Rafael Okabe – Desenvolvedor/Designer de Gamers e Escritor

Quem é pai ou mãe com certeza já ouviu falar que o tempo voa e que os filhos crescem num piscar de olhos. O Rafael Okabe é meu filho mais velho e parece que foi ONTEM que ele nasceu e já se passam 7 anos.

Há pouco mais de dois anos, com apenas 14 anos, ele teve CORAGEM de assumir o maior DESAFIO da sua vida que foi sair da escola e começar a etudar em casa. O que é conhecido como HOMESCHOOLING, mas que depois de um tempo migramos para o modelo UNSCHOOLING que é uma forma de EDUCAÇÃO LIVRE do modelo baseado no conteúdo definido pelo MEC e focado em explorar e descobrir TALENTOS.

Tenho o hábito de “arrastar” o Rafa desde cedo para diversos eventos de empreendedorismo, tecnologia e educação. Ele era tímido e descobriu um jeito de descontrair quando as pessoas perguntavam porque ele estava no evento, ele falava “Meu pai me arrastou para cá”.

Veja este vídeo de 2017 no evento FestEmp no FIESP quando a Mara Mourão – diretora e cineasta – perguntou porque o Rafa estava no evento ;-).

Quando o filho supera o pai

Lembro de um comercial do Itaú que mostrava uma cena do pai e filho conversando sobre um problema e o filho que era bem pequeno dava uma IDEIA melhor do que a do pai. Em seguida, vinha a reflexão do pai sobre “Quando seu filho dava uma ideia melhor do que sua…”. A ideia do comercial era perceber como o tempo passa e os filhos crescem…

Nas últimas semanas, quem me “ARRASTOU” para dois eventos foi o Rafael.

Global Game Jam 2020

Participei da Global Game Jam que foi uma maratona para criação de jogos no SESC Belenzinho. A meta era criar um jogo em apenas 2 dias e os grupos se formavam livremente. Seu grupo criou um jogo usando a plataforma Unity e ele era a pessoa que mais conhecia do Unity. Vejam o Jogo:

O novo robô, o Fire Fighter 1.0, precisará salvar um estudante que está preso numa floresta em chamas. O estudante e um grupo de amigos estavam fazendo uma pesquisa sobre queimadas nas florestas da América do Norte para o TCC da faculdade de meio ambiente, quando são pegos de surpresa pelo incêndio. Os bombeiros e a polícia ambiental chegaram em poucos minutos, mas devido ao tamanho do desastre, ele enviam um robô para resgatar os estudantes.

https://globalgamejam.org/2020/games/o-cora%C3%A7%C3%A3o-da-floresta-8

Eu acabei entrando na Global Game Jam porque descobri que poderiam ser criados jogos não-digitais e criei o ORITANGRAM – Reparando Emoções com Histórias.

Este jogo usa o origami para explorar os sentidos da visão e do tato para estimularem as pessoas a contarem uma história a partir de elementos que serão escolhidos em 5 níveis de informação. No mundo atual, muitos dos problemas das pessoas – nas empresas e na família – são relacionados a saúde mental. A ideia do jogo é ajudar as pessoas a REPARAR sua EMOÇÕES ao contarem HISTÓRIAS a partir de elementos fornecedos pelos 5 níveis de informação. Ao interagir com as caixas, o participante libera sua criatividade para criar uma história.

https://globalgamejam.org/2020/games/origami-memoria-9

Realidade Aumentada no Samsung Ocean

Ontem fui “ARRASTADO” mais uma vez para um curso de Realidade Aumentada com Unity promovido pela Samsung Ocean que é um espaço de inovação e cursos gratuitos que fica na USP. Foi incrível descobrir que criar um aplicativo de realidade aumentada é mais fácil do que podemos imaginar e que não precisa digitar uma linha de código.

O www.professorisidro.com.br é excelente e, definitivamente, NADA é por acaso. Fui com a camiseta da Orange Maker e ele perguntou sobre o Anderson Rovaris.

Adorei o espaço da Samsung Ocean e quero vir ministrar cursos e palestras também.

Quem precisa de um desenvolvedor/designer de games, escritor e aprendiz?

O Rafa está em busca de oportunidades para começar a atuar na área de desenvolvimento de games. Baixe o PDF com a apresentação dele.

Aproveitando o post, YouTube é MEMÓRIA e encontrei este vídeo de 13 anos atrás quando ele tinha 3 anos…. O TEMPO VOA mesmo.

1 Comment

Deixe um comentário