CONAREC 2014 – Painel Snapchat, Whatsapp e Instagram

 O CONAREC é o maior evento de relacionamento empresa-cliente do mundo e tive o prazer de participar de um debate sobre “Snapchat, Whatsapp e Instagram” com dois grandes nomes da internet brasileira – Marcelo Coutinho, professor de inteligência de mercado da FGV e diretor de marketing do Terra, e o Peter Gervai, CEO da RealMedia.

Achei o evento incrível e o painel foi de apenas 30 minutos, mas foi bem divertido.

O tom do painel foi de propor uma reflexão sobre o desafio das empresas em compreender as novas tecnologias e evitarem classificar novas tecnologias como “coisa de jovens”. O Twitter passo por este “preconceito” e depois se tornou uma ferramenta fundamental de comunicação. O Snapchat está atravessando um momento similar.

Eu fiz uma provocação sobre o tema FELICIDADE. Será que as pessoas que fazem atendimento estão felizes? Ir trabalhar de 9h às 18h para fazer atendimento via telefone a deixa feliz? Como atender bem o cliente se não está feliz?

Com tanta tecnologia de comunicação, o ideal seria criarem pontos de coworking espalhados pela cidade e as pessoas que fazem atendimento irão trabalhar próximo da sua casa. Por que não ter uma rede de clientes FELIZES fazendo atendimento para outros clientes?

Sempre uso o exemplo da KODAK que não soube entrar no mundo da fotografia digital. Ou seja, tentou manter a fotografia digital abaixo do “negócio principal” que era a fotografia analógica.

Ondas de Schumpeter

O Marcelo Coutinho citou o Schumpeter e lembrei que escrevi o post “O Futuro do Trabalho” que mostra que estamos vivendo uma quinta onda de inovação.

O que é Snapchat

Gravei um vídeo explicando como funciona o Snapchat.

Deixe uma resposta