Reinventando as Escolas

Este vídeo foi publicado nos primeiros meses da pandemia como um protesto para a FALTA DE MUDANÇAS que vejo no modelo escolar atual. Os professores estão superando desafios para levar o melhor para seus alunos, porém acredito que podem ativar seus SUPER-PODERES e serem os HERÓIS DA MUDANÇA.

A pandemia e o isolamento é a maior crise que a humanidade passou depois das 2 grandes guerras mundiais. Vivemos a MAIOR TRANSIÇÃO DA HUMANIDADE, porém tenho FÊ que como todas as revoluções – agrícola, industrial, informática e internet – o que virá depois da crise será incrível.

O que me deixa TRISTE é perceber que a maioria das pessoas ainda está presa ao MEDO DA MUDANÇA e o fato é que com as tecnologias disponíveis que temos… Fica a pergunta “Por que as crianças e jovens devem ser obrigadas a assistir aulas todos os dias com os mesmos colegas e na mesma escola?”.

Algumas áreas como turismo e automobilismo estão em coma e praticamente não há o que fazer, senão esperar.

Outras áreas como suprimentos de saúde, delivery de alimentos e e-commerce estão em alta.

As escolas, faculdades e outras instituições de ensino foram colocados em XEQUE, mas… seria xeque-mate para muitas delas?

Vejo muitas discussões sobre como salvar as escolas, mas é preciso lembrar que o PROPÓSITO da educação é engajar crianças e jovens no aprendizado…. Não salvar as instituições de ensino.

Prédios, estruturas, equipamentos… tudo isso deixou de ter valor, e agora?

Como dizem Mário Sérgio Cortella e Gilberto Dimenstein no livro “A Era da Curadoria”….

O QUE IMPORTA É SABER O QUE IMPORTA

Eu pergunto para VOCÊ e para mim mesmo….

O QUE REALMENTE IMPORTA?

Estamos em GUERRA contra COVID-19? Se aceitarmos esta metáfora, é a hora de “convocar” nossas crianças e jovens para pensarem SOLUÇÕES, ao invés de aprender as história da Mesopotâmia ou a tabela periódica…

Todos fomos jogados no MAR do Homeschooling? O Homeschooling é um estresse? Homeschooling é uma das alternativas, é uma “ferramenta”.
O que está “errado” em bater no prego com serrote?

Homeschooling pode ser LIBERDADE e FELICIDADE se ajudarmos a FOCAR nos TALENTOS e INTERESSES das crianças e jovens. Ah, neste caso, o nome correto é UNSCHOOLING que é uma prática de aprendizado que não tem necessidade de seguir a regras impostas pelo MEC ou preocupações diretas com o VESTIBULAR.

Como diz Rubem Alves, o VESTIBULAR tira a liberdade do aprendizado.

Este vídeo é uma homenagem para educadores incríveis que tiveram a CORAGEM DE MUDAR.

  • Ana Elisa do Amorim Lima
  • José Pacheco – Idealizador da Escola da Ponte
  • Tia Dag – Casa de Zezinho
  • Manish Jain – Idealizador das universidades livres (Ecoversities.org)

Também fiz uma seleção de cenas de filmes inspiradores para MUDANÇAS.

Agradeço se puder COMENTAR com seus insigths e compartilhar com amigos.

Deixe uma resposta