Marketing Digital na Escola São Paulo – Turma 2

Semana passada ministrei a segunda turma do curso de Marketing Digital na Escola São Paulo de Economia Criativa. Foi excelente, pois a maioria dos alunos eram pessoas iniciantes em Marketing Digital e estavam muito abertos a aprender coisas novas. Este ano, escrevi um artigo “O declínio das agências digitais” onde expresso minha opinião sobre o fracasso do modelo atual de agências (não apenas digitais) que contratam pessoas “criativas” para trabalhar de 9h às 18h (às vezes 22h…) e focam no lucro a todo custo. Sem uma intenção consciente, este artigo forma uma trilogia com mais dois artigos: “Da Revolução Industrial à Revolução do Conhecimento” onde relembro o Ócio Criativo de Domenico de Masi e critico o modelo industrial que seguimos até hoje e o artigo “Você quer EMPREGO ou TRABALHO” onde critico a dita “Geração Y” que muitas vezes segue o pensamento dos pais, apesar de criticá-los. Segue um pequeno vídeo que fiz no Animoto.com. Make your own photo slideshow at Animoto. Seguem as apresentações em Prezi que usei no curso. Lembro que dia 17/Agosto terá mais uma turma de “Apresentações de Alto Impacto com Prezi“. O valor normal é R$ 620 (para empresas), professores/ONGs/estudantes têm 50% de desconto e quem participou do curso de Marketing Digital na Escola São Paulo paga R$ 260. Lembro que membros da Academia Konfide (http://cursos.konfide.com.br/academia-de-marketing-digital) não pagam para participar dos cursos da Konfide e da SBAP (Além de ter 50% em parceiros). Fiz um Mapa mental dos alunos (http://bit.ly/espmktdigital072013) no MindMeister, mas percebi que muitos ainda não se familiarizaram com a plataforma. Acho que o www.mural.ly será bem mais legal para criar o painel de alunos. Para facilitar a edição do Mapa Mental e do Mural.ly, peço que preencham o formulário abaixo. Perfil do Aluno – Escola São Paulo –  https://konfide.wufoo.eu/forms/perfil-pessoal-e-profissional/Aceito voluntários para ajudar a criar o Mapa Mental e o Mural.ly.

Marketing Digital – Cenários e Tendências

No primeiro dia, falei dos principais conceitos (na minha opinião) que as pessoas devem conhecer para compreender as dinâmicas que a internet trouxe para o mundo dos negócios (Cauda Longa, Curva de Adoção de Tecnologia, ZMOT, Inteligência Coletiva, Crowdsourcing, Storytelling…).

Marketing no Google

Tenho um carinho especial por este curso, pois a primeira vez que ministrei foi em Março/2007, um mês após ter feito o Leader Training. Deixei meu “perfeccionismo” de lado e partir para ação (“Começar já é metade de toda ação” Provérbio Grego). Este curso já foi assistido por mais de 5 mil pessoas em várias cidades do  Brasil.

Marketing de Conteúdo, Blogs com WordPress e Joomla!

Nesta aula mostro a importância de focar no conteúdo de qualidade e relevante. Lembro que “qualidade” não é escrever bonito, mas escrever com paixão e focando em ajudar as pessoas. Como o case “LiftDerm Funciona?” no qual desmascaro um golpe para enganar usuários desavisados.

Redes Sociais

Muitos palestrantes/professores de marketing digital gostam de dar aulas/palestras falando cases de sucesso de grandes empresas. Eu prefiro dar uma aula mais livre de forma a mostrar na prática como devemos usar as Redes Sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest, etc.) que na realidade são Mídias Sociais. A palestra de “Redes Sociais – Como as pessoas se conectam” (clique no link, além da palestra do TEDxSP veja o documentário 6 graus de separação) ministrada por Augusto de Franco no TEDxSaoPaulo é fundamental para compreender que redes sociais são o “capital social” existente entre as pessoas. 

Soluções online – Cloud computing

Na última aula, eu gosto de apresentar diversas soluções online (também conhecidas como computação nas nuvens ou cloud computing). O objetivo desta aula é dar o caminho das pedras para os alunos perceberem que a tendência é ter todas nossas informações nas “nuvens”, principalmente nosso conteúdo. 

Conclusão

Lógico que não dá para ter uma conclusão, pois este curso é apenas o começo de novas conexões entre as pessoas. Como diz Sílvio Meira na sua palestra no TEDxSP, o mais importante não é o que acontece dentro da sala de aula, mas DEPOIS da sala de aula com as novas interações que surgem entre as pessoas.

Algumas pessoas nunca mais se encontrarão de pois do curso, mas com certeza muitos se encontrarão, farão novos amigos, ajudarão outras pessoas, irão ensinar o que aprenderam, farão negócios e, de quebra, ainda irão ganhar dinheiro ;-).

Para reforçar as conexões entre nós, peço que preencham o seu PERFIL no link abaixo, pois irei criar um Prezi, um Mural.ly e o Mapa Mental (lógico que com a ajuda de voluntários ;-). Mesmo que não seja aluno, pode preencher.

https://konfide.wufoo.eu/forms/perfil-pessoal-e-profissional/

Deixe uma resposta