine Rosa Choque que é um cine debate itinerante que apresentou o O Silêncio dos Homens – um documentário que traz a questão da masculinidade de forma leve e inspiradora. Acredito que na medida que deixamos o fluxo do rio da vida seguir e aprendemos a praticar a CONFIANÇA, damos espaço para SERENDIPIDADE e os acasos começam a acontecer.

“Serendipidade. Serendiptismo ou ainda Serendipitia, é um anglicismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.” Fonte: Wikipedia

A Prem Karima falou que estava morando em um camping em Ubatuba e meus pais tem uma casa em Picinguaba que é uma vila de pescadores a 40 km ao norte de Ubatuba. Com a pandemia a casa estava sem locações do Airbnb e ainda tínhamos o custo da caseira de R$ 500. A solução foi “simples”, em troca de morar na casa e ajudar no Airbnb (ou Worldpackers) substituir o custo da caseira. Simples nem sempre é FÁCIL e neste caso é preciso ter muita CONFIANÇA de ambos os lados.

Há alguns anos tenho ideias para criar projetos de Turismo Educativo e Cultural e até lancei o site www.picinguaba.eco.br, mas até hoje ainda não consegui mobilizar as pessoas para COCRIAR as ideias e projetos. Será que agora vai? Criei o grupo no Whatsapp Picinguaba Transição para quem se sentir conectado(a).

Não existem idéias prematuras, existem momentos oportunos pelos quais é preciso saber esperar.

Jean Monnet

Ah! Lembro do workshop SpaceLab? Veja uma das primeiras telas do encontro.

O acaso só favorece a mente preparada.

Louis Pasteur
Ver por Negócios de Impacto Social, Cultura Participativa e ACASOS

Quem é a Prem Karima (Renata Lara)

A Prem Karima acredita que pode viver de Novas Economias e que o fluxo financeiro pode acontecer de forma natural. Por isso, ela recebe APOIO na campanha Educação para Transição Planetária (https://apoia.se/renatalara). Quero oferecer um BÔNUS para quem apoiar a Prem Karima a cumprir sua missão: A cada R$ 100 eu farei 1h de mentoria com algumas condições: Compartilhar este post e assistir o documentário Cine Rosa Choque no final do post.

Prem Karima é meu nome espiritual, mas muitos me conhecem como Renata Lara. Sou mãe de uma adolescente, designer em sustentabilidade, pedagoga social e produtora cultural. Escolhi a vida nômade, a prática das novas economias e a simplicidade voluntária como estilo de vida. Acredito que o autoconhecimento e a transição interna é a chave da mudança de paradigma para a transição planetária.

Desde 2008, há 13 anos, me dedico à educação para um novo mundo. Fui cofundadora da Casa Anitcha, no RJ, uma das primeiras comunidade urbana intencionais e do Festival de Sustentabilidade Desapegue-se que foi reconhecido por lei como de interesse social, ecológico e cultural para o município do RJ.

Deixe um comentário