Ontem ministrei o curso de Google Analytics no centro de treinamento do IMRS em Salvador. Foi um curso de 4h no qual abordei os principais conceitos do Web Analytics e apresentei as principais funcionalidades do Google Analytics.
O foco do curso é mostrar como as pessoas devem usar as informações do Google Analytics para tomar decisões de negócios. Veja a apresentação:
[slideshare id=8711746&doc=cursodegoogleanalytics-01-110728052406-phpapp02]
Iniciei o curso utilizando metáforas como termômetro, velocímetro, painel do avião e clima/tempo para mostrar que todo dia tomamos decisões com base em informações, mas nem percebemos, pois já faz parte do nosso dia-a-dia.
Definição de Web Analytics
“Web analytics é o processo de medição, coleta, análise e a produção de relatórios de dados de navegação e interação com o objetivo de entender e otimizar o uso dos sites e páginas na Internet.”
Fonte: Wikipedia
Por que se preocupar com Web Analytics?
Como Ruy Carneiro afirma:
“Criação de cultura dentro da empresa, pode até começar do chão de fábrica, mas é muito mais fácil se vier da diretoria.”
Ruy Carneiro – WA Consulting
O trabalho de Web Analytics tem como foco a melhoria contínua do site para melhor atender o visitante e gerar mais conversões.
Google Analytics e SEO
Analisar as keywords que geram visitas orgânicas e monitorar o seu posicionamento no ranking do Google é essencial para decidir quais palavras devem ser trabalhadas para potencializar mais visitas.
Por exemplo: A busca por “PREZI” traz em oitavo lugar o artigo no site da Konfide que explica que o Prezi é uma excelente alternativa ao PowerPoint para criar apresentações de alto impacto.
Analizando no Google Insights for Search percebe-se um grande crescimento do Prezi. A decisão seria criar mais conteúdo com foco no Prezi, porém além disso, foi criado u blog – www.prezibrasil.com.br – para gerar ainda mais possibilidades de chegar às primeiras posições do Google.
Google Website Optimizer
O Google Website Optimizer permite criar testes A/B para avaliar qual landing page é mais eficiente.
Mudanças!
Finalizei o curso com uma frase que gosto muito:
“Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.”
Albert Einstein
Sabemos que temos dezenas de atividades que consomem nosso tempo, porém se não dedicarmos atenção às informações do Google Analytics, como iremos melhorar o site e atender melhor nossos visitantes?
Agradecimentos
Quero agradecer a parceria com o pessoal do Internet Marketing Road Show e espero encontrá-los no evento deste ano que será nos dias 1 e 2 de Setembro de 2011.
Referências:
Artigos de Ruy Carneiro
http://webinsider.uol.com.br/author/ruy_carneiro/
Palestra do Search Labs 2010 sobre otimização de landing pages
http://www.slideshare.net/grnribeiro/otimizao-de-landing-pages-search-labs
Vídeo sobre Google Website Optimizer
http://www.youtube.com/watch?v=XJT9TCqzw4U