Cursos Gratuitos em São Paulo

Quando era jovem, a única forma de aprender era indo para escola. Depois que entrei no mercado de trabalho, para aprender era preciso ir para cursos presenciais. Lembro de fazer cursos de WordStar e Visicalc em Salvador quando nem existia Windows e fiz cursos de Access 1.0 e Word 2.0 na Impacta em São Paulo.

Atualmente, existem uma INFINIDADE de opções para aprender o que quisermos e, grande parte, de graça e online. O YouTube é uma das grandes “escolas” da atualidade.

Porém, vivemos o PARADOXO DA ESCOLHA (ver palestra no TED) e o desafio é saber ESCOLHER onde investir nosso TEMPO. Por isso, me inspirei a escrever este post para compartilhar sugestões para você APRENDER ONLINE ou, como é bem mais legal, PRESENCIAL.

Cursos gratuitos online – Udemy

São Paulo possui a maior rede de Fablabs Livres do mundo que são 12 espaços maker com cortadoras laser, impressoras 3D e ferramentas para você – literalmente – tirar ideias e projetos da cabeça.

Os Fablabs oferecem muitos cursos gratuitos e as inscrições podem ser feitos no site. A dica é que mesmo com a turma lotada, vale a pena ir no dia do curso, pois é sempre possível conseguir uma vaga.

https://fablablivresp.art.br/cursos

Cursos e eventos gratuitos no Brasil

Sou fã do SESC e acho que as pessoas aproveitam pouco o potencial das oficinas gratuitas que os SESCs em todo BRASIL oferecem. Vejam a Missão e Visão do SESC.

Missão

Promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática. 

Visão

Ampliar o reconhecimento do Sesc pela sociedade, como instituição inovadora e propositiva na promoção de ações para o desenvolvimento humano e social.  

Ministro oficinas de origami no SESC e acredito que participar de oficinas do SESC, além de ser uma forma de integração para famílias/amigos é uma forma de estimular a criatividade, fazer networking e descobrir talentos que podem – quem sabe? – virar negócios.

Cursos e eventos gratuitos em São Paulo

Existem espaços de inovação de grandes empresas que funcionam como coworkings e oferecem uma gama de cursos/eventos muito ampla.

A maioria destes espaços oferece muitos eventos gratuitos com temas que variam de socidade, educação, autoconhecimento, negócios, tecnologia e inovação.

O Inovabra Habitat do Bradesco fica bem perto do metrô Paulista e já ministrei workshop de Técnicas de Apresentações de Alto Impacto e Ferramentas Visuais.

Av. Angélica, 2.529/Rua da Consolação, 2.302 I Bela Vista – São Paulo/SP

https://www.inovabra.com.br/subhomes/habitat/en/eventos.html

O Cubo é o espaço de inovação do Itaú e fica na Vila Olímpia.

Cubo Coworking
Alameda Vicente Pinzon, 54, Vila Olímpia

https://cubo.network/eventos

O Campus Google oferece um espaço de coworking GRATUITO e fica perto do metrô Brigadeiro.

Rua Coronel Oscar Porto, 70 – Paraíso

https://www.campus.co/intl/pt_ALL/sao-paulo/events/

Deixe uma resposta